Caixa Geral de Depósitos

Caixa Geral de Depósitos

@caixa-geral-de-depositos-s-a
  • A Caixa garante a gestão das opiniões, sugestões e manifestações de desagrado que os clientes formalizem através dos seguintes canais:

Formulário on-line: www.cgd.pt/Espaco-Cliente

96 200 24 24 / 91 405 24 24 / 93 200 24 24
    Clientes Empresas
    707 24 24 77

Morada: Av. João XXI, nº 63 1000-300 Lisboa

A resposta será assegurada em 10 dias úteis pela Direcção de Organização e Qualidade. Este prazo poderá ser excedido quando a natureza da reclamação ou a sua resolução o exigirem.

A sua opinião é importante para nós.
    A Caixa. Com Certeza.

• Avenida João XXI, 63
    1000-300 LISBOA

Caixa Geral de Depósitos - Atraso na transferência de bens de herança

José Varela apresentou a reclamação

Depois de muitas diligências, consegui reunir toda a documentação para a Habilitação de Herdeiros de um cliente falecido, documentação essa sendo entregue na agência Central de Setúbal a 24/08/2022.
Fui informado que o processo poderia demorar cerca de duas semanas a ser tratado.
Não tive qualquer resposta num período considerável, e desloquei-me novamente à mesma agência, fui atendido mesma funcionária, que consultando o processo, disse-me que ainda estava em processamento. Isto passou-se a 21/09/2022.
Como continuo a aguardar pela finalização do processo ao fim de quase dois meses, venho apresentar esta reclamação pública, já que não estou interessado em regressar à agência onde entreguei o processo, que é um mero intermediário para os serviços centrais da CGD.
Em jeito de desabafo, manifesto o meu mais completo desagrado por esta situação, já que estou a ser mal servido, por um serviço que é pago, e que nem o COVID 19, a guerra na Ucrânia, a inflação ou os altos preços dos combustíveis poderão explicar.

20 out 2022

Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01922013246.

Estamos empenhados em tratar com rigor e celeridade as exposições que nos são remetidas. Assim, faremos o que estiver ao nosso alcance para esclarecer e corrigir rapidamente o sucedido.

A resposta será assegurada em 15 dias úteis pelo Centro de Operações. Este prazo poderá ser excedido quando a natureza da reclamação ou a sua resolução o exigirem.

Convidamo-lo a conhecer o Espaço Cliente em www.cgd.pt. Aqui pode encontrar informação útil, esclarecer as suas questões ou partilhar a sua opinião.

22 out 2022
José Varela adicionou uma resposta

Fico então a aguardar pelo vossa análise do processo.

05 nov 2022
José Varela adicionou uma resposta

Estou convencido de que, se não tivesse optado por fazer uma queixa publica, ainda hoje o meu processo estaria perdido numa qualquer gaveta dos serviços da marca.
Aparentemente, descobriram somente agora que existe um qualquer documento em falta para o andamento do processo e informaram-me por email que " [...] registamos um pedido de documentação adicional, mediante comunicação postal em 2022/10/25 com a referência n.º 01322007937/C1, efetuada pela área interveniente da Caixa. [...]
Desconheço qual o documento em falta, já que a "comunicação postal" ainda não chegou, até ao dia de hoje.
Suspeito que foi uma forma airosa da marca justificar a inoperancia dos seus serviços.
Cá estarei para avaliar, se o dito cujo documento em falta, faz algum sentido para o tipo de processo em causa.

08 nov 2022

Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01922014251.

08 nov 2022
José Varela adicionou uma resposta

No dia de ontem foi recebida a "Comunicação postal" enviada pelos serviços da marca no dia 25/10. Correio normal, porque os custos de um serviço postal mais rápido traria certamente custos imcomportáveis para a marca. Mais valia ter sido enviado o pedido por email. Ganhava-se tempo e existia um comprovativo do pedido de documentação. Esta carta podia até ter-se extraviado.
O que foi pedido na "Comunicação postal": O comprovativo de participação de transmissões gratuitas, composto por Modelo 1 e respectivos anexos.
Este documento era um dos requisitos para o pedido de Habilitação de Herdeiros e foi entregue juntamente com a outra documentação. Como não há um protocolo para este tipo de pedidos, eu não tenho possibilidade de comprovar que entreguei tal documento, já que na altura do pedido não me foi entregue rigorosamente nada que atestasse o serviço pedido.
Contudo, como os valores não são os mesmos constantes no extrato pedido à marca no início do processo, agendei na Repartição de Finanças da minha zona um atendimento, que vai ser efectuado no próximo dia 14.
E o tempo vai passando...

09 nov 2022

Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01922014359.

