Câmara Municipal de Espinho
Município de Espinho
  • Praça Dr. José Oliveira Salvador - Apartado 700
    4501-901 Espinho
  • geral@cm-espinho.pt

Câmara Municipal de Espinho - Condicionamento com regras extremas de acesso ao cemitério

Maria Alice Santos Dias
Maria Dias apresentou a reclamação
26 de maio 2020
No estado de calamidade decretado pelo governo, foram tomadas medidas de contingência para acautelamento do problema sanitário do sars-cov2.
As medidas vigentes são as tomadas na Resolução do Conselho de Ministros n° 38/2020 de 17 de maio.No Anexo ll n° 29 diz que estão abertas as " atividades funerárias e conexas".
Acontece que o Sr presidente da Câmera de Espinho( com certa autonomia) tomou as medidas MAIS RESTRITIVAS E RÍGIDAS NO CEMITÉRIO ,que qualquer outra autarquia do país ( fiz pesquisa).
Medidas de contingência são necessárias. Medidas estúpidas, são motivo de revolta e de conflitos.

Passo a descrever as medidas de condicionamento ao cemitério :
1→ Começa por ser a ÚLTIMA autarquia do país a abrir o cemitério. Foi a 18 de Maio.
2→ NENHUMA autarquia do país fez uma RESTRIÇÃO tão drástica dos honorários de funcionamento.
3→ NENHUMA autarquia do país limitou a DOIS DIAS por semana para a retirada ou colocação de arranjos florais. Este DIREITO, só pode ser exercido às sextas-feiras e sábados, DITOU o Sr presidente
4→ Não existe ABSOLUTAMENTE NENHUMA conexão entre o problema sanitário e os DOIS DIAS ESPECÍFICOS exigidos pelo Sr presidente para a colocação dos arranjos florais.
5→ Por razões particulares eu não posso ir ao cemitério nos dias DITADOS pelo Sr presidente. Estando impedida de o fazer nos restantes dias da semana, por consequência estou impedida de enfeitar.
6→ Todas as outras autarquias, permitem que a retirada e colocação de arranjos florais seja alargada aos SETE DIAS da semana. São autarcas humanos e racionais, não só porque permitem que todos os cidadãos possam homenagear os seus mortos, como também com um período muito mais alargado, para o fazer, impede que exista um maior aglomerado de pessoas, que vai de encontro às regras da OMS e da DGS.
7→ Ontem dirigi-me à Câmara de Espinho. Queria ser recebida pelo Sr presidente. Fui atendida por uma senhora, que não se identificou. Não me deu absolutamente nenhuma explicação para as medidas ditatoriais tomadas pela autarquia. Aconselhou -me a reclamar no livro.
8→ Reclamei, mas ao constatar que a entidade reguladora é a própria Câmara na figura do seu presidente, atirei a toalha ao chão ( até duvidei que aquele fosse o livro oficial). Maior conflito de interesses é difícil de se verificar.
9→ Resolvi denunciar neste portal, as medidas drásticas e nada relacionadas com o coice 19 tomadas pelo Sr presidente da Câmera de Espinho.
10→ É em momentos difíceis que muitas pessoas se dão a conhecer. O que o Sr presidente demonstrou não é revelador de um ser humano sensível, responsável, competente e cumpridor da igualdade constitucional.
Data de ocorrência: 26 de maio 2020
Maria Dias
26 de maio 2020
Errata :
No ponto 2 -a palavra "honorários "deve ser HORÁRIOS.
No ponto 9 -a palavra" coice" deve ser COVID.