Câmara Municipal de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa
Performance da Marca
54.8
/100
Razoável
Razoável
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
28,9%
Média das Avaliações
35,8%
Taxa de Retenção de Clientes
43,7%
Ranking na categoria
Município de Lisboa
  • Tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.

    As suas atribuições e regime jurídico estão consagradas na Lei das Autarquias Locais

    Os municípios dispõem de atribuições nos domínios da ação social; ambiente; comunicações; cooperação externa; cultura e ciência; defesa do consumidor; desporto; educação; energia; equipamento rural e urbano; habitação; ordenamento do território e urbanismo; património; polícia municipal; promoção do desenvolvimento; proteção civil; saneamento básico; saúde; tempos livres; transportes.
    Participe as ocorrências em espaços verdes e espaços públicos, habitação e equipamentos municipais que necessitem da intervenção da CM Lisboa/Juntas de Freguesia, em naminharualx.cm-lisboa.

  • 218173469
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Rua de Xabregas - espaços verdes

Resolvida
Francisco Cruz
Francisco Cruz apresentou a reclamação
21 de julho 2020
Ex.mos senhores

Por diversas vezes tenho feito chegar até vós o pedido e a sensibilização para a necessidade de serem promovidos espaços verdes em Lisboa, em especial quando a nossa capital assume o papel de capital verde europeia.

É por demais evidente que a consciência ecológica cresce a par do reconhecimento na importância que os espaços verdes têm na qualidade de vida das pessoas. É, pois, com base nas premissas apontadas que tenho insistido que a rua de Xabregas, onde existem passeios largos, zonas abertas, beneficiaria com a colocação de árvores, arbustos, algo que tornasse a rua mais aprazível para quem cá mora. Por longos anos os largos passeios têm sido local de estacionamento habitual, inclusivamente nos passeios contíguos à Junta de Freguesia.

Já perdi a conta ao numero de mail, enviados, quer à Câmara Municipal, quer à Junta de Freguesia de Xabregas. Nos últimos meses iniciaram obras na rua de Xabregas, na melhoria dos arruamentos, passeios, alteração do sentido automóvel, etc... No entanto é com pena, e de forma incrédula que vejo ser colocada pedra e mais pedra, cimento e mais cimento e nada de espaço para árvores. Os passeios vão ficar mais amplos, as zonas das passadeiras em maior número, no entanto mantém-se a mesma orientação, a mesma insensibilidade.

Onde andam os arquitectos e engenheiros que planearam a avenida do terreiro do paço até a santa Apolónia? Onde andam os decisores que optaram por promover as zonas verdes em Lisboa? Basta passear por Lisboa, junto à Estefânia, Avenida da Republica, para perceber o ganho que há na colocação de árvores, de zona verdes para as pessoas.
As cidades devem ser para as pessoas. Devem ser lugares onde se sinta prazer em viver.

É, pois, lamentável que se continue a optar por não ouvir as pessoas que aqui moram. Já tivemos audiência com a antiga direcção da junta de freguesia, têm sido várias as pessoas a apontar e a pedir esta mesma sensibilidade. Tudo em vão, tudo sem qualquer resultado visível. Pena que as autarquias e em particular as juntas de freguesia só se lembrem das pessoas que aqui moram quando precisam delas por motivos eleitorais. Deparamos com um muro, um desinteresse, uma não resposta às solicitações dos cidadãos. Não há um motivo, uma razão, para que tal não posso acontecer. Além do desinteresse e da pouca vontade e corresponder às pretensões de quem vive por aqui.

Xabregas apesar de ir ficar com a cara lavada continuara na mesma. Por vezes questiono o porquê desta má vontade, deste desinteresse e inépcia? Custaria assim tanto fazer uns arruamentos agradáveis, à vista, à qualidade de vida, orientados para as pessoas? Será assim tão complicado e difícil colocar umas árvores, uns bancos para as pessoas de poderem sentar? Qual o interesse de continuar nesta direcção? Em conversas com diversos moradores, denota-se a mesma preocupação. Há, no entanto, quem já tenha perdido a vontade e o interesse em manifestar a sua opinião, certos de que nada muda, nada se altera, quer o poder local continua surdo e autista perante as preocupações das pessoas.

Apresento por isso o meu desagrado, pelas inúmeras vezes que tenho pedido intervenção neste sentido, pelos inúmeros mails enviados à Câmara Municipal e Junta, sempre sem qualquer resposta. Apresento a minha mais profunda tristeza, por cinicamente termos assumido o assunto de capital verde da Europa e ao mesmo tempo quando fazem obras nos arruamentos da rua de Xabregas, tudo o que tem sido pedido neste últimos anos cai por terra. Lamento que o poder local continue a posicionar-se tão longe dos cidadãos.

Cumprimentos

Francisco Cruz
Data de ocorrência: 21 de julho 2020
Câmara Municipal de Lisboa
21 de julho 2020
Exmo. (a) Senhor (a) Francisco Cruz,

Recebemos a sua reclamação 43833420, com a data 2020-07-21, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

Informamos que após análise, a mesma será encaminhada para o serviço municipal competente.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

Com os melhores cumprimentos,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
Câmara Municipal de Lisboa
23 de julho 2020
Exmo. (a) Senhor (a)
Francisco Cruz

Recebemos a sua reclamação nº 43833420 com a data 2020-07-21, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML-618208-D7K1, e foi enviada para a unidade orgânica/entidade responsáveis pela matéria em apreço, cujos contactos são:

Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia
Avenida Dr. Francisco Luís Gomes n.º 1 - Porta 3 - Bloco 3.6, 1800-177 Lisboa
218 172 900
dmaevce@cm-lisboa.pt
e
Junta de Freguesia do Beato
Rua de Xabregas, 67, 1º 1900-439 Lisboa
21 868 1107
geral@jf-beato.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

Com os melhores cumprimentos,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.