4.5
  • Largo da Sé
    8004-001 Faro
  • geral@cm-faro.pt

Câmara Municipal de Faro - Permanência de animais na esplanada e dimensões da mesma

Vanessa Viegas
Vanessa Viegas apresentou a reclamação
16 de janeiro 2023
No dia 15 de Janeiro de 2023 desloquei me com a minha família ao Restaurante Moinhos da Grelha, em Faro, na zona do passeio Ribeirinho, levamos connosco a nossa cadelinha pois sabíamos que o espaço tinha esplanada coberta e descoberta, fora da área do restaurante. Chegando ao estabelecimento e havendo mesas disponíveis na esplanada da rua, a empregada dirigiu-se a nós alegando que não poderíamos almoçar com a nossa cadelinha. Questionei informando que a ideia era almoçar na esplanada da rua, (pois a ideia que tenho não se pode proibir animais de estimação a não ser dentro dos estabelecimentos) tendo a mesma respondido que o dono do restaurante teve problemas com o vizinho de cima (desculpa dada sem qualquer sentido) e que por isso não aceitavam animais na esplanada.
A identificação de proibição de animais, estava apenas na zona coberta e era mencionada com o código de Lei, na zona de esplanada descoberta (rua) tinha apenas uns papeis impressos, como se fosse retirado da Internet e nem o código de Legislação tinha. Esta mesma esplanada, nem sabemos se é legal ou não, pois tem dias que é grande, outros dias pequena.
Pensei para mim mesma que tal pode não ser legal, mas sem certeza, apenas abandonamos o local. Sendo um espaço de esplanada aberta na rua publica para o passeio, será que o suposto dono poderá tomar esta decisão? Informei-me com outro estabelecimento onde acabamos por almoçar e os mesmos indicaram que não se pode proibir a permanência dos animais nas esplanadas.
Aqui temos dois pontos :
Podem proibir permanência de um animal na via publica/ esplanada? Se aparece um cão vadio, que iram fazer, bater no pobre do animal? É crime Lei nº 39/2020 de 18-08-2020, Artigo 2.º - Alteração ao Código Penal
Podem colocar esplanada sem ter zona precisa da mesma ou tem uma zona limitada? Se tem não é obvio! Se me quisesse sentar numa mesa minha de jardim poderia faze-lo naquela área, já que duvido que paguem toda aquela área de esplanada.
Hoje antes de proceder a esta denuncia, tentei fazer reclamação no livro de reclamações online, pois não quis estar a perder mais tempo com aquelas pessoas e pedir o mesmo no domingo. Os mesmos não estão registados, não encontrava no website contactei o apoio em chamada e quem me atendeu, informou-me que NIF não tinha registo online, o que é obrigatório neste momento correto?
Em termos de Higiene, ainda bem que não almoçamos naquele espaço, havia caixas encostadas perto da esplanada com cheiro a peixe e falta de higiene visível do lado de fora.
Muito Obrigada, agradecia imenso a vossa atenção e se possível esclarecimento em relação a Lei em que visa os direitos dos animais nestes locais.
Se forem ao local ou mesmo verificar fotografias na internet vão encontrar uma esplanada cada dia de uma maneira diferente.
Data de ocorrência: 16 de janeiro 2023