54.7

Câmara Municipal de Lisboa - Danos na via pública

Joaquim Celestino Carrega de Matos
Joaquim Matos apresentou a reclamação
1 de junho 2020
No dia 3/08/2018 na Praceta Torres do Restelo, ao fazer marcha-atrás para descer do passeio para o alcatrão através da rampa de acesso do mesmo que permite o acesso de viaturas à dita praceta bem como a garagens, e sem possibilidade de fazer inversão de marcha antes de descer, apesar de todo o cuidado que tive a descer o mesmo, a viatura embateu por baixo na parte debaixo do motor e pára choques, tendo mesmo este ficado preso na esquina superior do passeio, algo que dentro de um carro não nos apercebemos e ao descer, o mesmo partiu encaixes tendo também danificado plásticos que o ligam à cava de roda e resguardo do motor, tendo ainda ficado torcido. Ora a viatura não está rebaixada, tendo sim a altura original quando saiu de fábrica devendo-se tal embate à altura demasiado elevada do mesmo em relação ao alcatrão bem como à inclinação quase a pique. Ora esta área pertence ao Município de Lisboa e basta olhar para as fotos que enviei a semana passada, passado 1 ano e meio, para se perceber que todos os dias raspam/batem ali viaturas na parte inferior das mesmas, ao contrário do que alega o Núcleo de indemnizações de que ninguém nunca reclamou de qualquer dano ali, ao que respondo, calculo porquê, pois tal deve-se às pessoas não se quererem chatear por causa de pára choques raspados por baixo onde não se vê, bem como devido a tanta burocracia para reaver a indemnização pelos danos causados, danos esses que devem ser restituídos por direito.
Tenho imensas fotos comprovativas do sucedido mas estranhamente só consigo anexar aqui uma.
Data de ocorrência: 1 de junho 2020
1 de junho 2020
Exmo. (a) Senhor (a) Joaquim Celestino Carrega de Matos,

Recebemos a sua reclamação 41077720, com a data 2020-06-01, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

2 de junho 2020
Exmo. Senhor
Joaquim Celestino Carrega de Matos,

Recebemos a sua reclamação nº 41077720 com a data 2020-06-01, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML-612508-Y0Y8, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

Núcleo de Indemnizações
da Unidade de Coordenação Territorial
Rua da Cozinha Económica - 36, 2º, A 1300-120 Lisboa
Telf.: 218 171 181
Email: uct.ni@cm-lisboa.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

29 de dezembro 2020
Insistem em não pagar os danos, referem que sou o único a queixar-me quando as provas fotográficas que enviei são claras e deixam bem claro que aquele passeio está todo raspado fruto de danos que causou e certamente ainda causa a outros veículos que tentam subir ou descer aquela rampa. Sou o único a queixar-me pelas razões que já referi, porque as pessoas infelizmente hoje em dia não se dão ao trabalho, e dá imenso trabalho, pedir para serem ressarcidas por situações deste género.
Ignoram uma testemunha presencial que por sorte ainda hoje tenho o contato do mesmo e viu e ouviu a minha viatura a raspar por baixo, enfim, claramente ilegalidade cometida por esta autarquia.
Onde em tribunal estas provas seriam mais que suficientes para condenar esta autarquia ao pagamento dos danos, sem o recurso a tal não indemnizam pelos danos causados, repito, claramente ilegal.
Nos poderes que este Portal tem, peço que denunciem esta situação às entidades competentes.
Já mais recentemente tive um sinistro na Rua Junqueira com a Tv. Conde da Ribeira, fruto de um STOP virado para a parede que supostamente tinha que ver, e também por este sinistro não se responsabilizam, claramente um abuso de poder e uma fuga às responsabilidades quando a própria PSP me deu razão no local. Só me enganam uma vez e garanto que da próxima vai ser chamada autoridade ao local para testemunhar o ocorrido e se mantiverem a posição vamos para tribunal ou temos mesmo talvez a situação de Abrantes em Lisboa. Este Núcleo de indemnizações da CML merecia era o que o aconteceu ao Presidente da Câmara de Abrantes e ao Vice desta. Fazem as pessoas chegar a situações de desespero quando a razão e a Lei está do lado delas, depois, corre mal. Brincam com a vida das pessoas, causam sérios prejuízos por falta de manutenção ou construção defeituosa e depois não assumem as suas responsabilidades. Veja-se ainda a rua quinta do almargem que foi alcatroada há cerca de 2 semanas e já tem as tampas do esgoto a começarem a ficar desniveladas pois os incompetentes que lá estiveram, nem tiveram a mínima preocupação de manterem as tampas ao nível do alcatrão e quantos mais carros passarem por cima delas, mais vão abatendo e o alcatrão em volta delas partindo. Não dou 1 ano para esta estrada estar toda danificada em volta das tampas.
4 de janeiro 2021
Exmo. Senhor
Joaquim Celestino Carrega de Matos,

