Bancos
    1000-300 LISBOA

Caixa Geral de Depósitos - Cancelamento de conta

Miguel Pica apresentou a reclamação
15 de janeiro 2021
Tenho uma conta à ordem, uma conta poupança e um cartão há bastantes anos.

Quando faço 26 anos deixo de estar isento da anuidade do cartão. Após aperceber me disto, contacto a Caixadirecta para esclarecimentos e como proceder para fechar as minhas contas e cancelar o cartão.
Na chamada que está gravada, o funcionário muito prestável afirma que aos 26 anos começo a pagar anuidade do cartão apenas.

Vou a uma agência em Alvalade e o funcionário que me atende fecha a minha conta poupança e cancela o meu cartão a meu pedido, mas tenta reter me como cliente ao afirmar que ainda nem pago custos de manutenção e que devia reconsiderar a minha decisão de terminar a conta. Mas eu prefiro manter a minha decisão e fico apenas à espera de receber a anuidade do cartão para 2021, que será devolvida, para concluir o processo.

Depois de receber essa anuidade, vou à agência de Oeiras onde tudo parece estar a correr bem até ao último momento em que a funcionária afirma que basta assinar e pagar 5,15€ em caixa. Sem qualquer explicação, do nada estou a dever 5€, pelos vistos por custos de manutenção. Explico que não foram essas as informações que me prestaram anteriormente, e a funcionária não está minimamente interessada, nem faz qualquer esforço para resolver a confusão ou sequer reconfirmar as conclusões dela.

Confuso com esta contradição, contacto novamente a caixa directa.

Nessa chamada gravada, a funcionária volta a confirmar que não tenho custos de manutenção e que a funcionária de Oeiras cometeu um erro. Ficou acordado que essa informação seria introduzida nas comunicações do meu perfil de forma a que futuros funcionários que consultassem a minha conta conseguissem conferir as minhas afirmações.

Telefono à agência de Oeiras onde a funcionária afirma que tenho de pagar os custos de manutenção, recusa se a consultar as comunicações associadas ao meu perfil, sobre o pretexto de não ter acesso no balcão (mas certamente que tem um par de pernas, uma cadeira de rodas ou no absoluto mínimo um telefone para pedir auxílio de alguém com acesso), e afirma não ter culpa que os colegas delas tenham interpretado mal, e que não vai tentar resolver nada porque ela é que está certa, palavras exactas (só espero que esta conversa também esteja gravada).

Só resta a questão, será que a pessoa que lê está queixa consegue fazer alguma coisa e fechar me finalmente a conta? Onde é que esta saga termina?

Por fim, talvez queiram rever o comportamento das funcionárias com quem tive o desprazer de lidar. Foram rudes e pouco profissionais, o que em conjunto com a incapacidade de resolver um problema tão simples, reflete bastante mal na imagem de um banco que quer a confiança das pessoas.
Data de ocorrência: 15 de janeiro 2021
18 de janeiro 2021
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01921000981.

Agradecendo o seu contacto, apresentamos os melhores cumprimentos,

Direção de Organização e Qualidade
29 de janeiro 2021
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2021-01-27.

Agradecendo o seu contacto, apresentamos os melhores cumprimentos,

Direção de Organização e Qualidade
19 de fevereiro 2021
Resolveram a situação da forma pedida, ou seja, terminaram a conta sem qualquer custo adicional e sem que me tivesse de dirigir a uma agência. Resolução excelente mas para um problema que nunca devia ter existido em primeiro lugar, e que foi exacerbado pelo atendimento honestamente incompetente, na minha opinião.
Miguel Pica avaliou a marca
19 de fevereiro 2021

Atendimento físico muito mau em várias instâncias, lentidão nos serviços, e sem qualquer vantagem face aos competidores