Município de Aljezur
    8670-005 Aljezur
  • geral@cm-aljezur.pt

Câmara Municipal de Aljezur - Higiene e saúde pública

carlos henriques
carlos henriques apresentou a reclamação
10 de dezembro 2017

Reclamo da Câmara Municipal de Aljezur :
-Por não proceder à mudança de local da lixeira instalada junto à minha residência na Rua Setor F lote 37 VALE DA TELHA, conforme nosso pedido varia vezes enviado à CM Aljezur. Esta mudança justifica-se pelo ruido excessivo provocado pelo despejar de lixo nos contentores, especialmente nos vidrões e pela paragem de viaturas para depósito ou remoção de lixo dia e noite; pela sujidade permanente resultante da não remoção de entulho e também porque os objetos volumosos e desperdícios de jardim não têm remoção periódica e ajustadas às necessidades; e pela dimensão exagerada da lixeira que ocupa cerca de 150 m2.
- Por não aumentar o quantitativo de ecopontos na urbanização, de modo a evitar a concentração excessiva de resíduos nalguns locais da urbanização.
- Por não tomar as medidas preventivas necessárias ao não despejo de entulho em áreas publicas
-Por não divulgar os horários de remoção de objetos volumosos, e resíduos de jardim e entulho

Data de ocorrência: 10 de dezembro 2017
4 de janeiro 2018
Exmo. Sr. Carlos Teixeira:
Relativamente à exposição efetuada por V/ ex. relativamente à deposição de resíduos na proximidade do lote do qual é proprietário, localizado no Vale da Telha, setor F, n.º 37, vimos pelo presente informar que os colaboradores do Município de Aljezur têm vindo a analisar as necessidades sentidas na localidade do Vale da Telha, no que concerne à gestão de resíduos sólidos. De facto trata-se de uma zona com problemas bastante específicos, o que associado à sua dimensão e parcos recursos humanos, ao serviço do Município, os tornam de difícil resolução. Não obstante foi iniciado um processo de melhoria das condições existentes:
- Foi dado início ao melhoramento da zona circundante dos moloks destinados á deposição de resíduos sólidos urbanos e recicláveis, criando abrigos e espaços de deposição mais higienizáveis;
- Os locais para deposição de resíduos recicláveis serão reforçados, tendo-se já procedido ao pedido de novos ecopontos, junto da Algar, SA., entidade responsável pela gestão dos resíduos recicláveis;
- Relativamente ao ecoponto temporário colocado nas proximidade do lote do qual é proprietário, já foi solicitado também à Algar a sua deslocação para outro local, pelo que esperamos desta forma contribuir para a diminuição do ruido ali produzido. destaco que o molok manter-se-à no mesmo local
Sendo a gestão de resíduos um trabalho em constante análise e evolução, temos procurado com os meios disponíveis servir a população da melhor forma possível. Contudo existe uma variável determinante – A colaboração e civismo dos munícipes na deposição dos resíduos produzidos-, que nos é impossível controlar. Também consideramos que a informação é essencial, pelo que á semelhança dos cartazes já colocados, serão distribuídos, em breve, folhetos informativos sobre a correta deposição dos resíduos sólidos.

Agradecemos desde já a sua compreensão nesta matéria e encontramo-nos á disposição para qualquer aspeto que considere necessário discutir.

carlos henriques
7 de janeiro 2018
Relativamente à resposta do Município de Aljezur saliento a intenção positiva de aumentar o quantitativo de ecopontos na urbanização e a distribuição de folhetos informativos sobre a deposição de resíduos sólidos.
O Município não esclarece se continua a permitir a deposição de monstros e desperdícios de jardim junto aos ecopontos mantendo assim os níveis atuais de sujidade e de desleixo. Ou se vai alterar o processo de deposição e remoção criando condições mínimas para melhorar a higiene publica.
Sobre a lixeira instalada junto à minha residência a Câmara nada altera:
- Mantem-se o ruido dado que não muda de local o ecoponto semi-enterrado. Decisão incompreensível dado que há muito espaço na urbanização, onde poderia ser instalado a contento dos moradores.
- O espaço ocupado pelos contentores e lixo é de 150 m2, o que é exageradíssimo e inaceitável em área residencial. O que vai fazer a Câmara para regularizar a situação e acabar com a lixeira?
Carlos Henriques