Bancos
    1000-300 LISBOA

Caixa Geral de Depósitos - Caixadfirecta

Manuel Costa apresentou a reclamação
3 de dezembro 2022
Onde não existem Agências nem quem represente da Caixa Geral de Depósitos, como na Oceânia, mais precisamente na Austrália, já recorri a formulários que por estar em “manutenção” não consegui contacto. Telefonicamente além de ser dispendioso, nem sempre é bem-sucedido nas respostas, além de demoras inaceitáveis.
Feito o pedido para ser contactado pela Caixadirecta, continua sem resposta! O problema com o acesso à Caixadirecta, tem sido constante e sem resposta. Quando algum email me é enviado pela CGD, não há hipótese de poder responder de volta! Estas novas tecnologias, apenas tem servido a quem as aprendeu e tem idade para isso, e não para todos, principalmente depois dos 80 anos de idade. Isto apenas demonstra falta de respeito para com os clientes mais velhos, vivendo onde não têm facilidades de comunicação! Porque não haver comunicação directa online para um email destinado a pessoas idosas com problemas de comunicação, até para responder a mensagens que lhe são enviadas? Para emails recebidos de caixadirecta@cgd.pt, não se pode responder de volta, “por que foi descontinuado”!
Deixo aqui a minha indignação, quanto ao atendimento de quem se vê impossibilitado de poder ser atendido.
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2022
9 de dezembro 2022
Estimado Cliente,

Reportamo-nos ao contacto efetuado com a Caixa, através do Portal da Queixa, que nos mereceu a melhor atenção.

Apreciada a informação disponibilizada, e para que possamos dar continuidade à análise que a situação exige, é indispensável que nos forneça os seguintes elementos adicionais:

- NIF (o indicado não é reconhecido pela nossa base de dados)
- Nome completo
- ou nº de Cliente

Ficando a aguardar novo contacto, apresentamos os cumprimentos,

Centro de Operações - Atenção Cliente
12 de dezembro 2022
Incompreensível, senão inadmissível resposta, da Caixa Geral de Depósitos
Não será por esta via que repetidamente irei dar a conhecer o número de cliente e muito menos ainda o NIF. A Caixa através de todos os formulários por mim preenchidos e até agora NÃO RESPONDIDOS mas ignorados, embora tenha recebido a notificação em todas as vezes que foram enviados “com sucesso”, tem todas as respostas ao que me foi pedido: nome completo, número de cliente, número de contracto e NIF. Este, o NIF, que a Caixa diz não ser reconhecido, não é mais que uma FALSA E PRETENSA DESCULPA. Sempre foi o número que à Caixa tem sido indicado, e nunca rejeitado.
O teimosamente me convidarem a conhecer o Espaço Cliente em www.cgd.pt., sabendo que a única forma de “online” e neste caso não haver outra possibilidade, como já o dei a conhecer, será a opção de “Peça um contacto. Nós ligamos”. Contacto pedido, mas não atendido!
Anteriormente e em caso semelhante, fui atendido condignamente por uma funcionária que respondeu telefonicamente ao meu pedido, e de imediato tudo ficou resolvido.
Esta resposta dada pela Caixa, não será mais que querendo estar a “brincar comigo”, o que não é admissível, sendo eu um idóneo cidadão com idade de poder ser pai ou avô de qualquer “empregado da Caixa”, ou mesmo administrador que seja, faz-me sentir no direito da minha dignidade ser respeitada.
MANUEL MARIA SARAIVA DA COSTA
Sydney – Austrália, 12 de Dezembro de 2022
Esta resposta tem um anexo privado
12 de dezembro 2022
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01922016178.
A resposta será assegurada em 15 dias úteis pelo Centro de Operações. Este prazo poderá ser excedido quando a natureza da reclamação ou a sua resolução o exigirem.
Agradecendo o seu contacto, apresentamos os melhores cumprimentos,
CO – ATENÇÃO AO CLIENTE
13 de dezembro 2022
Respondendo a esta vossa última resposta, que mais uma vez procura fugir ao que directa e especificamente lhe é solicitado, sobre o acesso à “Caixadirecta”, que faz parte integrante da Caixa Geral de Depósitos, mais uma vez e impressionantemente é repetido o “convite” a que procure conhecimento no Espaço Cliente em www.cgd.pt. - Não funciona!
Eu não me queixaria ou demonstraria a minha insatisfação, se não tivesse dentro do meu alcance, procurado usar o que ali está à minha disposição, ou seja receber a ajuda pela opção “Peça um contacto, Nós ligamos”! Aos pedidos feitos nos formulários, tem sido tempo despendido e perdido.
Uma vez pedida essa ajuda, esta não satisfeita, nada mais há a fazer. Terei de me sujeitar a ser discriminado por viver num evoluído país com o qual a CGD não tem quem a represente.
Repetirei o que tenho dado a conhecer, mas que tem sido “malhar em ferro frio”:
< Anteriormente, meses passados, TIVE A SORTE em “receber de volta o telefonema” que uma funcionária conscienciosa, dedicada e responsável, me atendeu e de imediato resolveu um impasse a este semelhante. Parece que agora, (senão desde sempre), estamos ao dispor daqueles que apenas olham para o seu próprio umbigo! >

