9.5
  • geral@cm-fafe.pt

Câmara Municipal de Fafe - Apoio a pessoa idosa com deficiência motora

Manuela Santos apresentou a reclamação
13 de março 2023
Venho por este meio, mostrar a minha revolta, com a falta de apoio por parte da ação social do nosso Município.
Passo a explicar:
A minha tia, de 68 anos, deficiente motora, vive sozinha, muito dependente nas AVDs, já referenciada há alguns anos, no GAAS Fafe.
Já teve várias quedas, já tivemos que chamar os bombeiros e a GNR, porque estava fechada em casa, caída e desorientada.
Quando isso acontece vai para o Hospital de Guimarães, para a estabilizarem clinicamente e volta para casa.
Os assistentes sociais, já fizeram várias visitas, para lhe proporem uma institucionalização, mas ela insiste em não aceitar.
A minha preocupação é com os meus pais, com 78 anos cada um, que são as únicas pessoas que ela tem, que estão a ficar exaustos com toda esta situação.
Ela insiste que quer ficar na casa dela, para os assistentes sociais é muito mais fácil e dá menos trabalho ela dizer que não!
Não percebo que tipo de ajuda temos, são os velhos que vão tomar conta dos velhos?
Deixam de ter um final de vida, sossegados e sempre enervados, sujeitos a ter um AVC com toda esta situação?
Sim porque nós que trabalhamos, não nos podemos dar ao luxo de deixar de trabalhar!
Não deviam ter outro tipo de abordagem com estas pessoas, para uma solução favorável a todos?
Se os meus pais adoecerem ela não tem mais ninguém, vai ficar abandonada em casa?
Um dia aparece caída morta em casa e ninguém faz nada, só porque ela não quer ajuda!
Data de ocorrência: 13 de março 2023
15 de abril 2023
Acho que mereço uma resposta.
Vou aguardar o tempo que for preciso....
Manuela Santos avaliou a marca
27 de maio 2023