Caixa Geral de Depósitos

Bancos

A Caixa garante a gestão das opiniões, sugestões e manifestações de desagrado que os clientes formalizem através dos seguintes canais:

Formulário on-line: www.cgd.pt/Espaco-Cliente

96 200 24 24 / 91 405 24 24 / 93 200 24 24
Clientes Empresas
707 24 24 77

Morada: Av. João XXI, nº 63 1000-300 Lisboa

A resposta será assegurada em 10 dias úteis pela Direcção de Organização e Qualidade. Este prazo poderá ser excedido quando a natureza da reclamação ou a sua resolução o exigirem.

A sua opinião é importante para nós.
A Caixa. Com Certeza.

Avenida João XXI, 63
1000-300 LISBOA

Caixa Geral de Depósitos - Comissões não debitadas exigidas e anotadas como dívida do cliente!

22422018
Marco Lopes apresentou a reclamação

Após o pedido de encerramento da conta à ordem efectuado em 22/12/2017 de acordo com os termos legais, foram-me exigidos 15,45€ relativos a despesas de manutenção da conta. Na verdade, a conta estava com saldo ZERO na data de pedido de encerramento, e como tal, não existe qualquer valor em dívida para ser liquidado.

O que me parece acontecer nestes casos é que o banco mantém uma conta "paralela" que não é do conhecimento do cliente, propositadamente para que o mesmo não esteja atento a possíveis despesas cuja cobrança será tentada posteriormente quando o mesmo movimentar ou encerrar a conta.

Uma despesa ou comissão, independentemente da sua origem, deve ser efectuado na respectiva CONTA, na DATA específica, DE ACORDO COM O PREÇÁRIO DISPONIBILIZADO pelo banco, indicando o montante e a descrição, por forma a poder ser do conhecimento do cliente, e para que este o possa CONFERIR e agir em conformidade! Não tendo sido efectuado qualquer débito na referida conta até à data de encerramento, a exigência de valores desconhecidos para o cliente, são no mínimo um acto de má fé do banco.

A CAIXA GERAL, embora tenha encerrado a conta, diz em comunicação enviada por carta que "PORQUE A COMISSÃO, DE NATUREZA POSTECIPADA, ERA DEVIDA, FICÁMOS NO ENTANTO, NOS NOSSOS REGISTOS, COM A ANOTAÇÃO DA DÍVIDA EM CAUSA."

24 Out2018

Estimado Cliente,

Não deixando de lamentar a morosidade na resposta ao seu contacto, confirmamos o registo do mesmo, com a referência 01918019876.

Estamos empenhados em tratar com rigor e celeridade as exposições que nos são remetidas. Assim, faremos o que estiver ao nosso alcance para esclarecer e corrigir rapidamente o sucedido.

A resposta será assegurada em 10 dias úteis pela Direção de Organização e Qualidade. Este prazo poderá ser excedido quando a natureza da reclamação ou a sua resolução o exigirem.

Convidamo-lo a conhecer o site da Caixa, em www.cgd.pt. Aqui pode encontrar informação útil, esclarecer as suas questões ou partilhar a sua opinião.

04 Dez2018
Marco Lopes adicionou uma resposta

O assunto continua sem resolução!

Subject: Encerramento de conta de depósitos à ordem
Date: 4 Dec 2018 09:45:41 +0000
From: Espaço Cliente CGD
To: MARCOLOPES

Assunto: Encerramento de conta de depósitos à ordem

N/ Referência: 01918019876
S/ Referência: PQ22422018

Exmo. Senhor,

Reportamo-nos ao mais recente contacto efetuado com a Caixa, através do Portal da Queixa, sobre o encerramento da conta de depósito à ordem nº 0363******000, que nos mereceu a melhor atenção.

Confirmamos os esclarecimentos prestados nas nossas respostas com as Referências nº 01918003989 /01918002129/01918000553/01918000373/01817026878, nomeadamente de que a conta nº 0363******000 se encontra encerrada desde 2018/01/11, conforme sua solicitação.

Mais informamos que não se tendo verificado, até à data, a liquidação do valor pendente de 15.45€, correspondente a comissão de manutenção de conta relativa a período durante o qual a conta se encontrava aberta e que se encontrava pendente de cobrança, mantemos os nossos registos com a anotação da dívida em causa.

Sem outro assunto de momento, apresentamos os nossos cumprimentos.

Ana Águas
(Diretora Adjunta)

04 Jan2019

Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2018-12-28.
Para mais informações, agradecemos que nos contacte através do Espaço Cliente em www.cgd.pt/Espaco-Cliente. Aqui pode encontrar informação útil, esclarecer as suas questões ou partilhar a sua opinião.

05 Jan2019
Marco Lopes adicionou uma resposta

A resposta é sempre a mesma! Existe uma DÍVIDA (diz a CGD!) de um valor que NÃO FOI DEBITADO NA CONTA, portanto, ILEGAL, que foi exigido no momento do fecho da conta. O banco fechou a conta "sob protesto" (porque tinha de o fazer) mas CONTINUA com o valor de "dívida" registado junto dos dados do cliente.

COMO NÃO TENHO RELAÇÃO COMERCIAL COM ESSE BANCO, NEM PRETENDO TER no futuro, AGRADEÇO A REMOÇÃO DOS MEUS DADOS PESSOAIS das vossas bases de dados, ao abrigo do RGPD.

Cumprimentos.

07 Jan2019

Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01919000328.

Convidamo-lo a conhecer o Espaço Cliente em www.cgd.pt/Espaco-Cliente. Aqui pode encontrar informação útil, esclarecer as suas questões ou partilhar a sua opinião.

17 Jan2019

Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2019-01-17.

17 Jan2019
Marco Lopes adicionou uma resposta

Aguardarei a resposta por escrito e voltarei ao contacto quando a mesma for recebida.

27 Ago2020
A reclamação foi considerada "Sem Resolução" por falta de actividade