Bancos

Caixa Geral de Depósitos - Actuação danosa da cgd

J. Moreira Campos
J. Campos apresentou a reclamação
18 de julho 2019
No passado dia 26 de Junho tentei comprar pela internet um bilhete para um concerto em Outubro em Nova Iorque com o meu cartão multibanco da CGD. Contudo, a compra deu erro por três vezes, só no final me tendo apercebido que, não obstante o erro que apareceu no écran, acabei por concluir a compra por três vezes, comprando assim três bilhetes no valor total de cerca de 800 €, valor esse que confirmei estar lançado a débito na minha conta por consulta da Caixa Directa.
Ao aperceber-me da situação liguei para a Caixa Directa onde fui informado que nada poderiam fazer em relação à triplicação do pagamento, sugerindo-me que entrasse em contacto com o site onde fiz a compra. Sugestão que aceitei, tendo nesse mesmo dia enviado email expondo a situação.
No dia seguinte, 27 de Julho, ligou-me a minha gestora de conta (Srª. Dª. Inês do balcão de Campo de Ourique) a informar que tinha recebido um email “do sistema” a indicar que tinham suspendido o meu cartão visto terem detectado actividade suspeita de ser fraudulenta. De imediato, me desloquei à agência para pedir mais esclarecimentos mas a referida senhora disse-me que no email não indicavam qual era a actividade fraudulenta. Admiti, desde logo, que tinha a ver com a referida triplicação do pagamento pelo que questionei a Senhora directamente sobre isso, a qual me respondeu que não havia nenhum pagamento feito ou pendente de autorização ao site americano, sendo o último pagamento lançado na conta datado de 24 de Junho, pelo que esses pagamentos deveriam ter sido bloqueados pelo próprio sistema. Mais inquiri a senhora se haveria qualquer hipótese de os pagamentos serem debitados na conta em momento posterior, tendo-me esta garantido que não podia haver mais nenhum movimento na minha conta com o cartão visto este estar suspenso. Mais me informou que iriam remeter novo cartão o que demoraria cerca de 1 semana.
Quando cheguei a casa consultei a Caixa Directa e confirmei a informação dada pela senhora, que, de facto, os pagamentos já não estavam debitados na conta como estavam no dia anterior. Estando, assim, resolvido o assunto, enviei novo email ao site americano informando que a questão já estava resolvida visto que o meu Banco se tinha apercebido da situação e bloqueado os pagamentos.
Por outro lado, como o banco me garantiu que os pagamentos ao site não tinham chegado a concretizar-se, com outro cartão que tenho de uma outra conta bancária noutra instituição, nesse mesmo dia 27 de Junho comprei o bilhete de que precisava para o referido concerto.
E fiquei descansado em relação ao assunto, aguardando apenas o envio do novo cartão da CGD que chegou na semana seguinte, tendo, no entanto, o pin chegado apenas no dia 16 de Julho. Quando recebi o pin, como indicado pelo banco, por razões de segurança, dirigi-me ao MB para alterar o pin e aproveitei para consultar os movimentos da conta. Qual não foi o meu espanto quando verifiquei que afinal os pagamentos do dia 26 de Junho foram debitados na minha conta no dia 29 de Junho contrariamente ao que me havia sido afiançado pelo Banco!
No dia imediato, ontem, 17 de Julho, fui ao Banco tentar esclarecer a situação com a gestora de conta que estranhou muito e me voltou a garantir que os pagamentos não estavam pendentes no dia em que o cartão foi bloqueado e que só foram pedidos pelo site no dia 28 de Junho e efectuados pela CGD no dia 29, ou seja quando o meu cartão já estava bloqueado e sem que para tanto eu tenha sido contactado.
Perguntei-lhe por que foi então bloqueado o meu cartão o que não soube responder. Tendo-me informado que o procedimento habitual quando há duvidas é suspender o cartão por razões de segurança e telefonar ao cliente a confirmar se o pagamento suspeito foi ou não feito. Quando lhe perguntei porque não adotou esse procedimento neste caso, disse-me que foi porque o sistema não a informou qual o pagamento suspeito e os referidos três pagamentos ao site americano não se encontravam pendentes de autorização na conta.
Mais me sugeriu, de forma insistente, que fizesse reclamação contra o vendedor por fraude, o que obviamente recusei por não ter havido fraude da parte deles mas sim triplicação de pagamento mercê de erro informático.
Posto isto, o que sucede é que por causa da actuação da CGD – que claramente falhou! - e do que me foi garantido pela gestora de conta, perdi 800 euros do pagamento em triplicado dos bilhetes, tendo sido obrigado a comprar mais um bilhete, que importou em quase 300 euros mercê das informações incorrectas que me foram dadas pela CGD.
Ou seja, a actuação da CGD - que deveria ser para me proteger - só me prejudicou pois fez-me acreditar que os pagamentos não haviam sido feitos, quando foram, tendo-me levado a desistir da reclamação que havia já feito junto do site e obrigando-me a comprar mais um bilhete (tendo agora 4 bilhetes quando só preciso de um) e ainda me fez ficar mais de 2 semanas sem cartão multibanco.
Nestas circunstâncias, perdi obviamente toda a confiança no Banco que claramente não me protegeu neste problema, só tendo gerado problemas e encargos adicionais, pelo que me resta deixar de ser cliente deste banco com quem trabalho há mais de 50 anos.
Data de ocorrência: 18 de julho 2019
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01919011890.

