Roupa Interior, Lingerie e Biquínis
  • hello@calzedonia.com

Calzedonia - Atendimento abusivo

Débora Aurélio apresentou a reclamação
21 de maio 2022
No dia de hoje 21-05-2022, dirigi-me à Calzedonia do Loureshopping para comprar os meros collants. Pedi o tamanho 4 na cor Bronze e a colaboradora Joana Silva, indicou-me que estava indisponível, eu questionei então em tamanho estava ao que me indicou que havia no tamanho 3, ao que, sem eu questionar ou pedir opinião, a colaboradora Joana Silva, olha para mim e diz " Tamanho 3 não, o M visto eu que visto o 36", eu comecei por ignorar, e disse que levava o tamanho M, ao que a Joana Silva indica que eu posso encomendar o tamanho 4. Foi aí que me irritei e disse " Eu levo o M pode ser? " E volta a insistir comigo que posso romper as meias e foi então que decidi não me calar e perguntei-lhe se por acaso sabia o tamanho que eu vestia e que a situação estava a tornar-se desagradável. A colaboradora Joana Silva, em momento algum parou para me ouvir ou sequer perceber que tinha acabado de ser inconveniente comigo. Acabei por desabafar que a acabei de ser mãe e é desagradável sentir o meu corpo avaliado com tanta insensibilidade. O segurança acabou por vir à loja porque me exaltei. Não compreendo como é que uma pessoa ainda para mais lidar com uma cliente não sabe parar. Eu estava a tentar explicar que senti-me desconfortável com a opinião, que eu não pedi, e pela forma como foi dada, e a Joana Silva simplesmente não quis ouvir e inclusive disse que não tinha de deixar dar a opinião dela eu é que tenho de me sentir bem comigo mesma. Claro eu compreendo, mas como recém mãe, com o corpo ainda todo alterado do parto, acho que tenho direito em estar mais sensível e de me ser respeitado o meu espaço, se eu não pedi ajuda nem opinião relativamente ao tamanho, uma colaboradora vossa não tem de mim quase obrigar a levar um L. Eu sou vossa cliente Há anos e conheço bem os vossos tamanhos. Eu sei que o M iria servir, e se rompesse, o problema é meu.
Entristece-me também o facto de a Joana só ter-se Apercebido do estado em que me deixou quando o meu marido aparece na loja e me pergunta o que se está a passar, eu enervada desatei a chorar, e a Joana ainda diz que não tem culpa do meu estado.... Claro que não, eu é que devia Sentir-me bem com o meu corpo...eu não tenho o direito de me sentir menos confiante num dia em que o parto e a gravidez se notam no meu novo corpo.
A meu ver não era suposto ter-me sentido tão desconfortável numa das vossas lojas a comprar uns simples collants, que para mim é quase uma rotina.
Falamos de emancipação das mulheres a toda a hora.. Mas enquanto as mulheres fizerem isto umas às outras nada muda.
Data de ocorrência: 21 de maio 2022
Calzedonia
Estimada Débora,

Agradecemos o seu feedback e exposição relativamente à sua experiência numa das nossas lojas, que desde já lamentamos.

Informamos que iremos contactá-la através da nossa plataforma oficial, com o objetivo de oferecer o melhor acompanhamento a esta situação.

Agradecemos a sua compreensão e permanecemos inteiramente ao seu dispor.

Atentamente,

Rita - Calzedonia Customer Care Team
23 de maio 2022
Antes de encerrar esta reclamação, em primeiro lugar não reclamei para obter descontos, porque o meu objetivo é expor um comportamento que acaba por ser recorrente nas vossas lojas (afinal não sou a única). Compreendo que aconselhamento é essencial e solicitado, contudo, as vossas lojistas devem respeitar clientes como eu que além de conhecer os vossos tamanhos muito bem, tenho um corpo com medidas diferentes, eu compro o S de leggins e o 4 de collants. Eu tenho o direito de pedir um tamanho que à partida nas vossas tabelas não corresponde sem me sentir julgada. Ontem dirigi-me novamente à loja porque achei que não podia deixar de apresentar reclamação no livro e também porque sei que me exaltei, chorei na loja e senti que devia pedir desculpa e explicar com calma o que a Joana Silva me fez sentir para de alguma forma contribuir para uma mudança. Contudo, foi muito difícil que a Joana me ouvisse, inclusive disse que a administração do Centro estava avisada do que se tinha passado, assim como os seus superiores...atenção, eu exaltei-me, chorei, mas não ofendi nem ameacei a integridade física da Joana, eu apenas senti-me mal, expus a situação à Joana e em vez de me pedir desculpa e concluir a venda a Joana não se calava, a tentar defender-se daquilo que não tem defesa, esteve mal, pede desculpa e conclui a venda. No dia de ontem estava a ir pelo mesmo registo mas como eu já me encontrava calma fiz mesmo um esforço em ser ouvida e sinto que só parou para me ouvir quando eu lhe perguntei se por acaso já foi experimentar um tamanho que pensou que iria servir e não serviu... Ao que me respondeu que sim... E eu perguntei e " gostava que isso fosse exposto em plena loja para toda a gente ouvir? " E a Joana disse que não, e foi então que eu lhe disse, mas foi exatamente assim que me fez sentir, exposta....
Eu não estou a fazer um filme, apenas acho que este tipo de comportamento tem de ser travado. A Joana não estava mal intencionada, mas insistiu que um M não me serviria, porquê? Segundo a Joana me disse ontem, porque eu iria romper os collants e no dia a seguir ia reclamar... Não ia, geralmente sou bastante responsável pelas minhas ações. Contudo Eu percebo o argumento...mas a partir do momento em que eu digo "levo o tamanho 3" A Joana não tinha de insistir mais. Eu ainda sou livre para comprar o tamanho que eu quiser.
Não a quero prejudicar no trabalho, quero apenas ser ouvida. Não tenho de me sentir assim para ir comprar uns collants que a meu ver são únicos.... Fui comprar a outro sítio e detestei, eu quero continuar a comprar na calzedonia... Mas quero que a experiência seja positiva para mim e para todas as mulheres que já passaram pelo mesmo. As lojistas não têm de dar o seu corpo e tamanho como exemplo a não ser que lhes seja solicitado porque pode ser motivo para uma recém mãe como eu num dia menos bom, me sinta ainda pior. Cada corpo é um corpo e se eu não peço, não quero ser comparada com outra mulher.
Obrigada pelo desconto, vou utilizar porque acabei por não comprar os collants, mas não é disso que vim à procura com esta reclamação.
Obrigada
Obrigada
Débora Aurélio avaliou a marca
5 de julho 2022

A marca ofereceu-me um desconto como resolução da reclamação, apesar de não ter sido o que eu pretendia, aceitei-o e tentei utiliza-lo na loja online, e claro não estava válido. Talvez volte a comprar na Calzadonia, mas na loja do loureshoping muito dificilmente.