Banco Montepio
Banco Montepio Marca Recomendada
82.5
Caixa Económica Montepio Geral
  • Podemos ajudá-lo?
    Se tem dúvidas, questões ou problemas por resolver, contacte-nos através do número:
    21 724 16 24
    Atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00. Custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa ou rede móvel nacional.

• Rua Castilho nº 5
  • gestaoreclamacoes@bancomontepio.pt

Banco Montepio Geral - Cobrança abusiva

Rui Santos apresentou a reclamação
19 de janeiro 2020
Tive até recentemente conta no Montepio porque não pagava manutenções de conta.
Disseram-me que se abrisse uma conta ordenado e domiciliá-se o meu vencimento que estaria isento do pagamento dessas comissões.
Mas há 3 meses deixei de pagar ZERO para passar a pagar 5 euros por mês mais imposto de selo (total:5,20€)
Não fui informado convenientemente, de forma clara e transparente.
Nem por carta para a minha morada, nem por email, nem por telemóvel. Nada.
Apenas colocaram uma informação na área de cliente no site do banco e nem sequer notificam os clientes que esta lá se encontrava.
Como é óbvio ninguém anda regularmente a ver isso.
Seja dos seguros, seja da Internet, seja da luz, etc cada vez que há uma informação relevante ou que é emitida uma fatura, sou notificado por mensagem que há novas mensagens/faturas/informações na área de cliente.
O Montepio não.
Se vir viu, se não vir paga!
Até dá a sensação que o interesse é mesmo que as pessoas não vejam.
Enquanto banco sério, deviam primar pela transparência e cativar a confiança dos clientes.
Mas não, é mais fácil ir pelo típico "chico-espertismo" à portuguesa.
Fechei imediatamente a conta quando reparei que me estavam a retirar 5,20€/mês.
Passei de não pagar nada para pagar praticamente 80eur/ano, se à mensalidade somarmos a anuidade do cartão (16€).
Entre eu e a minha mulher que também não pagava nada e agora paga o mesmo são mais de 160€/ano.
Só para ter duas contas no banco.
São umas 3/4 faturas da luz ou da Meo ou 7 botijas de gás por exemplo.
Se a Endesa dá uma fatura por ano a novos clientes, deixar de ser cliente do Montepio dá muito mais.
O que não faltam são soluções gratuitas no mercado e cada vez mais.
Exijo que me devolvam o dinheiro que à minha revelia me retiraram da conta.
Já me basta sustentar os * PROIBIDO * que sou obrigado a fazê-lo e não tenho escolha.
Compreendo que tenham muito dinheiro para disponibilizar a amigalhaços sem qualquer garantia, como foi aliás, recentemente noticiado.
Eu é que não quero patrocinar isso.
Data de ocorrência: 19 de janeiro 2020
Banco Montepio
20 de janeiro 2020
No âmbito da legislação em vigor e da Política de Gestão de Reclamações da Instituição, Clientes e/ou Utentes que pretendam manifestar a sua insatisfação em relação à prestação de serviços, comercialização de produtos ou qualidade de atendimento, podem apresentar, formalmente, reclamação, a qual será objeto de análise e tratamento no Gabinete do Cliente.

O reclamante deve indicar elementos de identificação que viabilizem a análise e descrever de forma clara e completa os factos que motivam a reclamação.

A reclamação pode ser apresentada através do preenchimento do formulário disponibilizado na página da Instituição na internet (www.bancomontepio.pt) ou, em alternativa:

- Por mensagem eletrónica, para gabinetecliente@montepio.pt;
- Por carta ao Gabinete do Cliente - Rua Castilho, n.º 5 – 3.º piso (Sala 12), 1250-066 Lisboa;
- Por telefone, através do Serviço Phone24 (exclusivo para clientes do Banco Montepio aderentes ao Serviço);
- No Livro de Reclamações, disponível em todos os Balcões;
- No Livro de Reclamações Eletrónico, disponível em www.livroreclamacoes.pt.
O Gabinete do Cliente comunica sempre, formalmente, a decisão, quer assista razão ao reclamante, quer nos restantes casos.

São desenvolvidas todas as diligências para conclusão célere dos processos de reclamação.
Nos casos de elevado grau de complexidade, mantém-se o reclamante informado, através dos meios considerados mais adequados.

Gabinete do Cliente
29 de janeiro 2020
Já recebi a carta que me enviaram a confirmar o que aqui escrevi.
Apenas referem na carta que o preçário está no site do banco.
Isso sei eu.
Não fui informado é que este tinha sido alterado.
E desconfio que nem a pessoa que me enviou simpaticamente uma carta para casa como resposta a esta reclamação (afinal para responder a reclamações têm a minha morada) também não anda constantemente a ver o preçario.
Quando abri a conta as condições não eram estas não aceito pagar 5,20€ e estou no meu direito.
Fechei a conta e quero o dinheiro que me retiraram da conta de volta.
Se não me devolverem o dinheiro irei recorrer a um tribunal arbitral.
Tal como referi anteriormente não quero patrocinar os vossos empréstimos para amigos.
Espero que possamos resolver este hiato sem mais cartas copy/paste e sem mais chicos espertismos.
29 de janeiro 2020
Irei também fazer uma exposição ao banco de Portugal sobre a forma como (não) informam os cliente que lhe vão começar a sacar dinheiro da conta.
Talvez eles achem este tipo de procedimento (ou falta dele) normal.
Eu é que não acho.
E depois detesto chicos-espertos.