Bancos

Caixa Geral de Depósitos - Transação fraudulenta

Frederico Barros Dias
Frederico Dias apresentou a reclamação
22 de fevereiro 2021
No dia 9 de janeiro tendo acedido ao meu extrato bancário verifiquei uma transação de -1990,00€ da qual eu não tinha qualquer conhecimento. Entrei de imediato em contacto com o serviço Caixa Direta via telefónica para esclarecimentos sobre a transação, ao que correspondia e como se havia processado uma vez que eu não a tinha feito nem autorizado, foi-me transmitido pelo operador que havia sido uma compra feita através de um cartão MB NET gerado na aplicação MB WAY. Os mesmos afirmaram abrir um processo de reclamação de transação fraudulenta e ainda que me iriam ser repostos os fundos referidos enquanto o tratamento do processo. Acontece que esses fundos nunca foram repostos. Em seguida, no dia 12 de Janeiro dirigi-me à agência a que pertence a minha conta Caixa Geral de Depósitos, nos Jardins da Parede, e estes não tinham qualquer informação sobre o que me foi dito ao telefone, acrescentaram ainda que o processo levantado ao telefone já estaria encerrado. Solicitei abertura de uma nova reclamação.
Dia 19 de Janeiro após uma semana sem obter qualquer tipo de informação dirigi-me ao meu balcão, onde fui informado que o processo teria sido encerrado sem que eu fosse informado. Segundo as Condições Gerais de Abertura de Conta e Prestação de Serviços, com a referência ICGDPT0207_20160719, na Cláusula 4.ª “Todas as comunicações e informações que (…) a Caixa tenha de prestar, por escrito, ao titular, poderão ser prestadas: a) Em suporte papel; b) Em suporte eletrónico, através de envio de mensagem de correio eletrónico (…) para o endereço de correio eletrónico; c) Em suporte eletrónico, através de envio de mensagem no Caixa Direta”.
O gestor que me atendeu na altura disse-me para me dirigir às autoridades apresentar queixa e apresentar a mesma junto do banco; uma cópia de email enviado da minha parte para a entidade beneficiária da transação, da qual obtive resposta informando que a conta do beneficiário já teria sido bloqueada e que estão à espera de um contacto do banco para resolver o exposto; e ainda um Comprovativo de Movimento de Conta com o movimento assinalado não ser reconhecido por mim e em baixo assinado. O processo foi novamente fechado sem qualquer conclusão e, mais uma vez, não obtive qualquer notificação sobre a decisão do banco, tendo sido acordado darem-me todas as informações via email do progresso da investigação.
Estes últimos dois meses tenho constantemente tentado entrar em contacto com o vossa agência e nenhum dos colaboradores se disponibiliza para me ajudar, nomeadamente a Diretora da agência.
Reforço que para conseguir falar com a Diretora, Patrícia Matos, foi-me pedido na minha presença ao balcão, no dia 8 de fevereiro de 2021, para utilizar o número da agência e marcar uma reunião. Levei 3 dias a ligar constantemente e sem qualquer tipo de retorno da chamada. Até que, dia 19 de fevereiro de 2021, entrei novamente em contacto com a Caixa Direta e me foi fornecido o contacto da própria. Com sucesso no contacto, pedi educadamente que fosse marcada uma reunião para esclarecimentos dos processos de resolução de problemas do banco e foi-me recusado prestar-me um serviço de atendimento a que tenho direito, alegando não ter disponibilidade e qualquer tipo de ajuda ou informação que me possa dar.
Entre esta tentativa de contacto foram muitas mais das quais não tive qualquer retorno por parte da agência, nomeadamente a operadora de call center informar-me terem sido feitos dois pedidos de contacto urgente dentro de 2 dias e passaram-se 2 semanas sem que me contactassem. Aqui questiono qual é o apoio ao cliente que a Caixa fornece para este tipo de situações? É realmente seguro depositar o nosso dinheiro na Caixa? Podemos confiar nos vossos serviços e esclarecimentos na resolução dos nossos problemas?
Data de ocorrência: 22 de fevereiro 2021
23 de fevereiro 2021
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01921003159.

Frederico Dias
17 de março 2021
Acabo de receber um email em resposta à reclamação submetida no site da Caixa e a responda continua inconclusiva. Todas as respostas que recebo da Caixa Geral de Depósitos são todas idênticas. Mesmo depois de ser confirmado que perdi o acesso total sobre a minha conta MB WAY continuam a supor que tenha sido eu a realizar esta operação.
Quando é que eu vou ter uma resposta de um operador competente para a resolução deste processo?
Até agora apenas recebo respostas que para mim são formatadas e da qual só comprova a falta de atenção e interesse na proteção dos meus fundos na Caixa...
Pretendo um agendamento de uma reunião com um responsável do banco e este recusa-se a falar comigo para qualquer tipo esclarecimento, pretendo alguém que encare esta situação e que assuma o processo de forma correta.
É VERGONHOSO O QUE FAZEM COM OS VOSSOS CLIENTES.
18 de março 2021
Estimado Cliente,

Confirmamos o registo do seu contacto ao qual atribuímos a referência 01921004850.

19 de abril 2021
Estimado Cliente

Analisada a situação, informamos que enviámos a resposta à sua reclamação para a sua morada, em 2021-03-26.