51.3
    7800-427 Beja
  • geral@cm-beja.pt

Câmara Municipal de Beja - Campa familiares / estatutos

mimiduarte apresentou a reclamação
16 de novembro 2022 (editada a 3 de janeiro 2023)
Dr. Nuno Pancada,
Na qualidade de chefe de gabinete e desta área portanto ainda aguardo resposta passado quase 2 meses.
Gostaria que verificasse os estatutos da junta de Baleizão e Nossa Senhora das Neves e que me indiquem onde consta que o meu pai não poderia ser enterrado, numa campa nova, no cemitério novo sozinho onde eu tivesse possibilidade de ficar pós morte junto dele deixando agora os mármores e a campa preparada para tal.
Atenciosamente,
Sylvie Duarte Cascalheira
Data de ocorrência: 16 de novembro 2022
18 de novembro 2022
Informar a reclamante que as duas Autarquias têm Autonomia Administrativa e Financeira, pelo que deverá solicitar às mesmas o envio daqueles regulamentos (Cemitérios).
18 de novembro 2022
Exmo Dr. Nuno Pancada,

Eu não necessito dos regulamentos pois já os tenho em meio poder desde passado uma semana do falecimento do meu pai.
A minha advogada não vê nada que impedisse de o meu pai ser sepultado numa campa sozinho.
Mais, o Dr. Nuno Pancada diz que as juntas tem autonomia financeira e administrativa. Como posso aceitar que só por capricho e birra de uma comunista, eu nem consegui ir ao velório do meu pai nem à campa porque paralisei. Sou portadora da doença de Parkinson, fibromialgia em estadia bastante avançada, glaucoma bilateral e menos 3 cm no membro inferior esquerdo devido a um acidente em serviço.
Diga-me por favor o que devo fazer? O que o senhor faria no meu lugar, porque quando menos pensamos, bate à porta e nunca estamos preparados.
Atenciosamente,
Sylvie Cascalheira
2 de dezembro 2022
Boa noite,
Continuo sem saber porque não pude ficar com uma campa nova onde pudesse deixar logo preparada para mim, como sempre foi o nosso desejo.
Nem para morrer ou enterrar um ente querido há respeito pela dor e sofrimento alheio.
9 de dezembro 2022
Bom dia este Assunto é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Baleizão.
9 de dezembro 2022
Muito os senhores já perceberam não há qualquer espaço ao diálogo entre mim e a junta de freguesia de Baleizão daí a necessidade de um intermediário.
30 de dezembro 2022
Esta reclamação já foi respondida várias vezes. Assunto da JF Baleizao.
30 de dezembro 2022
Esta reclamação já foi respondida várias vezes. Assunto da JF Baleizao.
Senhor Vereador,

Parece-me que o senhor terá de mediar esta questão dos estatutos. Não consta nem há nos estatutos qualquer item impeditivos de enterrar o meu pai numa das 5 campas prontas a serem utilizadas, na parte nova.
Eu já percebi a questão da autonomia financeira da junta de freguesia mas deve haver hierarquicamente alguém que possa mediar esta questão sendo que p senhor vereador não quer.
Eu não vou desistir senhor vereador.
É por uma questão de justiça social.
Ela terá de dar alternativas e não fazer birra com finta pé porque tem autonomia no cemitério.
Estamos a falar de assuntos muito delicados, em que o culto da morte caso desconheça é muito importante para o povo alentejano.
Se o senhor escusa tratar e receber-me irei explanar toda a situação a nível superior.
29 de janeiro 2023
Preciso saber quem em termos hierárquicos tem soberania administrativa e financeira na junta de freguesia de Baleizão e das Neves.
Os estatutos servem para serem revistos se daí houver necessidade.
Não se podem elaborar estatutos relativo ao que se considera o espaço sagrado sem que a população tenha conhecimento! Estamos a falar da questão da fé, de cerimónia fúnebre, da morte.
Não brinquem comigo.
Exijo saber quem tem poder sobre estas duas juntas de freguesias.
10 de fevereiro 2023
conforme consta da informação da Engª Rita Paiva e das comunicações já remetidas à reclamante, a gestão e administração do cemitério de Baleizão competem à respetiva Junta de Freguesia e não à Câmara Municipal de Beja.
Informa-se que a única resposta passível de ser remetida à reclamante é a que já lhe foi transmitida e solicitar que exponha o assunto à Presidente da Junta de Freguesia, sendo que à Câmara Municipal de Beja não compete gerir o cemitério de Baleizão, nem interfere com a gestão do mesmo.
Mais se informa que a Câmara Municipal de Beja é um órgão da autarquia local que é o Município de Beja, e que a Junta de Freguesia de Baleizão é um órgão de uma outra autarquia local, que é a Freguesia de Baleizão. As mencionadas autarquias locais são pessoas coletivas territoriais dotadas de órgãos representativos, que visam a prossecução de interesses próprios das populações respetivas, nos termos do artº 235º da Constituição da República Portuguesa, sendo entidades distintas uma da outra e com as suas competências próprias.