Caixa Geral de Aposentações

Aguarda resposta
João Dionísio Santos
João Santos apresentou a reclamação
7 de janeiro 2023
Eu não sei mais o que fazer ou o que dizer. A Caixa Geral de Aposentações não entrega os meus descontos ao Centro Nacional de Pensões por alegadamente faltar qualquer coisa que deveria ter sido enviado pelo Agrupamento de Escolas de Coruche mas não diz reiteradamente o quê. Bastava que a CGA nos dissesse de que é que continua à espera mas o funcionário encarregue do meu problema refugia-se no laconismo e responde-nos sempre de modo a que não o possamos entender. Assim sendo continuo à espera de me reformar por má fé desse funcionário e quem de direito limita-se a perguntar-me cada mês se o problema já está resolvido mas não o resolve. Até quando me vão martirizar com isto?
Data de ocorrência: 7 de janeiro 2023
5 de fevereiro 2023
Eu não percebo o que V.exas. querem de mim. Uma e outra e outra vez eu escrevo o que se passa e depois não acontece nada, simplesmente não acontece nada.
A CG de Aposentações não envia ao Centro Nacional de Pensões os meus dados referentes aos anos de 1975 até 1979 porque o Agrupamento de Escolas de Coruche os não ter enviado à CGA. Eu já enviei à CGA tudo o que era possível, tudo o que o AE de Coruche me enviou e reiteradamente a CGA diz faltar alguma coisa, mas não especifica o quê. Telefonei para a CGA e a senhora que atendeu o telefone diz-me que não há nada no meu processo, isto depois de eu ter enviado dezenas de emails e cartas registadas com aviso de receção e do AE de Coruche ter feito o mesmo, para além de inúmeros telefonemas. É claro que fico atónito por tanta má-fé ou incapacidade profissional. Seria tudo mais fácil se a CGA escrevesse ao AE de Coruche a indicar o que está em falta para que aqueles dessem uma resposta oficial e pudessem deste modo desbloquear o meu processo de reforma.
20 de fevereiro 2023
Fui entretanto reformado, segundo o funcionário da Segurança Social de Albufeira, e porque comecei a receber a pensão de velhice. No entanto, até hoje, não recebi qualquer ofício do Centro Nacional de Pensões, pelo que não consigo perceber se o mau serviço levado a cabo pela Caixa Geral de Aposentações afetou ou não o montante que eu tenho a haver na minha reforma, pelo que, mantenho reservas para uma posterior opinião ou ação, até poder concluir da justeza ou não do referido montante. Assim que receba o dito ofício logo tomarei uma opinião sobre este malfadado caso.
21 de março 2023
Como posso encerrar um caso que não está resolvido? Continuo sem ser informado se o tempo que trabalhei para o estado português foi adicionado ao tempo total em que fiz descontos para a Segurança Social. Nunca ninguém fez nada para resolver o meu problema e querem encerrar o caso? Como assim? Primeiro resolvam o problema, depois logo poderão encerrar o caso. Até ló vou continuar a pedi que intervenham para o tempo em trabalhei seja adicionado à Segurança Social.
5 de abril 2023
Enquanto a CGA não enviar os meus dados referentes aos anos de 1975/76/77/78 e 79 não recebo a reforma na totalidade e o caso continua por resolver. Façam o que vos compete para que o caso fique resolvido. É tão simples: os meus descontos estão na CGA, o Agrupamento de Escolas de Coruche já enviou por diversas vezes tudo o que tinha a meu respeito, eu próprio já o fiz, porque razão continuam a não confirmar ao CNP que eu trabalhei e descontei naqueles anos? Querem torturar-me até eu desistir, mas eu trabalhei e4 descontei, tenho direito a que esses anos sejam contabilizados na minha pensão de velhice.
19 de abril 2023
Não percebo o que V.exas. querem de mim. Torturar-me? Todos os meses me fazem reportar uma situação que dura há quase 3 anos e não resolvem não sei porquê. ainda ontem telefonei para a CGA, voltei a mandar a minha documentação referente aos anos que descontei para aquela instituição, não acontece nada, a pessoa que me atende o telefone parece que está a gozar comigo, responde por meias palavras numa linguagem impercetível e não me ajuda a resolver o problema. Que querem que eu faça? Que traga a imprensa para a porta da CGA para fazer escândalo? Porque é que me perguntam todos os meses uma coisa que poderiam facilmente resolver e teimosamente não resolvem? Parem de uma vez por todas de me torturarem.
3 de maio 2023
Por favor, por favor, por favor, mandem os meus dados para o Centro Nacional de Pensões. Só isso. Não inventem mais complicações. Descontei nos anos de 1975,76,77,78 e 79 para a Caixa Geral de Aposentações, têm que mandar os meus dados para o CNP. Porque é que me torturam?
17 de maio 2023
Que é que vocês querem de mim? Fazer-me passar da cabeça? Resolvam e problema e não me torturem mais.
1 de junho 2023
Os funcionários da Caixa fazem tudo para não fazerem nada. O meu problema continua igual coma há 3 anos. Bastava a Caixa enviar os meus dados ao Centro Nacional de Pensões e o problema ficava resolvido. Mas preferem continuar nesta luta sem fim, que não é boa para mim mas também não deve ser boa para os malfadados funcionários da CGA. Daqui a 10 anos continuará tudo como hoje.
15 de junho 2023
Continuo sem ver agregados os anos em que descontei para a Caixa Geral de Aposentações na minha pensão de velhice. Se fizessem o que têm a fazer deixava de haver esta reclamação.
30 de junho 2023
Continua tudo na mesma. Ainda não foram contabilizados os anos que trabalhei para o ministério.
