Caixa Geral de Aposentações
Caixa Geral de Aposentações
  • Avenida 5 de Outubro, 175 Apartado 1194
  • cga@cgd.pt

Caixa Geral de Aposentações - 546 dias desde apresentação do pedido de reforma.

Luís Filipe Mesquita Antunes
Luís Antunes apresentou a reclamação
24 de junho 2014

No dia 26 de Dezembro de 2012 apresentei junto da Caixa Geral de Aposentações, o meu pedido de reforma e a última comunicação que obtive de 6 de Maio de 2014 referia que "...o pedido de aposentação que refere aguarda tratamento na área de instrução de Processos.".

São 546 dias, mais de um ano e meio, de espera. Mesmo sendo uma aposentação antecipada, e sabendo que estas perdem a prioridade para outras, é demais! Sugiro que sejam revistos urgentemente os critérios para o tratamento de pedidos e que seja definido um tecto máximo de dias de espera para que pessoas como eu possam saber com o que vão contar quando apresentam os seus pedidos.

Data de ocorrência: 24 de junho 2014
Ex.mo Senhor
LUIS FILIPE MESQUITA ANTUNES
Subscritor da CGA n.º 940593-00 (reclamação PdaQ 940114)

em resposta à sua reclamação acima referida, sobre o atraso na prolação do despacho a reconhecer-lhe o direito de aposentação e a fixar as condições de atribuição da pensão, informo V. Ex.ª de que a decisão já foi tomada e comunicada ao requerente e à Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, em 27 de junho passado.
A demora, muito acima do que é habitual, resultou do facto de a CGA ter recebido um número inusitado de pedidos de aposentação e de reforma nos últimos anos, o que fez dilatar significativamente os tempos médios de resposta, nomeadamente dos pedidos de aposentação antecipada, aqueles em que resultava menor prejuízo para o requerente, porque com o decorrer da espera, aumentava o tempo passível de ser contado e diminuia a redução pela antecipação da idade de reforma.
A CGA trata os requerimentos de aposentação da mesma natureza pela ordem de receção dos pedidos, pelo que ainda estão a ser concluídos alguns dos milhares de pedidos de aposentação antecipada rececionados em dezembro de 2012.

Com os melhores cumprimentos.
CGA - AAC1 Área de Apoio ao Utente
O Coordenador - Assistente de Direção
António Pais de Almeida
Luís Antunes
8 de setembro 2014
Obrigado pelo vossa preocupação mas a minha reclamação já foi resolvida.
Obrigado pela ajuda.

Luís Filipe Antunes