Caetano Retail S.G.P.S, S.A.
  • Edifício Baviera - Rua do Barreiro, 547
    4405-730 Madalena
  • geral@caetanoretail.pt

Caetano Retail - Alteração ao acordado por suposto engano do vendedor

Rui Santos
Rui Santos apresentou a reclamação
28 de outubro 2022
Escrevo este email na tentativa de resolução e fiscalização de uma situação ocorrida na VW Caetano Sport and Drive, sito Setúbal.
Este email, tem como desiderato, fazer fé probatória relativamente ao que abaixo se indica, na observância de não teremos conseguido lograr o nosso objetivo, designadamente a obtenção da viatura, nas condições iniciais acordadas:
No dia 12/04/22, sinalizei neste stand, uma viatura elétrica nova de Marca VW Pro ID4, efetuamos o pagamento de sinal no valor de 3 mil euros, para formalizar a nossa intenção de compra.
A data de entrega da viatura foi acordada inicialmente para 6 meses após o dia de encomenda (agosto). Viatura essa de pvp acordado de 49.147,31€.
Fui trocando emails com a financeira, com o vendedor, com simulações de leasing taxa variável no dia 23/08/2022, e taxa fixa no dia 13/09/2022,
Em ambos os dias a FIN (fixa e variável em anexo) veio sempre com o PVP de 45.436,41€ com uma última prestação de valor residual de 4.543,64€. Para nós fez todo o sentido este valor, visto que daria o valor de 50.459.17€ (15.000€ entrada+71 meses x 435,43 + 1x 4.543,64 = 50.459.17€).
Fizemos o nosso planeamento financeiro com base neste pressuposto de renda (taxa fixa a rondar os 435,43€).
Posteriormente foi nos adiada e comunicada via telefone pelo vendedor, que a viatura demoraria mais algum tempo, estaria com atraso de produção.
Solicitamos um carro de cortesia que nos foi negado.
Por nossa iniciativa e com alguma insistência, solicitamos nova data de entrega por email, no dia 21/09/2022 informaram-nos (Sr Hugo Gomes outro vendedor), por email que a entrega seria dentro de um mês no dia 21/10/2022,
Fomos contactados no dia 13/10/2022 pelo vendedor para assinar os documentos associados ao contrato de Leasing presencialmente, e comparecemos nas instalações de Setúbal, no dia 18/10/22 pelas 18h30, para efetuarmos as assinaturas de toda a documentação,
Dia 24/10/2022 a pedido do vendedor, efetuamos a transferência dos pagamentos acordados e em falta, 12.000€ da entrada do carro e 425€ de despesas de processo, para concluirmos o processo, para levantamento do carro
Por erro de uma assinatura o vendedor deslocou-se a nossa casa para retificar o mesmo, no dia 24/10/22 pelas 20 horas.
A data da entrega do carro ficou agendada para dia 28/10/22 da parte da tarde ou dia 29/10/22 de manhã, mediante o carro estar matriculado.
No dia 25/10/22 pelas 12 horas o vendedor informou-nos que existia um erro na FIN, de valores acordados entre a compra e o valor financiado, e faltariam cerca de 4000€.
Foram-nos dadas duas hipóteses de escolha, ou pagamos a diferença de valores ou aceitaremos a alteração da FIN, de forma a colmatar a falta de valor verificada.
Posto isto enviei um email, de resposta a nova FIN que me encaminharam a não aceitar as novas condições, visto que parti de um pressuposto que se iniciou pelo stand, dando hipóteses de resolução do processo, que se encontram por reolver.
Acrescento a isto que toda a situação gera desconfiança e a forma de tratamento ao cliente mudou, quando o "erro" ou a tentativa de me enganarem, nunca foi da minha responsabilidade.
O assunto está por resolver a VW, tem o meu valor de entrada e neste momento aguardo uma resposta.
Data de ocorrência: 28 de outubro 2022
Caetano Retail
28 de outubro 2022
Estimado Rui Santos,

Agradecemos a sua exposição. De forma a agilizar um eventual esclarecimento/resolução, informamos que passámos a sua informação ao concessionário em questão. Em caso de necessidade será contactado por uma das vias que forneceu.

Atentamente,
Departamento de Marketing e Satisfação de Clientes - Caetano Retail
Rui Santos
23 de janeiro 2023
Não fui contactado tive de aceitar o vosso esquema...cliente sempre penalizado por uma marca premium...