54.7
Município de Lisboa

• Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Obras ao fim-de-semana / agente não identificado incorrecto

IAA apresentou a reclamação
6 de julho 2019

Todos os fins-de-semana tenho reclamado de ruídos de obras na Calçada das Necessidades em Lisboa que não têm autorização para acontecer, facto já confirmado pela Policia Municipal.
Este fim-de-semana, hoje, volto a reclamar.
Por volta das 9h30 falo para o mesmo número (217 225 299), falo com um agente que não se identifica e que diz que irá enviar paquete ao local.

Até às 11h o barulho continua, senão pior, e ninguém foi ao local.
Volto a ligar, a insistir e o mesmo agente ao telefone diz que já pediu paquete.
Eu reclamo que TODOS os fins-de-semana se passa o mesmo e que COM CERTEZA nunca foi cobrada multa ao responsável pela obra para que todos os fins-de-semana o mesmo se volte a passar.

O senhor agente, com condescendência, diz que "se eu quiser desabafar com ele, posso fazê-lo" ao que respondo que "não quero desabafar, quero é que enviem lá alguém como NUNCA com certeza fizeram, pois continuam a fazer o mesmo todos os fins-de-semana, e eu pago os meus impostos, tenho o direito a ter DESCANSO ao fim-de-semana" mas entretanto o senhor agente desliga-me o telefone na cara. Afinal não esteve para ouvir desabafos.

Como ele não se identificou, o que a priori também não acho correcto, pois todos os agentes com quem falei ao telefone sempre se identificaram, pretendo reclamar deste agente específico, que hoje (sábado dia 6 de julho de 2019) entre as 9h30 e as 11h estava a atender o telefone, pretendo reclamar da Policia Municipal que não resolve este assunto, sendo que todos os fins-de-semana se passa sempre o mesmo e todos os fins-de-semana tenho que estar 2 horas ao telefone sem que depois nada se altere, e quero obviamente reclamar desta obra e seu responsável que não tem qualquer respeito ou consideração pelos moradores desta zona e que pelos vistos está acima da lei pois continua a fazer o que quer e entende TODOS os fins-de-semana.

Data de ocorrência: 6 de julho 2019
6 de julho 2019
Exmo. (a) Senhor (a) Inês Alves,

Recebemos a sua reclamação 29682119, com a data 2019-07-06, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
Exma. Senhora
Inês Alves,

Recebemos a sua reclamação nº 29682119 com a data 2019-07-06, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML-560935-M1D9, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

UO: Polícia Municipal
Morada: Rua Cardeal Saraiva (antiga Rua A à Avenida José Malhoa) 1070-045 Lisboa
Telefone: 808 202 036
Email: pm@cm-lisboa.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
10 de julho 2019
Após a minha reclamação à Policia Municipal por causa do ruído (ensurdecedor) de obras durante o fim-de-semana, após muita insistência da minha parte e após terem dito que não tinham conhecimento de licenças especiais de ruído atribuidas nesta zona, finalmente dizem que um paquete foi ao local mas não levantou auto pois aparentemente têm licença para fazer ruído à sexta e ao sábado (!).

Preciso esclarecer a quem esteja fora do assunto, que o barulho é permanente e constante durante toda a semana, das 7h/7h30 às 19h30/20h, incluindo sábados e muitos domingos... já há meses e provavelmente durante mais um ano.

Gostava de saber quem na Câmara atribuiu esta licença sendo que se trata de uma obra privada (e não de interesse público) pois talvez esse responsável não se importe de trocar de casa comigo, visto não ver qualquer problema com trabalhar durante toda a semana, pagar uma renda e os seus impostos e nem conseguir ter 2 dias seguidos de descanso... Ou talvez já lhe tenham prometido um dos apartamentos no condominio de luxo que se constrói rapidamente durante a semana e aos fins-de-semana às custas da sanidade mental, emocional e física de quem por aqui mora...

Gostaria de entender como são atribuidas licenças deste tipo, sem qualquer consideração pela saúde pública e dos moradores. Quem tem em conta o impacto emocional e fisico que toda esta constante (e brutal) poluição sonora e ambiental (acrescida à já existente, considerada "normal e aceitável") tem sobre quem é obrigado a aqui viver?

Ninguém (dos que mandam e tomam este tipo de decisões e atribui este tipo de licenças especiais de ruido ao fim-de-semana) tem nada disso em consideração, com toda a certeza.
Mas como não posso escrever em maiúsculas o que realmente pretendo, resta-me dizer que imagino muitos envelopes a passar por debaixo de mesas, para que este tipo de licenças especiais de reuído ao fim-de-semana sejam atribuídas a obras privadas de condominios de luxo ou parques de estacionamento subterrâneos... e mesmo ao lado de hospitais. Talvez porque os hospitais são também eles privados...

Uma obra pública e de interesse público, que talvez se justificasse fazer ao fim-de-semana, visto se tratar de uma avenida (Infante Santo)com trânsito intenso (ruido esse considerado normal e que, seja que dia ou hora fôr temos de aceitar calados e acordados), talvez fosse a de consertar os gigantescos buracos e lombas que há décadas existem na mesma avenida... mas essa é uma obra que continua há anos anos por fazer - seja durante a semana seja ao fim-de-semana.

Condominios de luxo privados e parques de estacionamento subterrâneos também privados, vão enchendo os bolsos dos seus proprietários que com certeza vivem longe de toda esta insuportável insanidade sonora e ambiental. E ainda o podem fazer ao fim-de-semana, pois a Câmara há-de com certeza agradecer o pagamento das ditas licenças...

A quem paga os seus impostos, e trabalha ou aqui vive, resta-lhe "desabafar", seja à Policia municipal, seja aos portais virtuais, seja ao vizinho, ao amigo, seja à Câmara, seja a quem fôr, pois reclamar, de pouco servirá, tenho a infeliz e convicta certeza.

Reclamar sé mesmo por um profundo sentimento de direitos cívicos constante e completamente ignorados, pisados e desprezados. O que fala mais alto (muito mais alto que a retroescavadora e martelos pneuméticos que aqui trabalham todos os dias da semana das 7h às 20h, incluindo os domingos em que ninguém do atendimento a reclamações da Policia Municipal me atendeu, ou muito menos enviou paquetes às ditas obras) são os interesses (leia-se, bolsos cheios) de uns, ignorando os direitos de muitos.

Assim se faz num País pequenino quem quer ser muito grande.
Os seus cidadãos que mudem... de casa, de cidade ou de país.
10 de julho 2019
Devo acrescentar que enviei reclamação para a Policia Municipal sobre o referido agente que desligou o telefone na cara, sem se ter identificado, para o endereço de email fornecido pela Policia Municipal (igual ao que aqui a Câmara refere) e recebi resposta automática de que o endereço de email não é válido.
IAA avaliou a marca
24 de junho 2021