Câmara Municipal de Cascais

Câmara Municipal de Cascais - Inundações na residência

António João Franco Pinto de Castelo-Branco
António Castelo-Branco apresentou a reclamação
29 de setembro 2017

Na rua Teixeira de Pascoais, durante os últimos anos o pavimento betuminoso da rua tem vindo a desagregar. A rua tem alguma inclinação, e quando chove mais intensamente os diversos detritos da desagregação do pavimento são arrastados pela estrada, vindo acomolar-se próximo da sargeta que se encontra em frente ao nº 17-B onde resido. A garagem da moradia fica abaixo do nível da estrada, e quando isso acontece, é frequente haver entupimentos da saída de escoamento para a garagem, e consequente inundação da mesma.
Esta situação já é antiga, e resulta de diversas situações específicas:
- O pavimento de alcatrão está desagregado e com alguns buracos.
- O passeio do outro lado da rua, nunca foi concluído, o que faz com que alguma terra proveniente desse terreno também seja arrastada para a estrada juntamente com os detritos betuminosos.
- A valeta de escoamento que se encontra entre os dois portões da minha residência não comporta um grande volume de água de enxurrada, uma vez que está colocada com um alinhamento mais abaixo do que o do colector das águas pluviais.
- A zona acima da minha residência tem o alcatrão um pouco mais baixo, o que provoca o acomolar de detritos que raramente são removidos pelos serviços de limpeza.

Perante o exposto, venho solicitar:

- que seja considerada esta situação, de modo a que não tenha de enfrentar mais situações de inundação na garagem, com as quais já tive alguns prejuízos, que ainda seriam maiores se não me encontrasse em casa quando aconteceu.

- A mudança da sargeta (sumidouro) para um local acima do colector das águas pluviais, com uma inclinação mais adequada para o mesmo, e que poderá ficar eventualmente confinado com o lote de terreno vazio ao lado da minha residência a cerca de três metros acima. Nunca fez muito sentido ter uma valeta entre os dois portões de entrada da moradia.

- A repavimentação betuminosa da rua, o que já foi alvo de requerimentos anteriores feitos por escrito pelos moradores da rua.

- Ser completado o passeio e lancil respectivo da rua que se encontra em falta, não se entendendo qual a razão porque nunca foi finalizado.

Aguardo resposta a estas situações, que penso serem ainda mais pertinentes, visto que este local está a ser alvo de uma intervenção de relevo com a criação do Parque do Penedo, que confina com esta rua Teixeira de Pascoais.

Os melhore cumprimentos

António João Castelo-Branco