Bancos
    1000-300 LISBOA

Caixa Geral de Depósitos - Penhora de Saldo Bancario

Fernanda Ribeiro apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2018

Tendo no passado dia 8 de Fevereiro de 2018, efectuado um pagamento com o meu Cartão MB o mesmo foi recusado dando a mensagem de "NÃO AUTORIZADO", de imediato fiz uma consulta ao Saldo da minha conta da qual constatei que efectivamente o Saldo disponível era 0,00€ sendo que o Saldo Contabilístico eram 301,97€, desloquei-me ao Balcão de Santa Maria da Feira a pedir ajuda e esclarecimento e foi-me dito (com alguma arrogância) que a minha conta de Depósitos a Ordem estava PENHORADA E e se quiser mais esclarecimento deveria pedi-los no Balcão da abertura de conta.
Como o Balcão de abertura de conta se encontra encerrado á mais de dois Anos dirigi-me ao Balcão principal em Vila Nova de Gaia, onde para meu grandes espanto foi muito bem tratada pela funcionaria que me atendeu.
Explicou-me que teria dado entrada um pedido de penhora de Saldo por parte de uma Solicitadora de Execução e que era obrigação deles efectuar essa Penhora.
Dei conhecimento a dita funcionaria, que o Saldo existente na conta (301,97€) eram pagamento do meu ordenado com trabalho temporário e por ser inferior ao SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL, não foram penhorados, declaração essa reforçada e comprovada com a Transferência mencionada nos movimentos e tendo em conta que os Saldo com valor inferior a 1 Salário Mínimo Nacional é impenhorável pedi que essa situação fosse corregida até porque no dia 16 de Fevereiro de 2018 iria ser creditado o valor de 101,00€ proveniente do Abono de Família dos meus filhos sendo que não tenho outra forma de subsistência tratando-se de uma família MONOPARENTAL, foi-me comunicado hoje 12 de Fevereiro de 2018 que a Instituição nada podia fazer apesar de não ter acautelado os interesse do seu cliente e dando comprimento a um pedido que não pode ser efectuado conforme previsto na LEI " impenhorabilidade de saldo igual ou inferior ao Salário Mínimo Nacional"

Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2018
15 de fevereiro 2018
Estimada Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01918003339.

A resposta será assegurada em 10 dias úteis pela Direção de Organização e Qualidade. Este prazo poderá ser excedido quando a natureza da reclamação ou a sua resolução o exigirem.

Convidamo-la a conhecer o Espaço Cliente em www.cgd.pt/Espaco-Cliente. Aqui pode encontrar informação útil, esclarecer as suas questões ou partilhar a sua opinião.

Agradecendo o seu contacto, apresentamos os melhores cumprimentos,

Direção de Organização e Qualidade
2 de março 2018

Em relação á reclamação apresentada venho pelo mesmo meio informar que o assunto se encontra regularizado, sendo que a regularização passou pelo desbloqueio do referido saldo, o que já era previsto.

Grata pela atenção dispensada

F. Ribeiro
Fernanda Ribeiro avaliou a marca
2 de março 2018

Assunto resolvido, de acordo com o que eu esperava