Aguardo resposta
13 de setembro 2019
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2019-09-12.

13 de setembro 2019
Na resposta que me foi enviada, não foi respondida nenhuma das questões por mim suscitadas na minha reclamação nem apresentada qualquer solução para o problema e o prejuízo que me foram criados pela CGD
16 de setembro 2019
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01919015733.

16 de setembro 2019
Eu aguardo a resposta a uma reclamação feita no dia 18 de Julho de actos concretos da CGD de que resultaram prejuízos financeiros para mim. Passaram 2 meses e ainda não houve qualquer resposta e agora dizem que vai demorar mais 15 dias úteis… Infelizmente nestas circunstâncias é mesmo impossível continuar com este Banco.
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2019-09-24.

1 de outubro 2019
Como já expliquei diversas vezes e resulta claro da reclamação por mim apresentada, eu reclamo do comportamento da CGD e nomeadamente das informações erradas que me foram dadas pela vossa funcionária Inês e não da triplicações de pagamentos, que sempre disse ter-se devido a erro informático. Por essa razão, todas as vezes que a CGD me sugeriu maldosamente que reclamasse do vendedor invocando haver burla, rejeitei peremptoriamente por tal não corresponder à verdade e proibi a CGD de, em meu nome, fazer qualquer reclamação junto do comerciante, o que infelizmente me dizem agora que não foi respeitado, revelando mais uma vez a falta de respeito que têm pelos clientes.
A minha reclamação prende-se “apenas” com o comportamento irresponsável da CGD na condução deste processo, lançando e apagando movimentos do meu extracto de conta já após o cartão estar cancelado e a total incompetência dos seus funcionários (Srª. Inês do balcão de Campo de Ourique) que me deram informações totalmente erradas como apurei posteriormente e que me levaram a comprar mais um bilhete para o concerto (€300) - quando já tinha três - por me terem garantido que os pagamentos não tinham sido feitos e já não havia qualquer hipótese e de serem debitados na minha conta em momento posterior visto o cartão ter sido cancelado.
Por isto, e tendo em conta que V. Exas persistem em ignorar a minha reclamação mais uma vez demonstrando total falta de respeito pelos Clientes, resta-me recorrer a outras vias para resolução desta questão .
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01919016995.

Here we go again...
4 de novembro 2019
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2019-10-30.

4 de novembro 2019
Não recebi nenhuma resposta a minha reclamação mas apenas um pedido para aguardar (ainda mais)
9 de dezembro 2019