40.4
  • Pr. Prof. Dr. José Vieira de Carvalho
    4470-006 Maia
  • geral@cm-maia.pt

Câmara Municipal da Maia - Recusa de recebimento de pagamento de quotas com moedas

ANTÓNIO RIBEIRO MORAIS
ANTÓNIO MORAIS apresentou a reclamação
28 de setembro 2022
ESCOLA DRAMÁTICA E MUSICAL DE MILHEIRÓS-MAIA.
Sou associado desta instituição. No passado dia 17 do corrente desloquei-me àquela associação para pagamento de quotas. Fui atendido pelo presidente da direção, o qual me perguntou se, como habitualmente fazia, ia pagar com moedas. Proferiu palavrões insultuosos, que me abstenho de escrever, empurrou-me uma primeira vez, tentou novo empurrão, tendo-me eu então já precavido impedi-o. Através de telefonema à P.S.P. fui elucidado para pedir o livro de reclamações, e que aguarda-se a chegada de elementos P.S.P. para tomarem conta da ocorrência. Regressei àquela instituição, pedi o livro de reclamações, foi-me respondido pela mesma pessoa já citada que não tem livro de reclamações nenhum. Voltei a contactar a P.S.P. relatando tal facto. Após cerca de uma hora á espera da P.S.P., tive que ausentar-me para deslocação ao posto de saúde para vacinação COVID. Confirmei, entretanto, que o Decreto-Lei nº 246/2007 de 28/6/2007 artigo 7º, nº 2, é obrigatória a aceitação até 50 moedas ( não mais de 50 ). Voltei no passado dia 24 do corrente a tentar de novo efetuar o pagamento, no mesmo local, sendo atendido pela mesma pessoa. Sem mais perguntou-me se ia pagar com moedas! Respondi-lhe que sim, até porque as moedas eram as mesmas que antes havia levado : uma de 1Euro+1 de 50 cêntimos+5 de 2 cêntimos+40 de 1 cêntimo , no total de 47 moedas. De novo a resposta que não aceitava moedas! Mesmo sem as ter visto, ou seja quanto e quais! De novo contactei a P.S.P. que deslocou elementos que me identificaram, inquiriram qual a razão da chamada, e deslocaram-se para a secretaria da associação para identificação, ao que suponho, do já referenciado da direção, e provavelmente para instá-lo quanto ao sucedido. Não estive presente nesta parte da situação, por indicação dos elementos da P.S.P.. Após aguardar a volta daqueles elementos fui informado que não foi, de novo, aceite o meu pagamento nas condições já referidas, e que poderia pedir em qualquer esquadra do país, a partir de 26 do corrente uma " cópia do auto ". Cumprimentos.
Data de ocorrência: 24 de setembro 2022
14 de novembro 2022
Ex.mo Sr. António Morais,

Estimado Munícipe,

Lamentamos, desde já, a demora na resposta à sua reclamação. A Câmara Municipal da Maia não estava como gestora desta página no Portal da Queixa até à data. Por este motivo, não fomos capazes de visualizar ou responder à sua queixa atempadamente.

Reencaminhamos a sua reclamação para a P.S.P., por ser da sua competência.

Para comunicar mais eficazmente com o Município, temos como canal oficial o site https://www.cm-maia.pt/fale-connosco , onde pode selecionar a opção “Ocorrência”, “Reclamação”, “Sugestão” ou “Elogio”. Esta via permite um tratamento mais rápido das comunicações dos cidadãos com o Município da Maia. Se preferir, pode também deslocar-se presencialmente aos nossos serviços para registar a sua ocorrência, reclamação, sugestão ou elogio.

Agradecemos a sua reclamação como oportunidade de melhoria dos nossos serviços.

Unidade de Apoio aos Órgãos Autárquicos
ANTÓNIO MORAIS
13 de dezembro 2022
Boa tarde. Conforme indiquei na reclamação dirigida ao Portal da Queixa em 28/9/2022, foi a P.S.P. ( esquadra de Águas Santas ) que me elucidou para pedir o livro de reclamações. Por tal, aguardo que alguma entidade se pronuncie. Gesde já grato pela atenção.
14 de dezembro 2022
Ex.mo Sr. António Morais,

Conforme previamente indicado, a Câmara Municipal da Maia não possui competências para o efeito da sua reclamação, considerando ser do âmbito das competências da P.S.P.

Unidade de Apoio aos Órgãos Autárquicos