Caetano Retail S.G.P.S, S.A.
  • Edifício Baviera - Rua do Barreiro, 547
    4405-730 Madalena
  • geral@caetanoretail.pt

Caetano Retail - Sinto me enganado e ignorado pela marca

Pedro Vicente
Pedro Vicente apresentou a reclamação
31 de agosto 2018

A Caetano Power, seguindo ordens da Nissan está a enganar os clientes ou a tentar burla-los. Sou dono de um nissan leaf 30kw e estive bastante satisfeito com o carro até à ultima revisão a 2ª, dado que o carro tem 2 anos. O carro tinha um comportamento de aceleração e de reação que deixou de ter após uma actualização de software que eu só permitiria caso me facultassem todas as alterações que implicariam na viatura, ignoraram o meu pedido e actualizaram na mesma a viatura, contra minha vontade sem me informar de nada que exigi saber.
Diferenças visiveis na viatura ao chegar à revisão tinha identificador de estado de saude da bateria a indicar a perda de um ponto de saúde, ao sair após actualização tinha todos acesos o qual inquiri no momento da entrega da viatura e me disseram que iria notar diferenças mas certamente até gostaria delas.
Pois as diferenças são estas, tenho 7000 km(sensivelmente) desde a revisão à 2 meses continuo com o indicador de saude no máximo, a bateria deixou de "envelhecer" mantenho uma falsa autonomia superior até no momento de compra da viatura (sou o proprietário de origem, repito não comprei carro em segunda mão), a Nissan refere que a bateria motriz tem uma garantia de 8 anos ou 150000 km, o primeiro indicador de estado de bateria caiu como previsto perto perto dos 39000km segundo a Nissan, cheguei á revisão com 47000km sensivelmente, sai com os indicadores a reportar a bateria a 100%.
Ao conduzir o carro da oficina a casa notei de imediato perda de aceleração, tinha que carregar muito mais no pedal do acelarador para o carro desenvolver, o painel de instrumentos reporta uma autonomia falaciosa, tenho muita autonomia de inicio mas cai rapidamente com o andar pois a bateria está longe dos 100%, os indicadores de aceleração acendem como uma arvore de natal nos mesmos percursos à mesma velocidade tenho sempre um a dois indicadores a mais acesos quando antes não estavam.
Perante isto reclamei no livro de reclamações no dia 27/06/2018 reclamação numero 3550621, não obtive qualquer resposta (em dois meses). Após uma semana da reclamação recorri aos serviços da Evolution uma empresa certificada que realiza a manutenção do Teslas em Portugal e paguei 60 euros pelo serviço de me medirem o estado de saude das baterias o qual se verificou que após 2 anos de circulação e com 47000 km as baterias apresentavam um estado de saude de 76,19% com uma capacidade de 72,0488 ah no momento da avaliação, o que segundo a Nissan deveria ter já dois indicadores de estado de saude apagados (78,54%), mas no meu carro agora com 54000 km continuam todos acesos.
Outra alteração encontrada foi que no ano anterior pude andar no verão pelo pais, a bateria aquece com carregamentos rápidos é natural mas depois da modificação ela aquece ao sol, no ano passado pude ir fárias, estar na praia voltar quase de noite fazer 2 carregamentos rápidos (15 minutos cada) para chegar a casa sem que atingi-se o red line, agora após actualização sai com o carro com mais temperatura no indicador de bateria e após um carregamento rápido de 15 minutos o carro estava com uma temperatura de bateria próxima ao red line (sem lá chegar) mas servindo de claro aviso de que não iria chegar a casa pois não poderia voltar a carregar o carro, este è o carro que tenho agora e está longe de ser aquilo que comprei, o meu carro foi vandalizado. A Nissan irá poupar cerca de 6000 euros o preço aproximado da substituição da bateria motriz, pois tenho de ter 4 indicadores de estado de saude desactivados para acionar a garantia da mesma, pelos vistos a bateria deve morrer e o carro ainda afirma que a bateria está a 100%.
Eu fiz 7000 km após a revisão e não caem indicarores de estado de saude da bateria, se o portugues médio só faz cerca15000 km ano esta alteração deve ter o intuito do estado de saude da bateria se aguentar até à proxima revisão e nesse momento volta-se o relogio atrás ou reduz-se os km na maquina aquelas maroscas que se faziam em stands manhosos de venda de carros em segunda mão.
Eu quero o meu carro reposto ao software de fábrica foi isso que comprei (carro e bateria) e agora tenho uma viatura que se me fosse dada me saia cara.
Eu com o carro a servir de prova e com as provas obtidas na evolution só posso concluir que estão a tentar poupar 6000, deixar os 8 anos passar ou os km para que seja o custo da substituição da bateria seja imputado ao cliente, não sei de leis mas parece mesmo uma burla e sem qualquer resposta por parte da Nissan após reclamação por escrito, após queixa na ASAE por falta de resposta e após mails enviados a responsaveis de oficina.

Data de ocorrência: 31 de agosto 2018
Caetano Retail
3 de setembro 2018
Cara Pedro Vicente,

Agradecemos o seu feedback o qual mereceu toda a nossa atenção. Vamos averiguar o assunto internamente e em breve será contactado.

Atentamente,
Departamento de Marketing e Satisfação de Clientes - Caetano Retail