Caixa Geral de Aposentações

Aguarda resposta
João Dionísio Santos
João Santos apresentou a reclamação
25 de janeiro 2023
Eu farto-me de escrever mas depois V.exas. não fazem nada e eu assim não percebo qual o valor da minha reclamação. Sinto-me totalmente impotente perante o laxismo dos funcionários da CGA. Telefono para lá depois de ter feito inúmeras exposições, de ter enviado dezenas de emails, do AE de Coruche ter enviado tudo o que pedem e respondem-me que não têm nada no meu processo. Exigem do Agrupamento de Escolas de Coruche dados que eles não possuem. Eu telefono para o AE de Coruche e eles dizem-me que já não têm mais nada para mandar à CGA e que telefonando para lá dizem que está tudo bem, mas continuam a não atestar dos anos que trabalhei para o estado português como professor provisório. Enviam dados referentes a 5 meses ao Centro Nacional de Pensões quando eu trabalhei de Janeiro de 1975 até Agosto de 1979. e deste modo saio prejudicado na atribuição do valor da minha reforma. Esta luta dura desde há 2 anos e voltamos sempre ao ponto inicial, nunca atestam à CNP do tempo que trabalhei efetivamente para o estado português.
Data de ocorrência: 21 de janeiro 2023
22 de fevereiro 2023
Eu não percebo qual o valor da minha reclamação, já que nunca senti, ao longo destes meses, que alguma coisa tenha sido feita no sentido de dar alguma justiça ao meu caso. Simplesmente ninguém faz nada. Simplesmente tudo passa de um mês para outro sem nada acontecer. A CGA não envia os meus descontos ao CN de Pensões porque o Agrupamento de Escolas de Coruche alegadamente não enviou os meus horários enquanto professor nos anos de 1975 a 1979, apesar de por diversas vezes já terem informado, seja por e-mail, seja por via telefónica que não estão na posse dos referidos horários, e da CGA reiteradamente lhes dizerem que vão tratar do caso, que não é preciso preocuparem-se, já que estão a dar seguimento ao caso, e depois, uma e outra e outra vez não darem seguimento ao meu processo. Eu só quero que a CGA ateste ao CN de Pensões dos meus descontos enquanto funcionário do estado nos anos atrás referidos e isso durante estes dois anos foi coisa que não aconteceu, e deste modo, não sei se o valor da minha reforma será afetado por esse posicionamento.
8 de março 2023
Não desisto enquanto não me resolverem o problema.
23 de março 2023
Recebi ontem, 21 de Março, finalmente, o deferimento da minha pensão de velhice. Segundo as contas que acompanham a missiva não aconteceu nada entre os anos 1975 e 1979, precisamente os anos em que trabalhei para o estado e descontei para a Caixa Geral De Aposentações. Estão a brincar comigo: a CGA continua sem enviar ao Centro Nacional de Pensões os dados relativos aos meus descontos só porque alguém embirrou com o funcionário do Agrupamento de Escolas de Coruche. EU TRABALHEI e DESCONTEI durante esses anos. Só por má fé é que a CGA não envia os meus dados ao CNP, pois o AE de Coruche enviou tudo à CGP. Estou incrédulo, não consigo perceber tanta maldade. Trabalhei toda a vida e agora tentam brincar com a minha vida por pura maldade.
20 de abril 2023
Continuo sem ver o tempo que trabalhei para o estado e descontei para a CGA sem ser incluído na minha pensão de velhice. Trabalhei, descontei, quero 1que a CGA envie ao Centro Nacional de Pensões os meus descontos para que a minha pensão seja atualizada. Tão simples quanto isto.
27 de abril 2023
Inventaram uma situação nova para complicar a atribuição da minha pensão de velhice: como já não podem mais negar que eu trabalhei e descontei para a CGA não enviam os meus dados ao Centro Nacional de Pensões por esta entidade já os ter requisitado por duas vezes. Deste modo a CGA não sabe se o pedido do CNP é o que fizeram da 1ª vez ou o da 2ª vez. è obvio que o pedido dos meus dados é irrelevante se é o da 1ª vez ou o da 2ª vez, só têm que mandar os meus dados para o CNP. Isto é brincadeira de mau gosto de quem não tem mais nada para fazer, implicar com quem trabalhou e descontou toda uma vida. Fico muito triste e dececionado com os funcionários públicos deste país.
