Caixa Geral de Aposentações
  • cga@cgd.pt

Caixa Geral de Aposentações - Contagem de tempo de ex-subscritor

Nuno Veiga apresentou a reclamação
14 de setembro 2020
No dia 30-04-2020 telefonei para a CGA para me informarem como deveria fazer para que emitissem uma declaração em como estive inscrito 16 meses na CGA para que a Segurança Social regularize os meus descontos, informaram-me que deveria preencher um formulário e enviar por e-mail, enviei nesse mesmo dia o formulário que me indicaram devidamente preenchido e assinado.

Passaram mais de 4 meses e ainda não tenho a Declaração, já telefonei para a CGA e reenviei o e-mail algumas vezes mas a resposta é sempre a mesma: "Os documentos entregues seguiram para o nosso serviço de contagem de tempo"; "Informamos que o pedido de contagem de tempo de serviço que formulou aguarda a vez de ser tratado na nossa Área de Instrução de Processos. Logo que possível, será enviada a comunicação da decisão tomada."

A resposta até agora demorou mais de 4 meses (mais o tempo que ainda faltará) é muito estranho ou falta de profissionalismo.

Abaixo transcrevo os e-mails trocados com a CGA com alguns dados pessoais apagados:

Enviada: 2 de setembro de 2020 10:33
Assunto:

Ex.mo(a) Senhor(a),

Agradecemos o seu E-mail que ficou registado com o n.º 2628911.
Iremos dar-lhe seguimento o mais brevemente possível.

Sent: Wednesday, Sep 2 2020 10:07AM
To: cga@cgd.pt [cga@cgd.pt]
Cc: CDSSLisboa@seg-social.pt [CDSSLisboa@seg-social.pt]; rp@emfa.pt [rp@emfa.pt]
Subject: RE: '

Exmos Senhores,

Passou mais um mês e não obtive resposta, já passaram 4 meses desde que pedi a contagem de tempo de Ex-Subscritor e não acho normal demorarem tanto tempo para emitir uma declaração.

Também estranho tanta burocracia para que os meus descontos sejam actualizados na Segurança Social se os 3 organismos envolvidos pertencem ao Estado, Força Aérea Portuguesa, Caixa Geral de Aposentações e Segurança Social, já que a declaração que enviei da FAP não é suficiente, será que a Segurança Social não pode simplesmente contactar a CGA ou a FAP e declarar os meus descontos? Ando há mais de 2 anos a tentar que os meus descontos na Segurança Social apareçam como deve ser, já só faltam estes 16 meses mas está difícil de conseguir resolver.

Por estas e por outras é que muitas vezes este país não anda para a frente, fico a aguardar pacientemente…

Enviada: 6 de agosto de 2020 15:50
Assunto: RE:

Exmo. Senhor,

Mantêm-se a nossa informação anteriormente transmitida.

Date: Thursday, July 30, 2020 10:45 AM

Exmos Senhores,

Passaram 3 meses desde que pedi a contagem do tempo de serviço e ainda não recebi a V/resposta ☹.

Enviada: 9 de junho de 2020 16:26
Assunto: RE:'

Exmo. Senhor,

Logo que possível, será enviada a comunicação da decisão tomada.

Date: Sunday, June 07, 2020 08:37 PM

Exmos Senhores,

Passou mais de 1 mês desde que enviei o e-mail a pedir a contagem de tempo, é normal demorar tanto ou enviaram e extraviou-se? Obrigado

Enviada: 5 de maio de 2020 14:03
Assunto: RE:'

Ex.mo Senhor
Os documentos entregues seguiram para o nosso serviço de contagem de tempo

Com os melhores cumprimentos
Equipa Atendimento Escrito

Date: Thursday, April 30, 2020 03:05 PM
To: 'CGA Geral' (cga@cgd.pt)

Exmos Senhores,

Junto envio formulário devidamente preenchido e declaração emitida pelo Ministério da Defesa Nacional – Força Aérea para que me seja enviada uma contagem de tempo de ex-Subscritor da CGA.

Tentei junto da Segurança Social que incluíssem os 3 anos de Tropa com a declaração emitida pelo Ministério da Defesa Nacional – Força Aérea mas só consideraram o SMO (20 meses) excluindo assim os 16 meses que estive contratado e a descontar para a CGA e daí estar a pedir agora esta contagem para ver se assim consigo finalmente regularizar os descontos na Segurança Social, obrigado.

Agradeço o envio para a minha morada actual:

Enviada: 25 de maio de 2009 14:51
Assunto: RE:{CGA#636-535}DESCONTOS PARA A CGA

Relativamente à questão apresentada esclareço que foi inscrito nesta Caixa com efeitos reportados a 1989-09-01 através da Força Aérea.
Mais esclareço que só em sede de processo de contagem de tempo se poderá apurar o tempo a considerar para efeitos de aposentação. Para tanto sugere-se que junto dos Serviços de pessoal da F.A. obtenha uma prova de serviço (certidão, declaração ou certificado de folha de matrícula) solicitando posteriormente uma contagem de tempo - requerimento em www.cga.pt em documentos/formulários.

Com os melhores cumprimentos.

SAC-2 Serviço de Inscrição e Cadastro de Subscritores

Date: Saturday, April 18, 2009 09:47 AM
Subject: DESCONTOS PARA A CGA

Exmos Senhores,

Chamo-me xxxxxxxxxx e tenho o nº de subscritor 99999999 da Caixa Geral de Aposentações. Ingressei na Força Aérea Portuguesa em Janeiro de 1988 e sai em Dezembro de 1990 (3 anos).

Agradeço que informem se efectivamente tenho 3 anos de descontos na Caixa Geral de Aposentações e qual foi a quantia descontada mensalmente.

Cumprimentos.
Data de ocorrência: 14 de setembro 2020
18 de dezembro 2020
Continuo sem resposta por parte da CGA, é o serviço público que temos...
25 de dezembro 2020
Após 8 longos meses, finalmente recebi um e-mail com a Contagem de Tempo.
Nuno Veiga avaliou a marca
25 de dezembro 2020

A CGA é um serviço público pago pelos contribuintes, onde me incluo, que deixa muito a desejar.