15 de julho 2023
Continua tudo na mesma. Brincam com as pessoas.
29 de julho 2023
É muita incompetência. Tenho vergonha de ser português. Continua tudo na mesma.
12 de agosto 2023
Tudo igual.
27 de agosto 2023
Continuo sem ver qualquer resultado. É muita incompetência.
10 de setembro 2023
Os funcionários da Caixa nunca me dizem exatamente o que querem de mim. Dizem sempre que falta qualquer coisa mas não dizem o quê. Já lhes enviei tudo e mais alguma coisa: anos em que trabalhei, termo de posse, registo biográfico, faltas dadas, remuneração, descontos para a Caixa, não sei que mais mandar. Ainda assim continuam a dizer que não está conforme mas não dizem porquê.
25 de setembro 2023
Escrevi ao Agrupamento de Escolas de Coruche dando conta que a Caixa Geral de Aposentações não reconhece a documentação enviada até agora por aquele agrupamento, afirmando estar não-conforme, pelo que lhes volto a requerer me enviem uma declaração onde, de forma inequívoca, se dê conta dos períodos em que trabalhei para o estado.
Uma semana após ter escrito um e-mail ao AEC e, por não ter recebido qualquer resposta, telefonei àquele departamento, tendo recebido resposta do senhor Carlos Silveira de que estariam a tratar do meu assunto.
Já lá vão 3 semanas e até agora não recebi mais informação ou resposta do AE de Coruche.
9 de outubro 2023
Continua tudo na mesma. A Caixa recebe a documentação do Agrupamento de Escolas de Coruche e diz estar não-conforme mas não especifica o quê.
23 de outubro 2023
Eu já mandei tudo o que a Caixa me pediu mas continuam a pedir aquilo que já receberam.
7 de novembro 2023
Igual á última vez.
6 de dezembro 2023
Não podem encerrar um caso que não está resolvido. Eu trabalhei para o estado português de Janeiro de 1975 até Julho de 1979, fiz descontos para a Caixa Geral de Aposentações durante esse período, fiz prova disso com documentação enviada à Caixa, só por má-fé ou ineficiência é que a Caixa não me atribui esse tempo a enviar ao Centro Nacional de Pensões. Telefono, escrevo e-mails, escrevo cartas com aviso de receção à Caixa e volto sempre ao mesmo ponto, dizem sempre que não enviei documentação a provar os meus descontos, o que não é verdade.
O último contato que tive com a Caixa eles dizem que estão a resolver o meu problema, mas o tempo passa e não acontece nada.
Não encerrem um caso que não está resolvido, façam com que a Caixa dê provimento ao meu caso.
23 de dezembro 2023
Recebi um telefonema da Senhora Provedora de Justiça dando conta que a Caixa reconheceu parte dos anos em falta. Contudo até agora nunca mais li ou ouvi uma palavra da Caixa a confirmar a nova situação, pelo que continua tudo no mesmo pé.
7 de janeiro 2024
Enviei mais uma vez, por carta registada e aviso de receção toda a documentação provida pelo Agrupamento de Escolas de Coruche à Caixa Geral de Aposentações. Entretanto O Centro Nacional de Pensões atualizou o valor da minha pensão de velhice mas ainda falta incluir os anos de 1978 e 1979. Eu trabalhei e descontei de Janeiro de 1975 até Agosto de 1979, já fiz prova disso por inúmeras vezes à Caixa Geral de Aposentações, pelo que não entendo a razão de só informarem o Centro Nacional de Pensões de uma parte desse período. Assim sendo continuo à espera que a Caixa informe o CNP do tempo efetivo que trabalhei e descontei, e não só uma parte desse tempo.
22 de janeiro 2024
Continuo à espera que a Caixa Geral de Aposentações informe o Centro Nacional de Pensões que eu não descontei só entre Janeiro e Setembro de 1975 mas sim de Janeiro de 2975 até Agosto de 1979.
6 de fevereiro 2024
Apesar de ter enviado à Caixa toda a documentação por eles exigida e depois de há muito tempo atrás me terem enviado um e-mail dando conta que o meu processo estava a ser tratado continuo sem ver resolvido o meu problema, a Caixa não dá seguimento ao meu caso.
20 de fevereiro 2024
Nada, nãO RECEBO NENHUMA INFORMAÇÃO DA cAIXA APESAR DE MAIS UMA VEZ TER ENVIADO TODA A DOCUMENTAÇÃO POR CARTA REGISTADA.
6 de março 2024
Mandei um e-mail à Caixa, depois de haver enviado mais uma vez por carta registada toda a documentação relativa ao tempo que trabalhei para o estado. Recebi uma resposta automática dando conta que me iriam responder brevemente mas NADA, não me respondem, quiçá por já terem percebido que não me podem torturar mais.
Eu trabalhei e descontei para a Caixa de Janeiro de 1975 até Agosto de 1979. A Caixa enviou ao Centro Nacional de Pensões os meus dados de Janeiro de 1975 até Setembro do mesmo ano, pelo que continuas faltar o tempo de Outubro de 1975 até Agosto de 1979. Tão simples quanto isto.
Para que Vexas deem por terminado este imbróglio é obrigar a Caixa a ceder ao CN de Pensões os dados do tempo em falta. Eu deixaria de vos importunar, deixaria de importunar a Caixa e Vexas deixariam de terem que todos os meses, vá-se lá saber quantos mais, de me perguntarem sempre a mesma coisa, já lá vão 3 anos.
20 de março 2024
A Caixa continua a ignorar-me. Espero que, com o novo governo, passem a olhar os utentes como pessoas, e eu possa alguma vez ver o meu problema solucionado.
João Dionísio Santos
João Santos está a aguardar resolução da marca