Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa
Performance da Marca
54.7
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
28,7%
Média das Avaliações
36%
Taxa de Retenção de Clientes
43,3%
Ranking na categoria
Município de Lisboa
  • Tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.

    As suas atribuições e regime jurídico estão consagradas na Lei das Autarquias Locais

    Os municípios dispõem de atribuições nos domínios da ação social; ambiente; comunicações; cooperação externa; cultura e ciência; defesa do consumidor; desporto; educação; energia; equipamento rural e urbano; habitação; ordenamento do território e urbanismo; património; polícia municipal; promoção do desenvolvimento; proteção civil; saneamento básico; saúde; tempos livres; transportes.
    Participe as ocorrências em espaços verdes e espaços públicos, habitação e equipamentos municipais que necessitem da intervenção da CM Lisboa/Juntas de Freguesia, em naminharualx.cm-lisboa.

  • 218173469
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Estacionamento em Lisboa_Zona residêncial

Resolvida
1/10
Marco Rodrigues
Marco Rodrigues apresentou a reclamação
19 de abril 2018

Exmos senhores da Câmara Municipal de Lisboa (CML),
Sou morador na rua referida nesta reclamação há mais de 10 anos. Desde que a rua passou a ser gerida pela EMEL, solicitei o dístico de residência e sempre paguei a renovação, cujo dados (referências multibanco) a EMEL enviava via CTT, vulgo correios. Este ano, como sempre foi apanágio da EMEL, aguardei pela referida carta com as referências para a renovação do dístico. Acontece que, ou pelo facto da EMEL não ter enviado ou por eventual extravio nos CTT, o dístico expirou no dia 13 de abril de 2018 e como não recebi a habitual carta da EMEL, não renovei atempadamente o referido dístico. No entretanto, ou seja a 18 de abril, a EMEL rebocou a viatura em causa com multa justificando que a mesma se encontrava estacionada em local reservado ao residentes. De referir ainda que o agente que procedeu ao auto, deu nota que a viatura apresentava um dístico de residente que se encontrava expirado há 5 dias.
Posto isto, considerando o atrás exposto, dirigi-me aos serviços da EMEL para proceder à justificação e desbloqueio da viatura conforme justificação acima. O funcionário Jorge Pais, informou que não podia proceder ao desbloqueio da viatura sem que pagasse previamente o valor de 167 euros referentes ao reboque e à multa.
Expliquei que não havia recebido a referida carta de renovação do dístico tal como era hábito por parte da EMEL, ao que foi-me respondido que a EMEL não obrigada a enviar a referida carta e que o beneficiário do dístico tem de certificar-se de solicitar junto dos serviços da EMEL a renovação atempada do dístico.
Ora, se a EMEL sempre disponibilizou o serviço de renovação via envio de carta com as referências de multibanco para proceder à renovação durantes anos, incentivando este tipo de meio de forma a evitar que residentes tenham de se deslocar fisicamente aos serviços, criando este procedimento ou habito na forma de atuar dos residentes, confiando que no momento em que for necessário renovar o dístico a referida carta irá ser enviada de forma atempada pela EMEL.
A EMEL não consegue confirmar se enviou a carta, nem tão pouco garantir que a recebi. Não compreendo a posição da EMEL, que após incentivar ao longo dos anos a renovação dos dísticos à distância, quando este serviço falha não reconhece a falha nem assume a responsabilidade pelo mesmo. Se a EMEL não quer assumir ou garantir a fiabilidade deste modo de renovação, que não proceda ao envio destas cartas aos residentes. Continuo a morar na referida morada, sempre paguei os dísticos a tempo e horas. Este ano houve uma falha no serviço de renovação, o dístico expirou e a viatura é rebocada. Apesar da justificação apresentada a EMEL mantém a sua posição de não reconhecer que a falha esta no serviço da empresa e não na falta de vontade ou no incumprimento propositado do residente.
Face ao exposto e uma que a EMEL é uma empresa municipal, solicito à Câmara Municipal de Lisboa que se digne a dar provimento à defesa/justificação apresentada, anulando sanção/multa de 60 euros e a devolução do valor 107 euros relacionados com o reboque da viatura que advieram deste auto de contraordenação uma vez que os factos reportados demonstram acima de tudo que a origem da renovação do dístico tem origem numa falha dos serviços da EMEL.
A CML cobra taxas e impostos elevados como o IMI, não se pode alhear-se das falhas de atuação da EMEL nem dos seus funcionários como é o caso do Sr. Agente da EMEL Miguel Fé. A CML não deve focar-se apenas em ações de cobrança mas deve dar atenção a quem efetivamente paga e contribuiu de forma séria para o orçamento da câmara, nem que seja de vez em quando.
Sem outro assunto,
Com os melhores cumprimentos

Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 19 de abril 2018
Câmara Municipal de Lisboa
19 de abril 2018
Exmo. (a) Senhor (a) Marco Rodrigues,

Recebemos a sua reclamação 18279118, com a data 2018-04-19, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

Informamos que após análise, a mesma será encaminhada para o serviço municipal competente.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

Com os melhores cumprimentos,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
Câmara Municipal de Lisboa
19 de abril 2018
Exmo. Senhor
Marco Rodrigues,

Recebemos a sua reclamação nº 18279118, com a data 2018-04-19, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML-477390-8XPR, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

EMEL - EMPRESA MUNICIPAL DE MOBILIDADE E ESTACIONAMENTO DE LISBOA, E.M., S.A.
Alameda Linhas de Torres 198-200, 1769-032 Lisboa
211163060
info@emel.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

Com os melhores cumprimentos,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
Marco Rodrigues
Marco Rodrigues avaliou a marca
4 de outubro 2018

A CML só serve para cobrar taxas e impostos. Quando se trata de corrigir comportamentos de colaborados de empresas municipais...lava as mãos como pilatos. Tipica entidade pública que só serve para alimentar tachos!!!

Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.