54.7

Câmara Municipal de Lisboa - Multa por velocidade na av lusiada

Ilidio morgado da Silva
Ilidio Silva apresentou a reclamação
4 de dezembro 2019
Gostaria hoje de expor uma situação que considero de extrema injustiça. Recebi uma notificação de multa por excesso de velocidade na Av Lusiada junto ao estádio da Luz. Fiquei estupefacto e atónito porque me considero um cidadão cumpridor e tenho sempre em consideração a velocidade a que me desloco no meu carro de modo a ter o maior respeito e segurança tanto para mim como para os outros condutores (nunca até hoje tive qualquer acidente).
Acontece que fui apanhado por um radar móvel porque me deslocava a 76 Km numa zona que julgava ter o limite de 80Km e onde a velocidade máxima pelos vistos é de 50Km, (julgo que não existe qualquer placa a assinalar este limite de velocidade).
Fazendo uma análise ao local, ao momento e á velocidade permitida o que me ocorre dizer é que isto parece uma “autêntica caça à multa”, como se pode ver na foto, a Av Lusíada tem 3 faixas de rodagem em cada sentido e naquele momento às 15H43, não havia trânsito. Como todos sabemos, nesta via não existem passadeiras ou passagem de peões. O meu ato pode ser considerado legalmente como sendo uma infração e já paguei a multa, (a primeira que tenho nos meus quase 40 anos de carta), mas porque as entidades competentes desclassificaram esta via como sendo rápida, sendo a mesma muito semelhante à 2º circular onde a velocidade máxima é de 80Km, confundindo assim qualquer condutor, dada a proximidade das mesmas.
O meu objetivo ao partilhar este assunto é evitar que aconteça o mesmo a outros cidadãos e avisar os mesmos de modo a que fiquem a saber que na minha opinião na Av Lusíada há uma autêntica caça à multa pela CML.
Data de ocorrência: 4 de dezembro 2019
Exmo. (a) Senhor (a) Ilidio morgado da Silva,

Recebemos a sua reclamação 34157819, com a data 2019-12-04, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
Exmo. Senhor
Ilídio da Silva,

Recebemos a sua reclamação nº 34157819 com a data 2019-12-04, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML-590353-G0L3, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

Policia Municipal
Morada: Rua Cardeal Saraiva (antiga Rua A à Avenida José Malhoa) 1070-045 Lisboa
Telefone: 808 202 036
Email: pm@cm-lisboa.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa

Até podia ser uma estrada de 5 faixas e o seu carro ser o unico no mundo. Se o limite é 50, é 50. Não 80. Não há nada de injusto nesta coima.

9 de janeiro 2020

Caro senhor o problema é que este limite de 50 não está assinalado enquanto na 2ºCircular existem as placas de 80 aqui, não existe nenhuma porque erradamente esta via está classificada como uma avenida normal com passadeiras e semáforos o que não é o caso. Esta via é em tudo semelhante à 2º circular onde o limite é de 80 e como disse está bem assinalado.

Aconteceu-me exactamente a mesma coisa no mesmo local, nunca ninguém anda ali a 50km/h. Como diz e bem, nada está assinalado. Sr. Ilidio, conseguiu resolver a questão? Vou reclamar.

Passei lá hj e ia a 80km no meu carro o que deve para os radares ser 71 ou 72km por acaso não travei pk já sozinho e vi o carro e até pensei que fosse 80km a velocidade naquela zona, acontece que não tem sinalética nenhuma no percurso que fiz. Vamos ver se chega alguma coisa para depois reclamar, realmente 50km mais vale ir a pé, estamos em fase de pandemia e andarem a caçar multas, enfim é uma tristeza.
Vou ver se chega alguma coisa ou até já podem ter alterado a tolerância. Uma coisa é certa a tecnologia automóvel evolui e a sinalética que está presente atualmente nas estradas é dos anos 60 simplesmente ridículo.

Hoje recebi uma multa no mesmo sítio.... uma autêntica armadilha....fiquei tão indignado como você. Já paguei a multa mas acho desadequado por tudo o que ja foi aqui exposto, o limite naquele local ser 50 km. No mínimo devia ter a sinalização de aviso no local.fui multado a 77 kmh.numa via de sentindo único com 3 faixas ,sem passadeiras ou cruzamentos e ainda por cima como no seu caso era a única viatura a circular no local.sinto-me injustiçado mas que fazer.... já paguei a multa e espero que sinalizem a estrada em questão pois só assim podem refutar a acusação de caça à multa.120 euros perdidos assim sem causar qualquer dano ou risco a terceiros...uma tristeza sinceramente....é a primeira vez em 30 anos de carta que sou multado desta forma....

Pelos vistos não é só nesse local que a CML anda a caçar multas. Eu recebi a mesma multa a 53 km/h. Na Av. Cidade Lourenço Marques (nos Olivais junto ao Vale do Silêncio) a via que liga a Av. de Berlim à Av. Marechal Gomes da Costa, também é local de caça à multa. Aparentemente o limite de velocidade é de 30km/h, embora nunca tenha visto nenhuma placa, numa via em que tem semáforos de 50 em 50 metros, com duas faixas e separador central. No local onde me "apanharam" a via tem uma inclinação substancial a descer, o que provoca que um carro sem acelerar facilmente ultrapasse os 30km/h.
Nas vias circundantes o limite é de 50km/h (uma vez que é zona urbana) e nada leva a crer que nessa via seja diferente.
A forma como me multaram é uma verdadeira armadilha, apenas com o objetivo de sacar os 120€ fáceis e sem nenhum efeito pedagógico. Com estas ações, cada vez tenho menos respeito pela Policia Municipal que em vez de andar a prestar serviço aos munícipes andam a arranjar forma de os armadilhar só para encher os cofres da CML.
Sinto mesmo que me estão a roubar estes 120€.
Tristeza...