Abstenho-me de agradecer a quem me tem desconsiderado.
Manuel da Costa
Sydney a 13 de Janeiro de 2022.
15 de dezembro 2022
Mais 2 dias passados sem qualquer acção tomada, a não ser desculpas e promessas. Falta de consideração, de respeito e má vontade. Oferece-se a “Caixadirecta” para me contactar pelo telefone, facilitando a resolução deste problema tão simples, que é o de recuperar o contacto perdido que devido à própria Caixa que muda um Código para um PIN, sem me darem a oportunidade ou possibilidade de saber como ou onde o encontrar! Formulários devidamente preenchidos e recebidos pela Caixa, que nunca tiveram resposta, e a única maneira de à Caixa eu poder reclamar, tem sido através deste Portal da Queixa!
Fala-se muito sobre a discriminação, e esta por que não é racial, fica ignorada! Conforme anteriormente já tenha dito, sinto-me discriminado no tratamento que a Caixa me tem dispensado.
Tenho perdido o meu descanso ao esperar até à meia-noite todos os dias pelo contacto telefónico que a Caixa se propõe fazer, e isso tem estado a comprometer a minha própria saúde. Há que ter em consideração a diferença horária entre Lisboa e Sydney, pois quando em Lisboa é 1 hora da tarde, aqui é meia-noite do mesmo dia.
Continuarei à espera de quem tenha a dignidade de resolver esta inadmissível questão.

Manuel da Costa
Sydney – Austrália, 15 de Dezembro de 2022.
29 de dezembro 2022
Aqui e mais uma vez, dou seguimento às Reclamações feitas à CGD no Espaço Cliente, que até hoje não foram resolvidas ou tampouco atendidas. Desde a última vez que pude contactar com a Caixadirecta pedindo acesso, depois de este estar bloqueado por motivo do meu Código ser substituído por um PIN, ainda consegui através do respectivo Formulário, pedir para ser contactado por telefone. Até hoje e desde Novembro, deixei de poder contactar directamente com a CGD, porque ainda “o sistema se encontra em manutenção”. Tem sido a desculpa de CGD para todas as minhas tentativas, até ontem feitas!
Entretanto, a não ser através do Portal da Queixa, deixei de ter qualquer possibilidade de comunicação e resposta ao pedido de resolução para conseguir ter acesso à minha conta, e poder dispor do dinheiro que da minha reforma ou pensão, que lá foi depositado!
Resta-me fazer o último pedido: Quem mais me poderá ajudar?

Sydney 30 de Dezembro de 2022
16 de janeiro 2023
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2023-01-03.

Agradecendo o seu contacto, apresentamos os melhores cumprimentos,

CO – ATENÇÃO AO CLIENTE
Manuel Costa avaliou a marca
14 de março 2023

É a Caixa Geral de Depósitos, uma entidade que não respeita os seus clientes, tampouco facilita a comunicação de quem no país onde vive, fora da Europa e sem qualquer representação, tem necessidade de recorrer aos péssimos serviços da CGD. A comunicação via telefone, além de se tornar dispendiosa, nem sempre é atendida pela pessoa certa, e longas esperas ao telefone, sucedendo muitas das vezes a linha cair, ou propositadamente é desligada. Através da Internet, online, só por formulários que são recebidos, mas aos quais não são respondidos. Tem a Caixa um serviço de "telefone de volta", para oferecer a quem necessita, uma melhor ajuda nas dificuldades, mas tem de se esperar dias ou semanas até esse telefonema chegar. É a única maneira de resolver os problemas, embora possa ser "Sol de pouca dura". O meu anterior problema, ao fim de meses em “banho-maria”, e depois de ter pedido a intervenção do Portal da Queixa, a única via de ser ouvido pela CGD, foi resolvido rapidamente através do “telefonema de volta”, graças a uma eficiente funcionária, que não sendo esse o seu serviço, em poucos minutos tudo ficou resolvido. Mas, como o disse, novos problemas se seguiram passadas 6 semanas. Enviei formulários preenchidos, quis fazer novo pedido para "telefone de volta", e a situação mantém-se, sem resposta e sem solução! Entretanto não posso dispor do dinheiro que lá está depositado, e mensalmente é descontada a manutenção dessa conta! Cartão de Débito Visa, é oferecido "a título de propaganda enganosa" pois informações pedidas sobre as condições e a sua aquisição, nem sequer têm resposta! Quem sem dignidade pelos clientes se devia ocupar, não merece qualquer consideração e muito menos confiança. Da parte do Governo, não vejo que possa haver a quem recorrer, pois me parece, ser “tudo farinha do mesmo saco”.

14 de março 2023

Tendo dado conhecimento directamente ao Portal da Queixa, sobre como foi resolvido e dado por terminado todo este caso, pelo então "telefonema de volta", no último dia útil do ano 2022, dia 30 de Dezembro, nada vi aqui mencionado acerca do que a esse respeito então dei a conhecer. Inclusivamente uma nota de apreço à funcionária que em poucos minutos resolveu tão "intricado problema".