11 de maio 2023
Quando em 21.06.2021 escrevi um e-mail à CGA para saber o que fazer, para juntar os anos de 1975,1976,1977,1978 e 1979, em que trabalhei para o estado português, à minha pensão do regime geral, a ser outorgada pelo Centro Nacional de Pensões, foi-me respondido que eu nada teria que fazer, já que o processo decorreria por via automática, e eu só teria que aguardar, depois de iniciar o pedido da pensão de velhice na Segurança Social.
De lá até hoje tem sido uma luta constante contra algo que não consigo entender, e sinto mesmo que má-fé ou inoperância por parte da CGA.
No início eu queria aposentar-me por longas carreiras contributivas, já que iniciei a minha vida de trabalho e de descontos aos 16 anos, no ano de 1973, tinha 64 anos e 49 de descontos para a Segurança Social e CG de Aposentações. Tal não foi possível porque a CGA só apresentou ao CNP os meus descontos referentes a um pequeno período de 1975, quando eu trabalhei e descontei ininterruptamente de Janeiro de 1975 a Julho de 1979.
Assim sendo, fiz uma reclamação junto do CNP e posteriormente um novo pedido da pensão de velhice, que foi deferido por longas carreiras contributivas, apesar de ainda assim, não constarem os anos em que descontei para a CGA.
Uma vez mais reclamei junto do CNP, comprovando com documentos reais e efetivos, que descontei no período atrás referido. Deste modo, o CNP voltou a requerer à CGA que enviasse os meus dados para poder atualizar a minha pensão.
A resposta da CGA voltou a não incluir o restante período de 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979, pelo que o CNP requereu que lhe fossem enviados os meus dados para poderem retificar a minha pensão. A CGA faz finca-pé e não responde ao CNP, por já ter anteriormente respondido. Só que a resposta anterior, como aqui já afirmei, não corresponde aos anos que efetivamente trabalhei para o estado e descontei para a CGA.
Assim, deste modo, estou uma vez mais no meio de uma guerrilha entre a operacionalidade de uma entidade (CNP)e a inoperacionalidade de outra (CGA). E saio prejudicado, sem ter qualquer culpa e não conseguir lutar contra a má-fé da CGA.
É tão simples: só têm que enviar os meus dados ao CNP. Não têm que inventar mais nada para me prejudicar. Não têm que dizer que não enviam os meus dados ao CNP por mais uma invenção qualquer. Nem têm que sempre, e sempre, e sempre, só enviar os dados referentes a um curto período de 197 se eu trabalhei de 75 a 79.
Se não enviam os meus dados ao CNP rogo, por amor de Deus, que mos enviem a mim, para eu os poder enviar ao CNP, e não façam protelar, não sei por que razão, esta teimosia sem fim. SE continuarem a só enviar o período de 1975 eu vou ter que reclamar uma vez mais junto do CNP e vai tudo voltar sempre, e sempre, e sempre ao mesmo ponto.
26 de maio 2023
Por favor. Por favor. Por favor. Enviem os meus dados referentes a 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979 ao Centro Nacional de Pensões, conforme requerido por aquela entidade. Sem invenções, sem má-fé. Só enviem conforme eles pediram. E acabem com a minha tortura.
9 de junho 2023
Se vocês fizessem o que têm a fazer acabávamos com esta estória. Mandem os meus dados para o CEntro Nacional de Pensões, por amor de Deus. Sejam competetentes.
23 de junho 2023
Voltei a mandar um e-mail para eles a perguntar como está o meu caso. Responderam que um dia responderão.
8 de julho 2023
Vocês gozam comigo. Isto serve para quê? Vocês não fazem nada, porque é que me perguntam todas as semanas o mesmo se vocês não fazem nada para repor a justiça do meu caso?
