Bancos

Caixa Geral de Depósitos - Cobrança indevida por transferência na UE

Marguerite Lage apresentou a reclamação
23 de agosto 2021
No dia 17 de Agosto, efectuei uma transferência de €75 para França:
- introduzi o IBAN da conta bancária francesa e o respectivo SWIFT;
- a CGD debitou-me €36,18 por considerar que se tratava de uma transferência NÃO-SEPA, ou seja fora da União Europeia;
- liguei de imediato para o serviço de Caixa Directa a solicitar que cancelassem a operação ou que fosse creditado na minha conta esta cobrança indevida de "comunicações": foi indicado telefonicamente que não seria possível porque passavam já das 19h em França;
- adicionalmente, o funcionário da CGD referiu que não deveria ter seleccionado a opção "Serviços", quando tal não pressupõe em país nenhum do mundo que a transferência seja efectuada fora da UE;
- no dia seguinte, liguei para a gestora de conta que reiterou o facto de não poder seleccionar a opção "serviços". A questão é que a transferência era relativa a serviços. E o facto de o ser não justifica que sejam cobrados €36,18 sobre uma transferência de €75 para França, ou seja, na UE.
Ainda assim, a CGD não procedeu à devolução do montante, nem sugeriu corrigir esta falha na programação das opções disponíveis no site.
A CGD tinha conhecimento que se tratava de uma transferência de Portugal para França, através do IBAN e do SWIFT (tanto é que não houve engano no destinatário do crédito). Considero, por isso, que se trata de uma cobrança indevida: (TRANSF CRED NAO-SEPA+).
Agradeço, nesse sentido, que a CGD proceda à devolução do montante de €36,18, cobrado indevidamente.
Data de ocorrência: 17 de agosto 2021
27 de agosto 2021
Estimada Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01921013003.

Estimada Cliente,

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2021-09-08.

10 de novembro 2021
Boa tarde, a reclamação não está resolvida, uma vez que a CGD não procedeu à devolução do montante cobrado indevidamente, conforme foi reconhecido telefonicamente, num contacto posterior à reclamação.
Cordialmente,
Sandrine Lage
Estimada Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01921016516.

2 de dezembro 2021
Estimada Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2021-11-22.

2 de dezembro 2021
A situação não está resolvida pois fica por justificar por que razão ao ligar imediatamente para a Caixa Directa a seguir à transferência, não foi dada a opção de cancelar a operação. Se tivesse sido um montante superior ou para uma conta indevida, a CGD reagiria da mesma forma?
Mesmo se tivesse havido lugar para algum erro, deveria haver margem para a sua respectiva rectificação, uma vez que a chamada foi efectuada imediatamente após realizar a operação. Obrigada
3 de dezembro 2021
Estimada Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01921017547.

4 de janeiro 2022
Com os recursos que a CGD utilizou para tentar justificar uma transferência indevida poderia ter canalizado essa energia, esse tempo e, portanto, o respectivo investimento que tais procedimentos representam, a devolver o montante cobrado ao cliente.
Relembro que após ligar imediatamente a seguir à transferência à Caixa Directa foi negada qualquer possibilidade de anulação; que vários telefonemas foram dirigidos ao cliente sem nunca apresentar soluções; e que foram remetidas cartas ao cliente sem qualquer explicação válida que justifique a cobrança do montante.
Na eventualidade de tratar-se de um erro, deveria ter sido activado um mecanismo que permitisse retroceder o mesmo. Não é o caso. O que significa que se se tratasse de um montante muito superior, nenhuma solução teria sido apresentada ao cliente.
Obrigada
4 de janeiro 2022
Estimada Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01922000133.

7 de janeiro 2022
Estimada Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação, para o e-mail indicado no seu contacto, em 2022-01-07.

Marguerite Lage avaliou a marca
25 de fevereiro 2022

A equipa da CGD revela: - descoordenação: uma vez que informações contraditórias são veiculadas ao cliente, dependendo se está em contacto com um representante da Caixa Directa ou com o gerente de conta, ou outro; - má fé: tendo em conta que havendo vontade, e ouvindo o ponto de vista do cliente, poderia ter sido proposta uma solução ao cliente (que entrou imediatamente em contacto após efectuar a transferência); - utilização indevida de recursos: em vez de haver foco na proposta de uma solução ao cliente, os representantes da CGD empenharam-se em negar qualquer hipótese de solução que não fosse o prejuízo para o cliente, alocando recursos desnecessários para esse efeito (envio de cartas, insistência na negação da possibilidade de corrigir o sucedido, etc.)