Câmara Municipal de Coimbra

Fernando Alexandre
Fernando Alexandre apresentou a reclamação
2 de janeiro 2018

PEDRAS QUE CAEM NA VIA PÚBLICA -

Reclamações online nºs. 11282117 de 18/07/2017 e 13658717 de 18/10/2017 e outras feitas no livro de reclamações.

Este assunto, que considero muito grave e de urgente resolução, não posso deixar de relembrar os pontos essenciais deste problema. Desde 2006 que tenho vindo a alertar para as pedras que se desprendem do talude, com uma ou duas dezenas de metros de altura, e que caem na via pública. Em 2013 a Câmara Municipal de Coimbra, perante os diversos e-mails e fotografias enviadas sobre o assunto em questão, dignou-se escrever-me o ofício nº 15439, DGURU para fazer uma fiscalização ao local. Fiscalização feita e a conclusão tirada era de que teria de ser feita uma intervenção no local. Até hoje nada foi feito ou antes foram colocadas umas placas de perigo de que havia probabilidade das pedras se soltarem do talude. Ora a Câmara, ao colocar as referidas placas, reconheceu o problema e pensei que seriam provisórias até à resolução cabal e definitiva do problema ou a expensas da Câmara ou do promotor da urbanização. Nada disso, já as placas estão a envelhecer, e eu também, e o perigo continua à espreita, principalmente com esta chuva é ver as pedras a caírem constantemente na via pública.
Ó Senhor Presidente da Câmara de Coimbra, nesta sua segunda ronda já vai no seu segundo mandato e apetece-me perguntar-lhe será que se acontecer alguma desgraça vai continuar a dormir de consciência tranquila? Olhe eu não durmo, enquanto este assunto não for resolvido, por mim, pela minha família, as minhas netinhas têm cinco anos, e pelas pessoas que têm que se deslocar na Rua Albert Einstein. Siga, pelo menos, os conselhos do Senhor Presidente da República na sua mensagem de ano novo: 2018 terá de ser o ano da reinvenção da confiança e os portugueses precisam de ter a certeza de que nos momentos críticos AS MISSÕES ESSENCIAIS DO ESTADO NÃO FALHAM.

Data de ocorrência: 2 de janeiro 2018