54.7

Câmara Municipal de Lisboa - Anulação de esgotos de prédios em zona histórica

Ana Gomes Ana Gomes
Ana Gomes apresentou a reclamação
26 de fevereiro 2019

A CML tem sido notificada por diversas vezes desde 03/04/2017 que a obra a decorrer na Travessa da Glória nº22-24 para reconstrução de novo hotel, anulou os esgotos de 2 prédios na Rua da Glória, cujas traseiras coincidem com as traseiras do hotel. Uma vez que estes esgotos tinham um ramal que passava pelo terreno do agora hotel (que se dirigia ao colector no exterior) e que o mesmo existia antes de 1950, os responsáveis por esta obra devem repor os esgotos tal como existiam. Esta situação foi comunicada desde 2017 por diversas vezes à CML tendo existido mesmo uma reunião com os responsáveis do saneamento, já que o esgoto se encontra agora a descarregar no terreno de um dos prédios da rua da glória, constituindo um problema e saúde pública e que afectará em breve a estrutura dos prédios. As caves dos prédios da rua da glória têm cada vez mais cheiro a esgoto, podendo em breve ser impossível respirar ar saudável.

O responsáveis pelo projecto do hotel foram contactados e confrontados com a situação, respondendo apenas que tiveram o seu projecto aprovado pela CML. Quando questionamos se no seu projecto consideraram o esgoto que ali existia e que não podiam anular, deixam de responder e colocam a advogada a intimidar os morados dos prédios da rua da glória.

Sendo uma zona histórica e perante a legalidade do exposto, a CML deve actuar com urgência, no sentido de obrigar à reposição dos esgotos existentes.

Data de ocorrência: 26 de fevereiro 2019
27 de fevereiro 2019
Exmo. (a) Senhor (a) Ana Gomes Ana Gomes,

Recebemos a sua reclamação 26353119, com a data 2019-02-27, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
8 de março 2019
Exma. Senhora
Ana Gomes Ana Gomes,

Recebemos a sua reclamação nº 26353119 com a data 2019-02-27, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML-537544-X3T1, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

Departamento de Saneamento
Rua D. António Luís de Sousa - Lote B1, R/C, Dto 1070-326 Lisboa
Telefone:
dmmc.ds@cm-lisboa.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
Ana Gomes
13 de março 2019
Bom dia, agradeço a resposta mas reforço que este assunto já esteve no saneamento, já me dirigi a este departamento para uma reunião sem que me tivessem dado qualquer perspectiva de resolução. Este assunto é grave e tem que ser resolvido rapidamente pela CML e não pelos munícipes. Aguardo confirmação de resolução.