• Avenida 5 de Outubro, 175 Apartado 1194
  • cga@cgd.pt

João Carlos Gonçalves Maridalho
João Maridalho apresentou a reclamação
18 de fevereiro 2016

Eu João Carlos Gonçalves Maridalho, faço esta queixa em virtude de já ter enviado vários emails para a Caixa geral de Aposentações e até á data não ter recebido qualquer resposta.
-1º assunto .Na sequência de descontos judiciais, em 2013 foi enviado um oficio á CGA, pelo Tribunal Judicial de Fronteira a determinar a "alteração de pensão de alimentos de 370€ para 200€ a partir de Dezembro de 2013", ora essa pensão só foi alterada no fim de Janeiro de 2014. Pergunto eu quem é responsável pelo pagamento dos 170€ que ficaram a menos na minha contabilidade?
-2º assunto Foi enviado um oficio pelo Tribunal Judicial de Fronteira á cga em que eu tinha de pagar 854€ , 6 prestações de 101,66 durante 6 meses até fazer a quantia de 609,66 e depois em 1/3 da pensão até prefazer os 854€, ora o que fizeram, foi começaram a descontar em Agosto de 2015 a importancia de 101,66 até Janeiro de 2016 inclusivé o que fez a quantia de 609,66 neste mês de Fevereiro de 2016 de seguida descontaram 1/3 da pensão não verificando que essa importancia excedia a diferença de 609,66 para os 854 da divida total.
Resumindo não tenho qualquer confiança nestes serviços, porque as coisas não são resolvidas poe exemplo este mês fiquei sem recursos para pagar as minhas obrigações.

Data de ocorrência: 18 de fevereiro 2016
Reclamação n.º 3261916.
Serve a presente para informar o aposentado da CGA n.º 864574-00, JOÃO CARLOS GONÇALVES MARIDALHO, que a sua dúvida sobre os montantes que estão a ser deduzidos na sua pensão, nos últimos meses forma encaminhados para a área de abono da CGA para serem esclarecidos, nomeadamente, explicando mais em pormenor que:
25 de fevereiro 2016
Pois só pode aqui um problema de interpretação pois a unica penhora no processo 8/10.8T8FTR-C, é de 854€, estão a penhorar-me 2 vezes, vou pedir intrevenção do Tribunal para que tudo seja esclarecido e reposto a legalidade, acho que já deveriam ter pedido esclarecimento ao Tribunal, mas não no fim quem se prejudica ....
25 de fevereiro 2016
Também erraram nas datas dos descontos de 101 € foi até 30 de janeiro de 2016 e não 1 de Janeiro, estão a meu ver a arranjar outro problema. Informo que este assunto já foi entregue ao tribunal
28 de fevereiro 2016
Reclamação n.º 3261916.
Serve a presente para informar a nova comunicação feita pelo aposentado da CGA n.º 864574-00, JOÃO CARLOS GONÇALVES MARIDALHO, para que lhe seja creditado o que lhe é devido, com urg ência, relativamente ao que terá descontado a mais por via de um erro, foi encaminhada, também, tal como a anterior, para a área de abono da CGA para análise e o procedimento adequado, nomedamente, acerto de valores que tenha sido deduzidos em excesso em função do que foi comunicado.
Na queixa original, de 2016-02-18, enviada à CGA em 2016-02-20, foi informado em 2016-02-24, sobre a dúvida sobre os montantes que estão a ser deduzidos na sua pensão, nos últimos meses que fora encaminhada para a área de abono da CGA para serem prestado esclarecimentos, nomeadamente, em pormenor que:
• a dedução mensal de € 200,00, que se tem mantido para reposição de pensão de alimentos;
• a dedução que se encontrava a ser feita de €101,66, até 2016-01-01, para o processo 8/10.8T8FTR-C, passou a € 493,04, em fevereiro, para se concluir em março (+ 360,96).
10 de março 2016
A reclamação teve algumas diligências, de secretaria, dando resposta mas ficou tudo na mesma, eu apresentei o assunto ao Tribunal Competente e neste momento sei que a CGA já foi contatada com o intuito de se esclarecer urgentemente esta situação, em virtude de haver prejuízos para a minha parte, que estou a ser espoliado da minha pensão.
10 de março 2016
Motivo da Reclamação: Mau Serviço Prestado
Em 1 de março de 2016 (15:16), enviada comunicação a João Carlos Gonçalves Maridalho, aposentado da CGA n.º 864574-00, a comunicar-lhe que a questão sobre eventual dedução em excesso para efeitos de penhora está a ser analisado e que foi solicitada informação ao Tribunal de Fronteira no sentido de clarificar os montantes em dívida para os processo em causa, com os acertos posteriores que se mostrarem necessários.
14 de março 2016
A saga continua, este mês mais 360.96 de descontos indevidos, contatos, correspondência trocada com tribunal etc. Mas ninguém se lembra que tenho contas para pagar, estou a ser maltratado, não sei mais que diga. Espero que me paguem na totalidade o que me descontaram ilegalmente.
14 de março 2016
A SAGA continua, dia 29 de Fevereiro 2016 o Tribunal competente enviou oficio á CGA, no sentido de apurar o que andavam a fazer em termos de descontos na minha pensão, hoje dia14 de Março de 2016 ainda nem sequer responderam ao Tribunal e em virtude de se vislumbrar um erro não tiveram o bom senso de suspender os descontos indevidos até estarem esclarecidas as dúvidas. Ao responsável desta situação deveriam-lhe retirar 50% do vencimento durante dois meses e depois pagarem-lhe em prestações suaves, só assim entenderiam que há situações que carecem de rapidez e respeito na sua resolução.
18 de março 2016
Motivo da Reclamação: Mau Serviço Prestado

Em resposta à questão colocada, se a reclamação está resolvida ou não, atendendo ao que é pretendido pelo reclamante: "que lhe devolvam o que está deduzido a mais" e ao que foi solicitado pelo Tribunal de Fronteira (vide anexo), a situação só estará concluída quanto o Tribunal confirmar, qual o montante a deduzir:
se 6 x €101,66, desde agosto de 2015, e posteriormente, 1/3 da pensão até perfazer € 854,00, conforme notificação de 2013-11-11-, pelo ofício 473945 - vide anexo - conforme parece resultar claro,
se outros valores, que não os indicados.
A equipa de penhoras da área de Abono da CGA está a tentar obter informação sobre o assunto para proceder em conformidade.
Do facto será dado conhecimento ao reclamante.
18 de março 2016
Motivo da Reclamação: Mau Serviço Prestado

em resposta ao comentário do reclamante:
informa-se que:
o pedido do Tribunal eu entrada na CGA em 2016-03-01 e está a ser analisado para resposta.

27 de março 2016
Reclamação nº 3261916
Apresentada em 18 de fevereiro de 2016, por João Carlos Gonçalves Maridalho <=> Pensionista CGA n.º 864574-00
Motivo da Reclamação: Mau Serviço Prestado <=> Deduções na pensão a título de penhora
tendo presente as várias reclamações apresentadas pelo pensionista da CGA acima referido, sobre o fadto de a CGA estar a deduzir na pensão mais do que o que foi solicitado pelo Tribunal de Fronteira, serve a presente para informar que a CGA tentou indagar junto daquele Tribunal qual a informação correta a ter em conta, em função do que já foi descontado para os processos 8/10.8TBFTR-C e 214/09.8TBFTR-A (vide anexo).
A CGA agirá em conformidade com o que vier a ser comunicado pelo referido Tribunal.
CGA - AAC1 Área de Apoio a Utentes
O Coordenador - Assistente de Direção