Câmara Municipal de Guimarães
Câmara Municipal de Guimarães
Performance da Marca
16.2
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
16,7%
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
16,7%
Média das Avaliações
30%
Taxa de Retenção de Clientes
0%
Ranking na categoria
Município de Guimarães
  • 253421200
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Largo Cónego José Maria Gomes
    4804-534 Guimarães
  • geral@cm-guimaraes.pt

Câmara Municipal de Guimarães - Atentado à saúde pública e bem estar

Sem resolução
Marco Lopes
Marco Lopes apresentou a reclamação
15 de agosto 2019

O que aconteceu no LARGO da OLIVEIRA no dia 14 de Agosto de 2019, por volta das 22 horas, após a saída da procissão da igreja da Oliveira, não pode ser classificado como menos de um ATENTADO à saúde pública e uma total FALTA de respeito e consideração pelas CENTENAS (ou milhares??) de vimaranenses e mesmo turistas presentes naquele local, grande parte deles já sentados nas centenas de cadeiras disponibilizadas pela CMG para a visualização de mais um filme apresentado pelo Cineclube de Guimarães.

Imediatamente após a saída da procissão, e perante a indignação de muitos presentes, entra uma equipa de LIMPEZA no largo, munidos com uma viatura aspiradora, com escovas rotativas, que expele AR e basicamente atira toda e qualquer poeira e resíduos leves para o ar!

Tendo em conta que o chamado TAPETE DE FLORES é autorizado a ser feito com uma base de SERRIM muito fino, o resultado foi básicamente uma NUVEM / CHUVA de PÓ de madeira, que entrou para os olhos, afectou a respiração, caiu sobre toda a praça (as cadeiras ficaram cobertas com um pó branco em poucos minutos) e até, claro está, para as mesas de quem estava na esplanadas, até ainda a jantar!!! Foi o CAOS!!! Pessoas a tapar as vias respiratórias, algumas fugiram dos assentos que guardavam para o filme, outras aguentavam, esfregavam os olhos... enfim!!! No dia seguinte, e já depois de ter lavado os olhos diversas vezes, ainda sinto a sensação de "areia" nos olhos... Até o CINECLUBE teve de TAPAR / PROTEGER o projector LASER que custa dezenas de milhares de euros!!!

Falei pessoalmente com a equipa de limpezas (e com o coordenador presente no local) antes de avançarem com a limpeza total, ao que me disseram que tinham ORDENS EXPRESSAS para fazer a limpeza imediatamente a seguir à saída da procissão. Embora entendessem o extremo incómodo da situação, teriam de prosseguir com a limpeza! (com a "redistribuição do serrim em cima das pessoas..." digamos)

Sugeri que fizessem a limpeza depois da sessão do Cineclube, por exemplo, quando grande parte das pessoas dispersasse, o que foi negado.

O que aconteceu foi uma vergonha, e quero que fique registado para que a Câmara saiba aquilo que FEZ e que ainda assim poderia ter evitado se tivesse dado autonomia à equipa para proceder de outra forma ou alterar o horário de limpeza de acordo com a situação apresentada. Ao que parece, as ordens são rígidas, e como não existe ninguém superior para alterar as mesmas, são executadas, mesmo sabendo que vão prejudicar / causar danos à população.

Não se admite aquilo que aconteceu ontem no largo da Oliveira...
- Deveria ter sido enviado um carro que, pelo menos, despejasse ÁGUA sobre o tapete, para evitar o levantamento de todo o pó / serrim / etc que voou em todas as direcções
- Deveria ter existido SENSIBILIDADE por parte da equipa de limpeza para o que ia / estava a acontecer
- Deveria haver AUTONOMIA da equipa de limpeza para poder ALTERAR as ordens e assim evitar uma situação que pusesse em causa a saúde e o bem estar das pessoas

Data de ocorrência: 15 de agosto 2019
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.