54.9
Município de Lisboa

• Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Despejo de lixo alimentar à porta de casas particulares

iolanda lourenco
iolanda lourenco apresentou a reclamação
26 de abril 2014

Exmo(s) Sr(s)
A Camara Municipal de Lisboa já foi devidamente informada do despecho lixo diario do restaurante sito rua cruz poiais (n. 71) que efectua diariamente á porta do predio em frente, sito no n. 56, predio este meramente residencial e onde moro com a minha familia. Bem como foi solicitada a intervencao na fiscalização do horario, dado que o que consta á porta do estabelecimento nao é cumprido. Nem em termos de horario ou de encerramento nos dias mencionados, o que vem provocar disturbios de ruido apos o horario permitido por lei. Houve a visita de um policia da CML ao estabelecimento para advertir os proprietarios das queixas que foram apresentadas. No entanto na passada segunda-feira (dia 21 Abril) por volta das 17H00M, a proprietaria do dito restaurante foi novamente apanhada em flagrante pela minha pessoa, a colocar lixo NOVAMENTE á porta do meu predio. A senhora foi confrontada, ao que alegou que tinha o devido direito de colocar o lixo do seu negocio á minha porta, pois é amiga pessoal do ex-presidente da Junta Freguesia Misericordia( que reside na mesma rua ), e que por isso tinha o seu aval para colocar o seu lixo á porta da casa dos vizinhos..Ora por se tratar de uma situacao, a meu ver e das restantes testemunhas que assistiram a este triste episodio, de uma situação extremamente INTOLERAVEL e INADMISSIVEL, de imediato entrei em contacto com a Junta Freguesia da Mesericordia para falar directamente com o Dr. Alberto Bento , mas tal nao foi possivel dado se encontrar em reunioes. Foi referido o sucedido e pela gravidade dos factos comentados, ambas as funcionarias com quem falei, solicitaram o meu contacto de forma ao Dr. Alberto Bento ter oportunidade de esclarecer esta infeliz situação. Pois até á presente data não tive qualquer contacto da parte da Junta Freguesia, ou da pessoa em questão. O que para além, de questionarmos a falta de profissionalismo das pessoas em causa, que dever civico têm? Que integridade possuem? Tendo estado tantos anos na presidencia e residindo sempre na mesma rua onde se passa esta situacao vergonhosa há anos, que é um atentado á saude publica e é do conhecimento de todos e nunca nada se fez?!? Para além do lixo da vizinhaça ser depositado na esquina do meu predio, até já os estrangeiros que aqui nesta zona ficam alojados periodicamente, já seguem o exemplo e aqui igualmente depositam o lixo!! Existem dias que não é possivel abrir qualquer janela da minha casa, devido ao mau cheiro e pela quantidade de bichos (insectos, baratas, ratazanas) que circulam na area onde é colocado o lixo!! Esta é a minha casa e da minha familia, tenho crianças em casa, e que são obrigadas a viver com esta situação diariamente!!Vivem para além desta situacao do lixo, com o barulho fora de horas decentes dos bebedos que deambulam na rua, provenientes deste restaurantee diarimente!!! O caso foi apresentado directamente á CML e já tivemos em contacto com o Engenheiro( Eng. Angelo Mesquita)desde 2002, que ficou chocado com as fotos e videos apresentados deste cenário diario á porta do meu predio. Neste momento somos proprietarios somente do 1 andar, mas estamos em negociacoes para adquirir as restantes 2 fracções do predio, pelo fiquem cientes que se trata de uma luta que vamos levar até ao fim, seja por que meios forem e a que consequencias venham a ser obtidas para os envolvidos. Agradeço resposta formal a todo o exposto, com especial incidencia para o tipo de conversa ou postura que foi tida em conversa com a proprietaria do estebelecimento, bem como o respectivo plano de medidas a adoptar para resolver este problema de higiene e saude publica. Caso não obtenha resposta, seguimos para Instancias Superiores.

Sem mais de momento
Apresentamos os melhores cumprimentos,
Pedro Lourenço
Iolanda Lourenço

Data de ocorrência: 26 de abril 2014
1 de novembro 2017
Exmo. (a) Senhor (a),

Relativamente à sua reclamação no Portal da Queixa, informamos que a Câmara Municipal de Lisboa, aderiu a esta plataforma em novembro de 2017.

Considerando o tempo que decorreu desde a data da reclamação que efectuou, gostaríamos de saber se o assunto que lhe deu origem se mantém ou se encontra ultrapassado. Caso persista, aconselha-mo-lo a realizar nova reclamação, para que a Câmara Municipal de Lisboa lhe possa responder em conformidade.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa