Câmara Municipal da Nazaré Marca Recomendada
Municipio da Nazaré
  • Av. Vieira Guimarães, 54
    2450-951 Nazaré
  • geral@cm-nazare.pt

Câmara Municipal da Nazaré - Uso da cadeira de apoio a pessoas com mobilidade reduzida para ir ao mar

Sandra Henriques
Sandra Henriques apresentou a reclamação
25 de agosto 2021
Exmos Senhores,
Boa noite,

Na passada 6a feira (20/08) fui até à praia da Nazaré e, como já aconteceu em anos anteriores, o meu marido foi solicitar ao Nadadores Salvadores a cadeira de apoio à ida à agua para pessoas como eu que me desloco em cadeira de rodas. Foi-lhe informado que esse apoio já não era da responsabilidade deles e para o meu marido se dirigir a um gabinete/quiosque da Câmara, o que ele fez. Chegando lá teve que ir com uma menina a um especie de armazem buscar a cadeira que não se encontrava à mão e caso ele não tivesse ido com a menina, ela concerteza, não conseguiria tirar a cadeira do lugar onde estava.
Porque é que a cadeira não se encontra na praia à mão de quem a quiser utilizar com ajuda dos responsaveis, é claro?
Veio o meu marido e a tal menina ter comigo para irmos ao mar. Ao chegar à beira mar a menina informou-nos que teriamos que esperar por 2 colegas dela, que poderiam estar em qualquer lugar da praia, pois ela não poderia ir sozinha comigo, embora o meu marido tenha dito que ajudava.
Fo-lhe sugerido pedir ajuda aos nadadores salvadores mas a tal menina informou-nos que não podia ser, pois era responsabilidade deles (Camara Municipal da Nazaré), e alem disso havia uns certos atritos entre eles. Continuámos à espera e fizemo-lo por mais de 25m. Não veio ninguém para ajudar, e eu alí estava já arrefecer. Fartei-me daquela historia e como a menina não deixava o meu marido ajudar, pois a cadeira era da responsabilidade dela, nem ia mais para a frente no mar, que saliento estava espetacular e praticamente sem ondas, caso contrario eu não tinha tentado ir à agua, pedi ao meu marido e cunhado para me ajudarem e em pé tentei me molhar um pouco sem me afastar muito da cadeira. Como não tenho equilibrio e estando no mar com os pés constantemente a enterrarem-se na areia comecei a desenquilibrar-me cada vez mais, tentámos então voltar para a cadeira, que continuava parada à beira mar, pois a cadeira era da responsabilidade da menina e dali não saia. Ao tentar voltar para trás e depois do meu marido solicitar varias vezes para a menina deixar a cadeira vir um pouco mais para a frente, sem ela o fazer. O meu marido chateou-se a sério e foi tentar trazer a cadeira à força tentando tirar as mão da menina da cadeira. Ela nunca largou a cadeira, posso informar com toda a certeza que ela tomou bem conta do material. Não levou foi em consideração a pessoa que lá estava para utilizar o material, EU.
Só precisávamos que a cadeira viesse até mim que estava nem a 1m da mesma. A menina nunca deixou, pois era ela a responsável pela cadeira e ainda por cima disse que o tempo já tinha acabado e que ela até tinha dado mais 5m. Ficámos todos estupefactos!!! Mas será que ela quer ir embora e deixar-me na agua sem meio de conseguir sair em conforto. Com estas discussões todas e como o meu marido se dirigiu à cadeira para a trazer mesmo à força, fiquei sozinha com o meu cunhado que por muita boa vontade que tivesse não conseguiu segurar-me, tendo eu caido e ele atrás de mim... Nunca estive em perigo, pois estava mesmo à beira mar e lá conseguimos que me levantasse depois do meu marido ter trazido a cadeira junto a mim de arrasto, com a menina sempre a segurar a cadeira, porque, pois claro, a cadeira estava à sua responsabilidade. Sentei-me na cadeira e lá fui levada pela menina e pelo meu marido até à barraca. O meu marido seguiu, depois, com a cadeira e a menina e foi fazer queixa à Policia Maritima onde todos foram identificados. O meu marido, a menina e os tais 2 colegas que afinal estavam mesmo ali mas nunca se dirigiram ao pé de nós.
É de lamentar uma situação destas. Como é que pôem como responsavel, deste material de apoio a pessoas com mobilidade reduzida, uns miudos sem nenhuma preparaçáo ou formação e que apenas estão preocupados com o material sem pensar na pessoa que ali estava para utilizar a cadeira e que a me iria ajudar a sentir-me um pouco menos à parte indo até ao mar e assim sentir-me mais incuida. Pois é para isso que esse tipo de material existe. Para ajudar à inclusão de pessoas com deficiência. Terá sido para isso que o material foi adquirido. Mas assim é dificil...
Peço para resolverem esta questão o quanto antes, sei que já existiram mais queixas, só que foram apenas verbais e não ficando escrito é dificil que as coisas mudem. Espero que levem esta queixa em consideração e tentem melhorar esta situação que já foi boa mas que piorou muito entretanto.
Não sei se vou à Nazaré novamente, este ano, mas se for gostaria de ir à agua sem passar por este filme todo que se não fosse tragico até podia ser uma comédia.
Fico a aguardar as vossas melhorias quanto a este assunto, pois náo foi só por mim que efetuámos a queixa mas também por outros como eu. Evitando, dete modo, que passem pela mesma situação que eu.
Data de ocorrência: 20 de agosto 2021
26 de agosto 2021
Boa tarde
Desde já o nosso obrigado pela sua participação.
Informar desde já que desconhecemos qualquer outra queixa, seja verbal, seja escrita. Todas as reclamações, sugestões, comunicações, cheguem de que forma chegarem, são analisadas e sempre que possível alvo de melhoria do serviço.
A cadeira está na praia, ao serviço dos utentes. Está guardada, a poucos metros, para não estar ao sol, quando não é necessária. Não gostaria certamente de se sentar numa cadeira quente de estar ao sol. E a zona sombreada onde poderia estar a cadeira, fica assim disponível para os utentes da praia.
Fica registada a sua experiencia, e vamos fazer os possíveis para melhorar o serviço, por forma a que não se repita uma situação destas.
De salientar que o serviço está disponível, mas os funcionários que dão o apoio ao banho tem também outras competências, pelo que não estão sempre no local, pelo que pode demorar um pouco a preparar a cadeira e acompanhar o banho, pelo que o utente e os familiares tem de saber compreender a situação e esperar o tempo necessário.
Os funcionários tiveram formação no uso da cadeira, e vão ter mais formação certamente. Sempre no intuito de melhorar o serviço que prestamos.
Lamentamos profundamente que não tenha tido uma boa experiencia, vamos procurar melhorar o serviço por forma a que da próxima vez tenha uma experiencia melhor.
Sandra Henriques
26 de agosto 2021
Exmos Senhores,

Já vi a vossa rsposta à minha reclamação e não posso considerá-la resolvida já que os Senhores no fundo não resolveram nada. Apenas enviaram uma resposta a tentar justificar o que não tem justificação. Dizem-nos que nós temos que ter paciência e aguardar para que a ajuda chegue, como disse, aguardámos praticamente 30m e a ajuda não chegou, embora tivessem lá na area onde eu me encontrava, a area da Bola Nivea. Nunca ninguém chegou à beira mar para ajudar a vossa funcionária. Já que ela não tinha confiança em nós, estava acompanhada pelo meu marido, cunhado e cunhada eramos mais que muitos. A sua preocupação foi sempre a cadeira e nunca a utilizadora da cadeira. A vossa funcionária disse-nos que o nosso tempo já tinha acabado e a cadeira nunca foi utiilizada para o que está destinada, pois aguardava a chegada dos colegas, que nunca chegaram. Logo não compreendo o pedido de paciência da vossa parte já que a vossa funcionãria é que não teve a paciência nem a empatia para tentar solucionar a situação, de alguma forma. Mesmo depois de eu cair na água, a vossa funcionária não deixou a cadeira chegar a mim que estava a menos de 1m da cadeira, mantendo-se irredutivel no avanço da cadeira um pouco mais à frente. Se os vossos funcionários têm formação, tenho pena de vos informar que não parece de todo. Parece que apenas estão lá para tomar conta do material e não ajudar uma pessoa, como eu, a ir até à agua. Que é para isso que a cadeira serve. Quanto ao caso da cadeira estar ao calor... Já andei na vossa cadeira estando ela ao sol e à vista de todos e posso confirmar que não me queimei em altura nenhuma. Tenho pena que isto tenha acontecido e a sensação de que fiquei é que a cadeira se encontra escondida para ser utilizada o menos possivel, pois ela estava arrumada num local de diicil acesso. Parecendo até, segundo o meu marido, que não teria sido utilizada por ninguém, para estar onde estava. Ninguém sozinho a poderia tirar, quanto menos a vossa funcionária que é de estatura pequena.
Espero que tenham identificado a vossa funcionária e que a tenham chamado a atenção para esta situação para que para a proxima ela não faça o mesmo. Segundo ela, parece que nós queriamos levar a cadeira para "alto mar". Aproveito, ainda, para pedir desculpa em nome do meu marido que na altura se viu deparado com uma situação tão facil de resolver e que foi tornada dificil pela vossa funcionária, entrando ele numa situação de desespero e enervado por tudo o que estava a acontecer tendo-se dirigido à vossa funcionária de uma maneira rude e autoritária.

Não posso considerar o problema resovido. Os vossos funcionários estão devidamente informados da função da cadeira? É que pela reação da vossa funcionária fiquei na duvida se ela sabia que a cadeira flutuava.
Porque está a cadeira escondida? Não me digam que é para proteger do sol e não aquecer pois já utilizei a vossa cadeira e noutras praias também e sempre as vi à vista de todos. Se não for assim como é que as pessoas com deficiência, que não conheçam a praia, sabem que vocês têm disponivel uma cadeira de apoio ao banho. Os vossos funcionarios vão dar uma volta pela praia e perguntar a todos que estejam de cadeira de rodas se querem uma cadeira de apoio ao banho? Não me parece...
Talvez, quando for novamente à vossa praia e eu seja tratada de outra forma. Com mais importâcia do que o material eu possa, então, considerar a recamação resolvida.
Obrigada pela vossa resposta... Mas será apenas isso uma resposta, sem solução para o problema.
27 de agosto 2021
Cara senhora,
Foi tomado conhecimento do ocorrido no próprio dia. Foram registados os depoimentos da funcionária que esteve a fazer o apoio, dos nadadores salvadores com quem falaram, assim como com os funcionários da Biblioteca de Praia e a equipa Sul que veio para dar apoio. Foi informada a funcionária de como deveria ter reagido á situação e de como deveria proceder no futuro.
As equipas são compostas por dois elementos e alem do apoio ao banho fazem a vigilância da praia no sentido do cumprimento das regras covid. Nesse dia a equipa norte ficou apenas com um elemento, por motivos de doença, e na altura a equipa sul estava do outro lado da praia, tendo demorado a chegar.
Foram tomadas as medidas necessárias para que tal situação não volte a ocorrer.