54.8

Câmara Municipal de Lisboa - Casa do Animal

João Almeida
João Almeida apresentou a reclamação
25 de agosto 2017

Quando tentei "salvar" um gato novinho que resolveu habitar o meu prédio durante 2 semanas não pensei que ia passar pelo que passei quando chamei este serviço. As pessoas que estão à frente da gestão nem de pessoas sabem quanto mais de animais.

1º Telefonei para a Casa do Animal com o objectivo de fazer a recolha do gato e pasmem-se com a resposta: "Porque não abre a porta do prédio à noite para ele sair?"

Ainda pensei que me tinha enganado no número mas não, é assim que a casa do animal "recolhe" animais. É pedindo às pessoas que os abandonem. Fazem campanhas para não deixar animais na via pública e a entidade que devia ser responsável demarca-se da sua obrigação pedindo às pessoas para perpetrar o crime por eles.

2. Nesse mesmo dia, depois de me dizerem que já enviavam alguém, lá apareceram umas horas depois do pedido de recolha. Procuraram o gato, não encontraram e não queriam deixar a armadilha para o atrair. O Chefe não deixava ficar porque não viam o gato. Num edifício com 2 escadarias paralelas, 12 andares e com buracos de uma obra que estão a fazer (tubagens) era lógico que um gato facilmente se escondia em qualquer lado. Mas não, se não vêem o gato é porque este não existe.

Depois de "ameaçar" o funcionário com uma queixa para o serviço, o tal chefe lá deixou ficar a armadilha. Esta estava toda suja, enferrujada e logo dava para perceber que o gato não tinha peso suficiente para accionar o gatilho pois eu próprio ao testar ainda tive de usar bastante força.

Mas pasmem-se novamente, deram a armadilha mas disseram-me para ir comprar o isco! Não é pelo dinheiro pois não me importei de o alimentar quando foi preciso mas o que para mim é um insulto é uma pessoa chamar um serviço para retirar um animal que não é seu e ainda tem de pagar pela captura.

De salientar que há 2 anos usei este serviço e não tive razão de queixa e o funcionário trouxe o isco como é sua obrigação. Parece que a gestão de hoje está longe do passado.

2- Como é óbvio aconteceu o que esperava. A Armadilha não funcionava, o gato comeu e saiu.

3- Entretanto chamei o serviço outra vez. Desta vez consegui fazer o trabalho que era deles. Descobri onde ele se escondia (caixa do gás de um andar) e selei a porta e a tubagem por onde ele entrava, Disseram-se que às 14:00 deviam estar lá. Pois bem, foi como o primeiro dia e mesmo depois de muita insistência chegaram novamente 6 horas depois do primeiro telefonema.

Ao telefone disseram-se que não podiam dar horários e mais uma vez fiquei pasmado. Como é que um serviço funciona se eles não conseguem dizer por volta de que horas podem estar em casa das pessoas? Deixam-nas à espera e ainda respondem mal (atendimento). Com isto perdi 2 dias das minhas férias e fiquei a pensar que esta gente faz mais mal aos animais do que bem pois as pessoas que tentam ajudar são tratadas como se nos estivessem a fazer um favor. Até parecia que o serviço era para mim e não para o animal.

4- Para terminar a caixa onde o Gato foi levado cheirava tão mal que parecia ter um animal morto lá dentro. Tratar bem de animais também inclui a higiene meus senhores!

Conclusão: Se estão a pensar que a Casa dos Animais já não é um canil e que mais parece uma casa de adopção como fazem crer no seu site então desenganem-se. O nome mudou mas continuam a abandonar animais na rua, isto dito por eles. Esterilizam cortam uma orelha para marcação e rua com eles. Depois vejo a minha zona cheia de gatos mal alimentados e com sede e continuamos a brincar aos amigos dos animais.

Com isto tudo até temo o pior para o gato que entreguei. Fiquei com a sensação que lhe estava a fazer mal, sentimento contrário ao que achava que ia ter ao entregá-lo a esta casa. Pensei que iria ser adoptado, ter um novo lar, mas cada vez tenho menos esperança nisso e até fiquei com medo que fosse para abate.

PS: Se não respeitam as pessoas que ainda podem fazer alguma diferença então não vai sobrar ninguém para ajudar. A forma como tratam as pessoas que tentam ajudar os animais deixando-as à espera um dia inteiro e com arrogância dizendo que os horários fazemos nós desrespeitando por completo o dia a dia de quem tenta ajudar é uma vergonha. Bastava apontar para uma hora, mas não. Fazem sempre o mesmo percurso e azar para quem está no fim do mesmo.

PPS: Vou ficar atento para saber se o gatinho vai aparecer para adopção no site da Casa dos animais. Mas desconfio que terá outro destino...Eu até ficava com ele caso não tivesse um cão e um pássaro.

PPPS: As minhas queixas vão todas no sentido do serviço e atendimento telefónico, este até me disse se quiser fazer queixa, faça, nunca tentando resolver o problema do horário. E como sou bem mandado, fiz.

As pessoas que vieram a minha casa são os menos culpados. Quem chefia é que tem a responsabilidade toda. A imagem que fiquei da Casa do Animal foi a pior. Não pintem de cor de rosa o que é negro. O site deles dá a sensação que podemos ficar descansados mas eu fiquei arrependido de os chamar e agora até tenho um peso na consciência por tê-lo feito.

Data de ocorrência: 25 de agosto 2017
1 de novembro 2017
Exmo. (a) Senhor (a),

Relativamente à sua reclamação no Portal da Queixa, informamos que a Câmara Municipal de Lisboa, aderiu a esta plataforma em novembro de 2017.

Considerando o tempo que decorreu desde a data da reclamação que efectuou, gostaríamos de saber se o assunto que lhe deu origem se mantém ou se encontra ultrapassado. Caso persista, aconselha-mo-lo a realizar nova reclamação, para que a Câmara Municipal de Lisboa lhe possa responder em conformidade.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa