Bancos

Caixa Geral de Depósitos - Conta titulada por cliente maior acompanhado

João Alexandre Resende
João Resende apresentou a reclamação
23 de maio 2020
No dia 21/04/2020, a CGD tomou finalmente uma decisão sobre a conta do meu Pai, após mais de mês e meio em que apenas a bloqueou, sem me permitir o acesso (como Acompanhante do meu Pai, após decisão nesse sentido do Tribunal). Esta decisão (errada, a meu ver) referia que a conta apenas poderia ser movimentada com autorização dos dois (minha e do meu Pai).

No dia 24/04/2020, desloquei-me à CGD de modo a desbloquear o assunto, juntamente com o meu Pai (isto porque a CGD, em plena pandemia, apenas permitia resolver o assunto presencialmente. não aceitava um documento assinado por ambos).

Foi deixada na conta do meu Pai o valor suficiente para pagar a próxima prestação do empréstimo à CGD, bem como cerca de 50 euros remanescentes.

Assim, foi com a maior surpresa que o meu Pai recebeu 2 cartas da CGD:
- uma carta datada de 06/05/2020, com aviso de incumprimento sobre o pagamento do empréstimo, com um valor de comissões de 36.04 euros (muitissimo superior ao cobrado em cada prestação de empréstimo);
- uma 2ª carta datada de 11/05/2020, com juros de mora sobre um Cartão Leve, que acrescenta 8.62 Euros à dívida de 21,66 Euros (aparentemente não cobrada, por motivos apenas imputáveis à CGD) deste cartão.

Pelo que me explicou o meu gestor de conta da CGD (mas que não é do balcão do meu Pai, sito nos Aliados), a cobrança destes montantes deverá ser feita em modo manual, visto que, pelo que me comunicou, a conta do meu Pai se encontrará bloqueada, não permitindo movimentos (inclusive da própria CGD).

Esta cobrança manual terá, apenas e só, de ser realizada pela CGD. Pelo que é absurdo e abusivo a CGD enviar cartas a informar que não consegue cobrar os montantes e, ainda por cima, cobrar Comissões de penalização por algo que apenas a si lhe compete fazer.
Data de ocorrência: 23 de maio 2020
25 de maio 2020
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01920007857.

Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2020-06-19.

João Resende
Exmos. Senhores,

Continuo sem ter acesso a extratos da conta do meu Pai (apesar de ser co-titular), bem como sem saber se procederam ao estorno das penalizações indevidamente cobradas, por não terem conseguido cobrar as 2 prestações acima (cartão crédito + empréstimo).

Aguardo V/ informação sobre essa matéria.

Alexandre Resende
João Resende
Exmos. Senhores,

Aguardo V/ informação sobre essa matéria.

Alexandre Resende
25 de junho 2020
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01920009431.

22 de julho 2020
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2019-07-16.

João Alexandre Resende
João Resende avaliou a marca
3 de março 2021

A CGD não tem procedimentos que pretendam facilitar a vida aos seus clientes - antes pelo contrário - no que a este assunto em particular diz respeito (conta titulada por maior acompanhado).