Bancos

Caixa Geral de Depósitos - Não escolham a cgd

Andre Ribeiro apresentou a reclamação
8 de julho 2020
Exmo Sr/Sra

A minha reclamação vem no seguimento de um pedido que efetuei na caixa direta no dia 23 de março. O pedido inicial está relacionado com o facto do meu Spread do crédito habitação ter passado automaticamente de 1,9% para 4,15%, o que resultou de aproximadamente no aumento de 100€ na prestação mensal, sem qualquer motivo para tal coisa acontecer.
Solicitei o pedido de revisão e desde o início, houve por parte da CGD, uma incompetência brutal no desenrolar do processo. Primeiro no contacto que efetuei através da linha telefónica (ainda em fevereiro), foi me dito que para a análise da taxa do Spread bastava enviar a documentação dos titulares não sendo necessário os fiadores (o que não se verificou mais tarde, pois quando enviei a documentação, responderam a dizer que tinha de ter a documentação de todos incluindo fiadores). Recolhi toda essa documentação e enviei, mas para meu espanto recebo um email no dia 7 de abril com a indicação que deveria preencher os formulários em anexo e enviar novamente com as informações de cada interveniente neste caso 2 titulares e 4 fiadores, só que existiu um problema, esqueceram de anexar os anexos, enviei de imediato mensagem alertando que se tinham esquecido dos anexos mas eram tão grandes os anexos que só chegaram no dia 16 de abril quase duas semanas de caminho. Depois de ter os anexos enviei logo no mesmo dia 16 de abril toda a documentação. Estamos a dia 8 de julho e continuo à espera………
Pelo meio fiz diversas tentativas telefónicas (algumas delas à espera 30 e 40 minutos até alguém atender) para obter informações sobre o processo, mas a resposta era sempre a mesma não sabemos nada, não temos como saber, o seu gestor vai entrar em contacto contigo, e eu questionava mas existe alguma forma de contactar o gestor, e eles… só através de mensagem da caixa direta (oh bolas, através da caixa direta já enviei umas 10 mensagens e respostas…nada).
Fui à agencia do Montijo onde fiz o crédito habitação, e parece que tem a mesma cassete o discurso é sempre o mesmo, não podemos fazer nada, não sabemos de nada, o seu gestor é online através da caixa direta, como estava farto de ouvir este discurso, exaltei-me (única forma de conseguirem resolver os problemas é gritarem um pouco), e lá fizeram qualquer coisa mesmo que tenha sido só para calar-me enviaram um email na minha presença à tal gestora online e até agora nada…
Estou afetado pelo layoff desde abril, não tinha necessidade de usufruir da moratória mas fiquei a pensar que ao pedir a moratória conseguiria suspender as prestações (porque além de ter perdido rendimento pelo agravamento do Spread já paguei mais 300 euros -Abril Maio e Junho), pelo 6 meses e até darem a devida resposta ao meu pedido de revisão de spread, a questão é que já pedi a moratória e já vai cair a 2ª prestação depois de ter feito o pedido, e nem a isto deram resposta e já lá vão 2 meses, quando o governo decretou que as moratórias seriam de suspensão imediata.
Eu estou aguardar a possibilidade de transferir o crédito habitação (estou a pedir muito a deus que seja para breve), porque da CGD quero é distância. A reclamação serve mais para abrir os olhos a novos clientes porque a grande maioria não consegue transferir os créditos, mas aqueles que possam optar, nem pensem duas vezes, risquem a CGD. Aos que nunca tiveram problemas, agradeçam a Deus.
Data de ocorrência: 8 de julho 2020
8 de julho 2020
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01920010075.

20 de agosto 2020
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2020-08-18.

15 de setembro 2020
Boa tarde

Em relação à vossa resposta...
"Analisado o exposto conjuntamente com a sua Agência gestora, Centro de Gestão à Distância, apurámos que o pedido de revisão de spread se encontra em análise, tendo sido encetados contactos pela Caixa relativamente a este assunto, e que serão mantidos até à conclusão do inerente processo."

É de salientar que um pedido de revisão de Spread na CGD não é possível ser feito em 6 meses. É absolutamente inaceitável o tempo de espera, é que nem moratória nem revisão de SPREAD. Pergunto ao Departamento de Qualidade qual é a justificação para a demora de em 6 meses não conseguir apresentar uma proposta de SPREAD? Estamos a falar de 6 MESES não de 6 dias nem de 6 semanas. Sem uma resposta por parte da CGD a informar o estado do processo, o que está a bloquear para tanta demora? Os vossos gestores são assim tão limitados? É revoltante não ter uma pessoa a quem dirigir-me
16 de setembro 2020
Estimado Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01920013545.

2 de outubro 2020
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2020-09-25.

6 de outubro 2020
Boa tarde

Por este andar termino de pagar o crédito à habitação sem existir da vossa parte uma resolução deste processo.
Por mais reclamações que faça aqui, a verdade é que o vosso departamento de qualidade a unica coisa que faz é fazer com que receba uma chamada da CGD a dizer que não está esquecido e que estão a ultimar o processo, nada mais que isto.

O último contacto foi feito no dia 22 de setembro, por coincidência após a minha ultima interação aqui no portal da queixa para informar que estava tudo autorizado e que iriam enviar os formulários para recolha das assinaturas no dia seguinte para o balcão do Montijo, hoje é dia 6 de outubro e nada de formulários, será que os CTT, estão em greve?? o que pode justificar a demora de enviarem os documentos para a agência.

O mais grave que isto é que eu tinha até dia 30 de setembro para pedir a moratória, e desta forma não foi possível, porque me disseram que enquanto estivesse a pedir a alteração de spread não posso fazer a moratória, e desta forma estou a ser duplamente penalizado.

Eu pretendo ajuda neste processo, de forma a finalizar de uma vez por todas isto.
6 de outubro 2020
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01920014734.

26 de outubro 2020
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2020-10-20.

Andre Ribeiro avaliou a marca
5 de novembro 2021