Caixa Geral de Aposentações
Caixa Geral de Aposentações
  • Avenida 5 de Outubro, 175 Apartado 1194
  • cga@cgd.pt

Caixa Geral de Aposentações - Atraso na correção de pensões e pagamento de retroativos

Gabinete Jurídico - SPZN
Gabinete SPZN apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2021
Este sindicato tem vindo a testemunhar várias atitudes da CGA em relação a vários associados que muito nos têm espantado. Referimo-nos, a título de exemplo à displicência com que têm vindo a justificar o facto de ainda não terem corrigido a pensão da nossa associada para os 3%, conforme Despacho comunicado à nossa associada em outubro de 2019. Trata-se de uma docente com esclerose múltipla a quem não havia sido aplicada a Lei 90/2009, situação que, veio, em Outubro de 2019, a ser corrigida, sem que, até ao momento, a CGA se tenha preocupado em proceder à concretização financeira do respetivo Despacho. Pelo contrário, e de todas as formas, não se têm coibido de apresentar desculpas de "_mau pagador_" sempre que são instados para o fazer, escudando-se, desde então, na existência de um problema informático. De facto, a docente tem falado quase todas as semanas para os respetivos serviços de atendimento telefónico e são inúmeros os e-mails trocados, quer com a associada, quer com este sindicato, em que a CGA assume que vão proceder a essa mesma correção e que não o fazem devido a um problema informático, problema informático esse invocado há mais de 1 ano, o que muito tem transtornado a nossa associada que nos diz não poder deixar de pensar que a CGA só pode andar a "brincar" com ela e com a sua saúde, situação que motivou já queixas apresentadas pela mesma ao Srs. Presidente da República, Primeiro Ministro, o Ministro das Finanças e todas as instâncias inspetivas. E é porque, também nós, não podemos entender esta atitude insólita da parte da CGA que, igualmente, não podemos deixar de apresentar a presente reclamação a V. Exa. solicitando um esclarecimento cabal sobre o assunto, nomeadamente, como pode um problema informático que se mantêm há mais de um ano servir de desculpa para que não se proceda à alteração do valor da pensão da nossa associada em epígrafe e pagamento dos respetivos retroativos devidos desde o respetivo ato determinante. Com os melhores cumprimentos,
A Consultora Jurídica,
Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2021
Gabinete SPZN
15 de março 2021
Exmos. Senhores,
Continuamos sem uma resposta da vossa parte.
Agradecemos uma resposta no mais breve espaço de tempo possível.
Cumprimentos.
Gabinete SPZN
1 de abril 2021
Exmos. Senhores,
Continuamos sem uma resposta da vossa parte.
Agradecemos uma resposta no mais breve espaço de tempo possível.
Cumprimentos.