23 de julho 2023
Continuo à espera que enviem os meus dados referentes a 1975/ 1976/1977/1978 e 1979 ao Centro Nacional de Pensões. Se o fizessem acabávamos com isto e eu deixava de chatear.
7 de agosto 2023
21 de agosto 2023
Nem eles nem ninguém quer saber ou fazer nada. É a maior incompetência.
5 de setembro 2023
Já enviei por mais do que uma vez a documentação provando dos meus descontos para a Caixa Geral de Aposentações. Sempre que tento saber do meu assunto respondem-me que preciso de enviar a documentação. Ora, se já enviei a documentação e continuando a enviá-la que querem eles mais?
4 de outubro 2023
Enviei e-mail ao qual não me responderam.
18 de outubro 2023
Tudo o que mando ou que o Agrupamento de Escolas de Coruche mandam para a Caixa não serve. Mas não explicam concretamente por que é que não serve, apesar de eu pedir para me explicarem. Pelo que continuo no mesmo ponto de há 3 anos, não consigo demover a Caixa a explicar o que querem.
1 de novembro 2023
Continua tudo igual.
16 de novembro 2023
Está tudo no mesmo ponto. De que serve a reclamação se não fazem nada para resolver o problema?
1 de dezembro 2023
Tudo igual.
29 de dezembro 2023
Não podem encerrar o meu caso sem estar resolvido. Eu trabalhei e descontei para o estado português de Janeiro de 1975 até Julho de 1979 pelo que tenho que receber a minha pensão em função desses anos. Já enviei toda a documentação referente ao aos anos referidos e não percebo porque razão a Caixa Geral de Aposentações não envia ao Centro Nacional de Pensões a parte que lhes cabe na minha pensão.
14 de janeiro 2024
Enviei uma vez mais toda a documentação referente aos anos de 1975, 1976, 1977, 1978 e 1979 à Caixa Geral de Aposentações e espero uma resposta deles.
29 de janeiro 2024
A ultima resposta da Caixa dizia que estavam a resolver o meu problema. Já lá vão uns bons meses. Enviei uma vez mais toda a documentação que prova que descontei para a Caixa de Janeiro de 1975 até Agosto de 1979 e só enviaram ao Centro Nacional de Pensões documentação referente até Setembro de 1975, pelo continuo indefinidamente à espera de uma resposta da Caixa.
26 de fevereiro 2024
Vocês não podem dar o caso por encerrado porque se ele ainda não está resolvido é por manifesta má-fé de alguém da Caixa Geral de Aposentações, dado que já enviei por mais do que uma vez toda a documentação que prova que eu trabalhei para o estado e descontei para a Caixa de Janeiro de 1975 até Agosto de 1979 e ninguém na Caixa se dá ao trabalho de analisar o meu caso. A Caixa enviou ao Centro Nacional de Pensões um período de descontos inferior ao que realmente aconteceu ( de Janeiro de 1975 até Setembro do mesmo ano, ignorando o restante tempo até Agosto de 1979, do qual já fiz prova por mais do que uma vez).
Se o problema não está resolvido é porque vocês não obrigam a quem de direito a consultar o meu processo e a proceder conforme a lei. Trabalhei, descontei, tenho o direito a ver incluído esse tempo na minha pensão de velhice, não podem fazer de conta que eu desisti da minha luta.
12 de março 2024
Recebi um e-mail da Caixa dando conta que estão a tratar do meu assunto. Como esta é uma resposta recorrente da Caixa e depois fica tudo em águas de bacalhau eu continuo à espera que realmente deem provisão à minha reclamação. Enquanto não me derem os anos a que tenho direito eu irei continuar a lutar.
26 de março 2024
Nada, nada, nada. Apesar de ter enviado tudo o que pediam não tenho resposta da Caixa. É uma luta inglória, sem fim, mas eu não desisto.
10 de abril 2024
Continuo à espera de, pelo menos, algumas palavras da Caixa.
24 de abril 2024
Espero que a senhora provedora de justiça possa obrigar a Caixa a cumprir com as suas obrigações.
João Dionísio Santos
João Santos está a aguardar resolução da marca
19 de setembro 2023

Continua tudo no mesmo pé.