Caixa Geral de Aposentações
Caixa Geral de Aposentações
  • Avenida 5 de Outubro, 175 Apartado 1194
  • cga@cgd.pt

Caixa Geral de Aposentações - Falta de resposta ao meu requerimento de 30/04/2014

vIRGILIO iNÁCIODA sILVA
vIRGILIO sILVA apresentou a reclamação
8 de julho 2014

Durante o ano de 2013 a Caixa Geral de Aposentações descontou-me 319,90 mensais como descontos judiciais, trata-se de um pagamento à minha ex-esposa que eu impreterivelmente sou obrigado a Pagar.
Quando fiz a declaração de IRS de 2013, declarei exactamente 12x499,90 euros, o que dá 5038,80 euros, a Repartição de Finanças exige-me um comprovativo de tal pagamento. (o que julgo certo).
Em 30 de Abril 2014, solicitei à Caixa Geral de Aposentares, uma declaração com o valor descontado a titulo de pensão de alimentos, sei por informação telefónica que o meu requerimento deu entrada no dia 08/05/2014, até à presente data não tenho uma resposta.
Hoje liguei do meu telefone fixo 269085025, para o telefone daquele organismo 217 807 807, fiquei 1h 30 ao telefone, não me atenderam, foi até o telefone terminar bateria e desligar-se.
Sou o utente da Caixa Geral de Aposentações com o nº 861342.
Também fiz hoje um contacto por email: cga@cgd.pt, atribuíram o nº 1280509, e aqui continuo aguardando a resposta ao documento de 30 de Abril de 2014.

Sou o utente da Caixa Geral de Aposentações com o nº 861342.

Durante todo o ano de 2013, a CGA, descontou-me para pensao de alimentos da minha ex- easposa (ANGELICA fERREIRA DA sILVA), O VALOR DE 419,90 * 12 MESES, O QUE FAZ A MÓDICA QUANTIA DE 5038,80 EUROS, preciso de uma declaraçao com este valor para apresentar na Repartiçao de Finnancas de Sines.
Fiz o requerimento em 30-04-2014, tenho feito varias tentativas sem sucesso para conseguir a referida declaraçao. anexo aqui varios comprovativos.

Data de ocorrência: 8 de julho 2014
Ex.mo Senhor
VIRGILIO INÁCIO SILVA
Pensionista da CGA n.º 861342-00
Reclamação PdaQ n.º 974614
serve a presente para informar V. Ex.ª sobre as várias queixas apresentadas nesta reclamação:
1. Pediu uma declaração, em 30 de abril passado, para ser presente nas Finanças, a pedido destas, que comprovem as deduções que declarou para efeitos de IRS (declarou deduções legais no valor de 5038,80 - 12 x 419,90 - que a CGA nunca mais comprova, apesar dos insistentes pedidos feitos);
2. Ligou para o telefone da CGA (linha azul) e ao fim de 90 minutos não foi atendido;
3. Já fez um contacto por e-mail (ID 001-280-509) e ainda não obteve resposta.
Sobre a 1.ª questão, informo V. Ex.ª de que a Área de Abono está a tratar da emissão da declaração, embora já o devesse ter feito na sequência da remessa do pedido para ser analisado pelo referido gestor interno. A quantidade de pedidos recebidos e a dificuldade de controlo de situações terá provocado este lapso, que se lamenta e pelo qual se pedem desculpas. O Agente de Execução, Luis Silveira, tem sido informado do processamento efectuado, como aconteceu, recentemente, através dos ofícios UAC321DR, de 23 de abril e de 23 de maio.
Sobre a 2.ª questão, cumpre informar V. Ex.ª de que, em períodos de maior afluência de contactos, o tempo de espera dos utentes que procuram solução através do atendimento telefónico da CGA é significativamente alargado, mesmo para tempo de espera impróprios para o utente. Trata-se de um problema que a CGA está a tentar resolver rapidamente, atendendo à qualidade do serviço que pretende prestar, avaliado através de indicadores do nível de satisfação dos utentes, mas sem descurar aspetos de ordem técnica, de eficiência e de eficácia, lamentando os incómodos que são causados e procurando alternativas na melhoria da comunicação com utentes.
Sobre a 3.ª questão, informo V. Ex.ª de que pelo mail de 18 de junho procurou responder-se à questão colocada diretamente à CGA e através do PdaQ referindo o seguinte:
Em 23 de maio de 2014, a CGA (UAC321DR) informou o solicitador de execução, Luís Silveira, de que desconhecia
haver pensão de alimentos e que tinha deduzido apenas 1/3 da pensão = 419,99 para amortizar o débito de 9.615,55 euros, com início em abril de 2012 e termo em fevereiro de 2014 (descontando 22 x 419,99 + 375,77 euros), e que só em abril de 2014 procedera à reativação da pensão de alimentos no valor mensal de 300,00 euros, sendo que a partir de junho, será encetada a dedução 119,99 euros, relativa a prestações vencidas até perfazer o montante de € 7.198,00 (€ 9.615,55 - € 2.717,55) - € vide anexo.
• Em 26 de maio, o solicitador de execução insiste ao mail de 19 de novembro de 2013 e informa que, não foi feita qualquer dedução em março, realçando que existem duas penhoras em curso:
- uma , a título de pensão de alimentos, no valor mensal de 300;00 euros;
- outra, de 199,99 euros (até totalizar 1/3) para amortizar a quantia exequente.
• Face ao exposto, verifica-se que, em 2013 não foi deduzida na pensão qualquer verba a título de pensão de alimentos mas apenas a amortização da dívida exequenda (12x419,99 = 5.039,88 euros), pelo que não constou na declaração anual de IRS a dedução de qualquer verba a título de pensão de alimentos.
• O pedido de envio de declaração da CGA já foi entregue à área de abono da CGA ao cuidado do respetivo gestor interno (UAC321DR), insistindo ao pedido já formulado em 30 de abril.
• A dificuldade sentida por V. Ex.º no acesso rápido ao atendimento telefónico da CGA tem sido manifestada por outros
utentes, resultando da quantidade de pedidos recebidos acima do que é esperado e do prolongamento de alguns
atendimentos por tempo superior à média, o que atrasa os tempos de espera, constituindo uma dificuldade que esta Caixa está a tentar resolver.
• O endereço postal cga@cgd.pt poderá ser uma solução para agilizar os contactos e os pedidos de esclarecimentos a esta Caixa, quando esgotada a informação disponível em www.cga.pt.
• Nesta data será dado conhecimento ao POrtal da Queixa de que o esclarecimento já foi prestado a V. Ex.ª
Face ao exposto, espera-se que a Àrea de Abono (UAC321DR) envie, rapidamente, a declaração de deduções de 2013, que já deveria ter remetido e evitado as sucessivas diligências efetuadas por V. Ex.ª
Por toda a tramitação anómala deste pedido um sincero pedido de desculpas a V. Ex.ª, agradecendo, também, todas as chamadas de atenção feitas, porque é com o retorno dos utentes, que é possível corrigir ou melhorar procedimentos.
Com os melhores cumprimentos.
CGA - AAC1 Área de Apoio ao Utente
O Coordenador - Assistente de Direção
António Pais de Almeida
vIRGILIO sILVA
13 de agosto 2014
O assunto que deu origem a esta reclamação está resolvido. Muito obrigado pe4la vossa ajuda.

obrigado

Virgilio