Banco Montepio
Banco Montepio Marca Recomendada
82.5
Caixa Económica Montepio Geral
  • Podemos ajudá-lo?
    Se tem dúvidas, questões ou problemas por resolver, contacte-nos através do número:
    21 724 16 24
    Atendimento personalizado todos os dias das 08h00 às 00h00. Custo de chamada de acordo com o tarifário de telecomunicações contratado para rede fixa ou rede móvel nacional.

• Rua Castilho nº 5
  • gestaoreclamacoes@bancomontepio.pt

Banco Montepio Geral - Pedido crédito habitação

Tiago Marques Guerreiro
Tiago Guerreiro apresentou a reclamação
6 de setembro 2019 (editada a 10 de setembro 2019)
A/C Director do Banco Montepio
Eu, Arq. Tiago M. Guerreiro venho por este meio solicitar a máxima atenção para a particular situação da qual fui vítima.
Solicitei um crédito habitação ao banco Montepio que recorreu à TORRES MASCARENHAS, LDA para avaliação do meu imóvel.
Ficou registado na avaliação no item CONDICIONALISMOS uma gravíssima informação errada que condicionou o deferimento do meu pedido de crédito habitação e condicionará todas as minhas tentativas de acesso ao crédito habitação (caso use a mesma avaliação):

Transcrevo da avaliação levada a cabo pela TORRES MASCARENHAS, LDA :
- "Condiciona-se a presente avaliação à apresentação do projecto aprovado de ampliação, assim como à actualização de áreas nas CRP e CPU (...) nomeadamente cozinha, I.S. e arrumos" : avaliação datada a 24-06-2019;

No entanto, dia 12-06-2019 após visita técnica PRESENCIAL o Exmo. Sr. Arq. Emanuel Santos, DIRECTOR do Departamento de Planeamento Gestão Territorial e Equipamentos, selou com selo branco a CERTIDÃO (anexada a esta reclamação) redigida na Secretaria Departamental onde CONSTA o seguinte:

- (...) " A construção sita na rua 1º de Maio nº17 (...) encontra-se executada de acordo com a descrição da referida caderneta predial urbana" (...)

- (...) "a construção foi INSCRITA EM 1937, data anterior à entrada em vigor do Decreto-Lei n.º38382 de 07 de Agosto de 1951, pelo que, por esse motivo, NÃO CARECE de licença de utilização" (...)

- (...) " Mais se certifica que para o local NÃO existe processo de construção (...)" (não existem desenhos técnicos ORIGINAIS nem são exigidos POR LEI).

NOTA 1: Na primeira página da caderneta predial (anexada) todas as medidas nas parcelas DESCRIÇÃO DO PRÉDIO e ÁREAS (em m2) referem-se ao prédio que é composto pelas fracções A, B, C, D ("a minha") e E, com os números de polícia 11, 13, 15, 17 ("o meu") e 19.
Mais abaixo, ainda na parte da frente da caderneta predial, na parcela ELEMENTOS DA FRACÇÃO e em ÁREAS (m2); constam as medidas correctas do imóvel em questão:
Área privativa: 42,6000 m2
Área Bruta dependente: 14,2000 m2
(como se sabe a Área Bruta Dependente são as áreas cobertas de uso exclusivo, ainda que constituam partes comuns, mesmo que situadas no exterior do edifício ou da fração, cujas utilizações são acessórias relativamente ao uso a que se destina o edifício ou fração, considerando-se, para esse efeito );
Neste caso a área bruta dependente é composta pela cozinha, w.c e arrumos que são precisamente os 14,20 m2, que não necessitam de projecto porque foram feitas entre 1934 e 1951!

A área que a empresa TORRES MASCARENHAS, LDA; considerou como área não regulamentada, consta na caderneta predial como ÁREA BRUTA DEPENDENTE!
Assim a Certidão do Director Arq. Emanuel (que comprova a legalidade das medidas do imóvel) está correcta e todo o imóvel tem legalizadas as suas compartimentações e áreas!

