Caixa Geral de Aposentações

Caixa Geral de Aposentações - Atrasos inaceitáveis no sec. xxi

António Leitão Gomes
António Gomes apresentou a reclamação
29 de março 2023
Em 11 de outubro de 2022 requeri a m/ aposentação junto do CNP da S.S.
Solicitei pensão unificada, porque fui/sou utente de 2 entidades:
1 – CGA: 1979 a 1989
2 – S.S.: de 1989 até hoje
Em janeiro de 2023 – 3(três) meses após requerimento, inquiri junto da S.S. o estado do m/ pedido, porque já tinha decorrido um período de tempo razoável.
Foi-me respondido que o meu pedido “aguardava por informação de carreira externa”.
Traduzindo: aguardava pela informação da CGA…
CGA que confirmou a situação…
Dois meses depois – março de 2023 – e 5(cinco) meses após requerimento, voltei a inquirir a S.S. sobre o mesmo assunto.
Mesmo assunto… mesma resposta!!!
Ou seja, quando vamos chegar aos 6(seis) meses… meio ano… da data do requerimento, parece estar tudo ainda… imóvel!
Não creio estarmos perante um processo de especial complexidade (apenas 2 entidades, CNP da SS e CGA) que justifique tal situação, face a comparação com outras situações idênticas e do meu conhecimento, que viram os seus processos concluídos em 2/3 meses!

Quando estamos a alcançar os 6(seis) meses de ”gestação” do processo, a resposta que recebo da CGA é: "Confirmamos a receção do pedido de comparticipação na sua pensão de reforma unificada enviada pelo Centro Nacional Pensões (CNP), e informamos que o mesmo encontra-se a aguardar tratamento.
Logo que possível, será enviada a comunicação ao CNP, entidade responsável pela comunicação definitiva".
Data de ocorrência: 29 de março 2023
António Gomes
5 de abril 2023
E continua tudo em imobilidade total!
António Gomes
19 de abril 2023
Tudo como dantes... Quartel general em Abrantes!