10 nov 2022
José Varela adicionou uma resposta

Só pode ser brincadeira! Afinal parece que existe um historial de documentos em falta. Hoje recebi mais duas cartas da marca a pedir documentação.
Em meados de Agosto foram reunidos uns milhares de euros para liquidar o imposto de selo devido à Habilitação de Herdeiros. O fisco não dorme e o imposto de selo tem de ser pago à cabeça. Como o prazo para o tratamento do processo seria de cerca de 2 semanas, a situação estava sobre controle. Ao fim de quase 3 meses com o dinheiro "a voar", algures nos cofres do Estado, a situação não é fácil, mas no "País da Brincadeira" temos de estar preparados para tudo.
Amanhã de manhã, logo na abertura, estarei na agência da marca onde fiz o pedido, a registar no Livro de Reclamações, um pedido de averiguações sobre o atendimento que foi efetuado no momento do pedido e onde foi entregue TODA a documentação que foi solicitada pela funcionária da marca.
Já recebi 3 cartas da marca e um email, e ainda não me foi apresentada uma justificação, do porquê que só agora é que descobriram que existe documentação em falta.
Na altura da queixa neste Portal, adicionalmente era perguntado o que pretendia da marca. Em primeiro lugar, que fosse finalizado o processo, em segundo, que houvesse um PEDIDO PÚBLICO de desculpas e em terceiro, que somente fossem cobradas 50% das custas do processo. Neste momento já acho que devo ter direito ao não pagamento de qualquer custas do processo, em jeito de indeminização pelos prejuízos causados, nomeadamente do investimento que foi feito para o pagamento do Imposto de Selo.
Resta saber se, depois de ser atendido na Repartição de Finanças (onde tenho um agendamento para a manhã de segunda-feira) e entregue a documentação solicitada, não vá o Chefe da Equipa que me enviou as 3 cartas, ou a Diretora-adjunta que me mandou o email, descobrirem que afinal ainda falta mais qualquer coisa.
Se o montante for entregue ainda este ano, e perto do Natal, ainda vou achar que afinal estavam à espera do Pai Natal para carregar as notas no seu trenó, e assim pouparem no transporte das mesmas.

11 nov 2022
José Varela adicionou uma resposta

"A documentação para o processo de Habilitação de Herdeiros Nr.01322007937 em nome de Baltazar Pereira Martins foi entregue no dia 24/08/2022, tendo toda a documentação sido validada pela colaboradora no atendimento número sete. No dia 21/09/2022 regressei a este balcão onde pedi informação sobre o andamento do processo. Fui informado que este se encontra em processamento, apesar de aquando da entrega da documentação ter sido informado que o prazo espectável para a resolução seria de até duas semanas. No dia 19/10/2022 recorri ao Portal da Queixa (Nr.82130522). Já recebi três cartas com pedido de documentação, uma no dia 07/11/2022 e duas no dia 10/09/2022 pelos serviços centrais. Pretendo que sejam analisados todos os procedimentos ocorridos neste balcão desde o dia 24/08/2022 e qual o tratamento que foi dado e do porquê de só agora ser detectada falta documentos."

Esta foi o texto que foi possível escrever no Livro de Reclamações da Agência Central da marca, sita na Avenida Luísa Todi em Setúbal. Teve o número 27841695 e foi registada hoje, às 08:50.
Ao deslocar-me para casa tocou o telemóvel de um número para mim desconhecido, e ao fim de 08 minutos e 15 segundos a ouvir música, fiquei a saber que a chamada provinha da marca, com perguntas sobre a minha queixa neste Portal.
No final da conversa, pedi que fosse evitado o envio de cartas e que fosse dada preferência o contacto por email.
Foi-me dito para estar atento também a possíveis mensagens da Caixa Directa de que sou subscritor. No final da conversa telefónica tentei aceder aos serviços da Caixa Directa. Qual não foi o meu espanto quando me aparece a mensagem "Autenticação Incorrecta". Acedi à mesma no início da semana e foi uma sessão normal.
Acedi ao contacto telefónico da marca, tive um atendimento automático e parece que agora tenho de me deslocar a uma caixa Multibanco para reatar o serviço. Como não acho que tenha qualquer culpa pelo bloqueio do serviço, irei activá-lo quando tiver oportunidade.
FELIZMENTE que a marca deixou de ser o meu banco principal e os movimentos qua aí realizo são irrelevantes para o meu dia-a-dia.
Se tivesse de arranjar uma explicação para esta nova ocorrência, iria dizer que foi uma pequena VINGANÇA da marca.

21 nov 2022
José Varela adicionou uma resposta

No dia 14 depois de sair da Repartição de Finanças com os documentos pedidos nas 3 cartas que a marca enviou, e que resumidamente eram pediam certidões que confirmassem que os documentos anteriormente entregues eram verdadeiros (tipo chover no molhado!), desloquei-me a uma agencia e entreguei a referida documentação. Como "Gato escaldado da àgua fria tem medo", pedi um comprovativo de como tinha entregue essa documentação no referido dia, não fosse a marca alegar que não tinha recebido a documentação ou que não o assumisse para essa data.
Passou uma semana, e nem um telefonema, uma carta, um email, um pombo correio, sinais de fumo. Não aconteceu rigorosamente NADA. E o tempo lá vai passando...
Tic-tac, tic-tac...

24 nov 2022

Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01922015281.

Caixa Geral de Depósitos está a aguardar resposta do utilizador