Procedemos ao reenvio da insistência do seu pedido com o número CML-612508-Y0Y8, para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

Núcleo de Indemnizações/Unidade de Coordenação Territorial
Rua da Cozinha Económica - 36, 2º, A 1300-120 Lisboa
Telf.: 218 171 181
Email: uct.ni@cm-lisboa.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.

11 de março 2021
Pretendo anexar uma fotografia desta semana daquele local em que os próprios moradores, foram forçados a colocar 2 objetos antes da rampa para que as viaturas dos mesmos não batam por baixo o que prova que é um problema que se arrasta há anos e continua a ser um problema para todas as pessoas que acedem à praceta torres do restelo.
11 de março 2021
Para além destes objetos, veja-se o estado cada vez mais danificado em que se encontra a rampa de acesso que me danificou a viatura por baixo, toda raspada e mesmo já lascada. A CML através do Nucleo de indemnizações não devem ter olhos na cara para dizerem já na altura que sou o único a queixar-me e não verem aqui 1 problema de construção deficiente. Estes incompetentes que se desloquem ao local, pago 50€ a cada um deles se conseguirem subir esta rampa sem a viatura bater por baixo (só não o façam de trator ou camião que aí vencem a aposta). Persisto na minha intenção de ser indemnizado no valor do pára-choques danificado bem como dos resguardos partidos por baixo. Obrigado
22 de março 2021
Peguem lá outra prova que mostra o estado do passeio já todo lascado à custa de danos em várias viaturas que tentam aceder a este local, bem como da forma improvisada que os moradores tiveram que tomar para aceder à praceta sem danificar as suas viaturas, mas estes animais da CML e do Nucleo de indemnizações em particular continuam a dizer que sou o único a reclamar, continuam sem me pagar os danos, nem sequer corrigem o declive e altura acentuados desta rampa de acesso. Tem que se fazer como na Câmara Municipal de Abrantes, entrar por ali adentro e...
12 de abril 2021
A reclamação é para ser mantida, para já recorri ao Provedor de Justiça e aqui é para se manter pois ainda não se pronunciaram em relação a estas novas provas quer do passeio cada vez mais estalado, quer das medidas que os moradores e trabalhadores foram forçados a tomar porque estes inqualificáveis não só não assumem danos, como não corrigem o problema. Estão-se literalmente a borrifar para reclamações, entra-lhes a 100 e sai a 200. CONTINUAREI A DENUNCIAR A TODAS AS ENTIDADES UMA POR UMA ATE ME PAGAREM O QUE DEVEM
11 de maio 2021
mantenho a reclamaçao com os novos dados perante os quais a CML ainda não se pronunciou
21 de maio 2021
Nao se passa nada, e a rampa de acesso está cada vez mais danificada, ninguem se desloca ao local para ver e aposto que nem o fizeram desde a reclamação, mas por mim a reclamação vai-se manter
22 de junho 2021
Nao têm que encerrar o processo porque a C.M.L. não responde, pois isso é claramente do interesse deles que isto seja arquivado.