Bancos
  • Avenida João XXI, 63
    1000-300 LISBOA

Caixa Geral de Depósitos - Saldo cativo indevidamente

joana patricia mendonça
joana mendonça apresentou a reclamação
3 de fevereiro 2020 (editada a 20 de fevereiro 2020)
No dia 31 de Janeiro o banco CGD cativou me o restante do saldo da minha conta bancária, uma vez que apenas recebo o ordenado mínimo nacional e pensão de alimentos, nada mais.
No dia anterior apenas tinha conseguido pagar a renda da casa no valor de 400€ ficando as compras para a semana por fazer porque a minha conta simplesmente ficou bloqueada entretanto.
No dia seguinte, já tinha o restante saldo cativo. Não fiz as compras para casa nem paguei o que faltava.
Tenho dois filhos menores a cargo que ficaram numa situação complicada.
E segundo a lei Na penhora de dinheiros ou saldos bancários, são impenhoráveis o valor
global correspondente ao salário mínimo nacional, ou na situação de se tratar de
obrigação por alimentos é impenhorável a quantia equivalente à totalidade da
pensão social do regime não contributivo (art. 738.º, n.º 5 do CPC), onde o funcionário com ar arrogante disse que a CGD não ia considerar a lei quando a mesma instituição nos dixou numa situação desumana onde consta na constituição possibilidade aplica-se quer se refira a contas a prazo, quer se refira às contas à
ordem, a contrario do que estava estipulado no art. 824.º, n.º 4 do CPC antigo. A
impenhorabilidade estipulada no n.º 5 tem como escopo o garante da dignidade do
executado, dado que este não poderá ficar sem uma quantia mínima para prover à
sua subsistência imediata.
Ora a CGD violou o que está na constituição Portuguesa e o que está na Lei.
Data de ocorrência: 3 de fevereiro 2020
4 de fevereiro 2020
Estimada Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01920001935.

joana mendonça
10 de fevereiro 2020
Ainda estou a aguardar a resposta.
19 de fevereiro 2020
Estimada Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2020-02-14.

joana mendonça
20 de fevereiro 2020
Esta reclamação nao eata resolvida pois não me foi devolvido qualquer saldo retirado indevidamente. Mais informo que tenho em posse os documentos comprovativos da impenhorabilidade do meu saldo total. Só considero resolvida a reclamação quando vir o meu saldo devolvido.
Estimada Cliente

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01920003167.

Convidamo-la a conhecer o Espaço Cliente em www.cgd.pt. Aqui pode encontrar informação útil, esclarecer as suas questões ou partilhar a sua opinião.

13 de março 2020
Estimada Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para o e-mail indicado no seu contacto, em 2020-03-11.

joana patricia mendonça
joana mendonça avaliou a marca
20 de fevereiro 2020

A reclamação nao esta resolvida porque o montante retirado da minha conta indevidamente nao foi devolvido. Apenas considero como resolvida a causa quando vir reposto o saldo roubado pela CGD de volta. Causou sérios danos na minha família como passar fome, a ter contas de crédito por pagar.