NOTA 2: O BANCO MONTEPIO, INDEFERIU O MEU CRÉDITO HABITAÇÃO DE 17.000€ PARA AQUISIÇÃO DO IMÓVEL QUE MESMO COM OS CONDICIONALISMOS DESCRITOS ACIMA, FOI AVALIADO POR 36.000€, COM O ARGUMENTO QUE O MONTEPIO NÃO TINHA INTERESSE NO IMÓVEL EM QUESTÃO PARA QUALQUER TIPO DE HIPOTECA PARA EMPRÉSTIMO HABITAÇÃO (anexo e-mai Rute Luís Montepio Alcântara-Lisboa).
O BANCO MONTEPIO INDEFERIU O MEU PEDIDO DE CRÉDITO DE 17.000€ PARA UM IMÓVEL ERRADAMENTE AVALIADO (POR 36.000€) PELA EMPRESA TORRES MASCARENHAS, LDA.
ASSIM FUI VÍTIMA DE UM ERRO DE AVALIAÇÃO POR PARTE DA EMPRESA TORRES MASCARENHAS, LDA, QUE FEZ COM QUE O BANCO MONTEPIO INDEFERISSE O MEU PEDIDO DE CRÉDITO HABITAÇÃO.
PARA A CONCLUSÃO DESTE PEDIDO FORAM-ME COBRADOS:
210,00€ PARA A AVALIAÇÃO DO IMÓVEL
280,00€ PARA COMISSÃO DE ESTUDOS DE DOSSIER
ASSIM, A UM CIDADÃO COM UM IRS BAIXÍSSIMO (anexo nota de liquidação) foram-me cobrados 490,00€ para me ser NEGADO UM CRÉDITO HABITAÇÃO influenciado por um erro de avaliação.
Solicito o máximo apoio nesta situação, visto que ninguém se responsabiliza por este erro.
Caso o Montepio proceda à devolução do valor 490,00€ toda a minha situação ficava resolvida.

AGUARDO ANSIOSAMENTE UMA RESPOSTA!
Data de ocorrência: 6 de setembro 2019
Anexo resposta da Sra. Rute Luís do balcão da rua dos Lusíadas - Lisboa
Anexo caderneta predial
Anexo Chave da Certidão Permanente
N.º DE CONTA 088.10.006651-8
TITULAR (8864747) TIAGO GUERREIRO
Banco Montepio
6 de setembro 2019

No âmbito da legislação em vigor e da Política de Tratamento e Gestão de Reclamações da Instituição, Clientes e/ou Utentes que pretendam manifestar a sua insatisfação em relação à prestação de serviços, comercialização de produtos ou qualidade de atendimento, podem apresentar, formalmente, reclamação, a qual será objeto de análise e tratamento no Gabinete do Cliente.

O reclamante deve indicar elementos de identificação que viabilizem a análise e descrever de forma clara e completa os factos que motivam a reclamação.

A reclamação pode ser apresentada através do preenchimento do formulário disponibilizado na página da Instituição na internet (www.bancomontepio.pt) ou, em alternativa:
- Por mensagem eletrónica para gabinetecliente@montepio.pt
- Por carta ao Gabinete do Cliente - Rua Castilho, nº 5 - 3º piso (Sala 12), 1250-066 LISBOA
- Por telefone através do Serviço Phone24 (exclusivo para clientes do Banco Montepio aderentes ao Serviço)
- No Livro de Reclamações, disponível em todos os Balcões, diretamente no Banco de Portugal ou na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários
O Gabinete do Cliente comunica sempre, formalmente, a decisão, quer assista razão ao reclamante, quer nos restantes casos.

São desenvolvidas todas as diligências para conclusão célere dos processos de reclamação.
Nos casos de elevado grau de complexidade, mantém-se o reclamante informado, através dos meios considerados mais adequados.
Gabinete do Cliente