54.7
Município de Lisboa

• Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - "Desaparecimento misterioso" do vídeo da reunião de câmara descentralizada nos Olivais

José Antunes apresentou a reclamação
8 de julho 2019

No dia 11 de Junho de 2019 realizou-se uma Reunião Descentralizada nos Olivais, à qual assisti pelo canal da CML no Youtube. Inclusivamente recuei com a gravação durante o próprio dia para ver do início. Quero com isto comprovar que o vídeo foi gravado e que não há qualquer impeditivo técnico que impeça a sua divulgação.

Acontece que no dia a seguir, o vídeo foi inexplicavelmente retirado do canal e desde então não há qualquer sinal.

Do que vi da reunião, compreendo que o executivo de Fernando Medina não queira que seja divulgado o que foi dito por si e outros representantes governativos, que ficaram manifestamente muito "mal na fotografia".

No entanto, vivemos num Estado Democrático, e o direito de acesso à informação e o direito ao escrutínio da actividade governativa nunca pode ser posto em causa por eventuais conveniências do momento.

Neste sentido exijo que o vídeo seja imediatamente reposto, sabendo que não há qualquer motivo técnico que impeça a sua divulgação.

Data de ocorrência: 8 de julho 2019
9 de julho 2019
Exmo. (a) Senhor (a) José Antunes,

Recebemos a sua reclamação 29729619, com a data 2019-07-09, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

11 de julho 2019
José Antunes,

Recebemos a sua reclamação nº 29729619 com a data 2019-07-09, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML- 561254-P9M6, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

UO: Departamento de Apoio aos Órgãos e Serviços do Município
Morada: Rua Áurea - 49, 4º 1100-060 Lisboa
Telefone: 213 227 338
Email: sg.daosm@cm-lisboa.pt

José Antunes,

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML- 561254-P9M6, e informamos o seguinte:

Compete ao Departamento de Marca e Comunicação a realização das transmissões em direto das reuniões públicas (e descentralizadas) da Câmara Municipal de Lisboa, tal como aconteceu na reunião de 11 de junho, nos Olivais.

No final da transmissão, o ficheiro com a gravação integral é alojado na página da CML no Youtube para posteriores visualizações.

Nessa sessão, no momento de alojamento no Youtube, em resultado de um problema técnico, o ficheiro ficou corrompido de forma irrecuperável.

Tentámos, ao longo de semanas e com recurso a vários técnicos, recuperar esse ficheiro com mais de 4 horas de gravação para disponibilizar aos munícipes mas não foi possível.

Lamentamos o sucedido e agradecemos a sua compreensão.

12 de julho 2019
Esta resposta pretende obviamente tenta demitir a CML do seu dever de voltar a colocar o vídeo online. Ao contrário do que é afirmado, o ficheiro nunca poderia ter sido corrompido por erro do Youtube. Para além disso certamente houve gravação do video num formato físico, leia-se disco/cartão de memória, pelo que é totalmente impossível que tudo tivesse falhado. O ficheiro existe, esteve online no dia, dava para ver e rever sem qualquer limitação e no dia a seguir "desaparece". Obviamente a CML está a agir de má fé, simplesmente não querem divulgar o vídeo por aquilo que ele contém, nada disto tem a ver com pretensos "problemas técnicos".
12 de julho 2019
Com esta acção, a CML viola a Constituição da República Portuguesa, nomeadamente o ARTIGO 48º PONTO 2 que diz que "Todos os cidadãos têm o direito de ser esclarecidos objetivamente sobre atos do Estado e demais entidades públicas e de ser informados pelo Governo e outras autoridades acerca da gestão dos assuntos públicos." e viola o ARTIGO 37º PONTO 1 "Todos têm o direito de (...)informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações." e o PONTO 2 do mesmo artigo "O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer tipo ou forma de censura."
15 de julho 2019
José Antunes

Na sequência de reabertura da sua reclamação nº 29729619 com a data 2019-07-09, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão, informamos que a mesma, foi novamente encaminhada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

UO: Departamento de Apoio aos Órgãos e Serviços do Município
Morada: Rua Áurea - 49, 4º 1100-060 Lisboa
Telefone: 213 227 338
Email: sg.daosm@cm-lisboa.pt

2 de agosto 2019
Ainda sem qualquer resposta, o que infelizmente é totalmente previsível
2 de março 2020
Não foi dada qualquer resposta ou esclarecimento cabal do que foi inicialmente exposto na reclamação.
2 de março 2020
Mais, acho piada à forma como as reclamações são dadas como "resolvidas" sem que quem se queixa tenha dado o seu aval para de facto considerar a queixa resolvida. É aliás assim que devem ter obtido um "índice de satisfação" tão alto, sendo ele calculado com base na capacidade de dar respostas (automáticas e geralmente a remeterem para um departamento qualquer) e baseado numa suposta "taxa de solução", que é inflacionada quando as reclamações sejam marcadas como "resolvidas". Bom truque.
29 de junho 2020
Como é fácil constatar, não foi dada uma resposta adequada à minha reclamação e recuso esta cosmética que a CML pratica de declarar reclamações resolvidas de forma unilateral, quando na realidade não estão resolvidas.
1 de julho 2020
José Antunes

Procedemos à insistência do seu pedido junto do serviço acima referido.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.

1 de julho 2020
Vou aguardar silenciosamente o vosso silêncio até ao momento em que de novo, de forma unilateral, tentem encerrar a reclamação para satisfazer o índice do "portal da queixa".
10 de novembro 2020
Os problemas no atendimento sucedem-se e ainda não obtive sequer uma resposta formal à primeira reclamação
12 de novembro 2020
José Antunes

Informamos que registámos e reforçamos esta sua reclamação nº 29729619 junto do serviço acima referido.

30 de dezembro 2020
Ainda sem resposta, quase ano e meio depois. Bravo!
29 de março 2021
Nunca obtive uma resposta adequada à minha queixa, que é sistematicamente dada como resolvida pela "marca"