54.7

• Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Rua de Xabregas - necessidade de melhorias/obras

Francisco Cruz apresentou a reclamação
20 de agosto 2019

Volto a reiterar uma queixa, que tenho efectuado ao longo do tempo, e que se prende com o abandono que se vive na rua de Xabregas, freguesia do Beato. É uma das zonas da cidade que tem sido consecutivamente votada ao abandono, mesmo com o planeamento da construção da HUB naquele espaço. Vivo ali há quase 20 anos e não há uma única intervenção significativa naquela rua, apesar de constantemente, eu e alguns dos moradores, interpelarmos a Câmara e a Junta de Freguesia neste sentido.

Lisboa tem sofrido múltiplas intervenções, desde a avenida da republica, zona de santa Apolónia, anteriormente já tinha havido intervenção no terreiro do paço, cais do sodré, neste momento a zona de braço de prata e frente rio junto à expo, onde consta que irá inclusivamente surgir uma marina. No entanto toda zona de Xabregas, tratados como munícipes de segunda, não temos tido qualquer intervenção ou alindamento dos espaço.

Já foi pedida à Câmara e também à Junta de freguesia que aproveitassem os largos passeios da rua para colocar árvores e arbusto que pudessem, além de alindar o espaço, promover sombra e frescura nos dias quentes de verão, como está alias em muitas avenidas e ruas desta cidade. Foi inclusivamente há anos pedida reunião à Junta por um dos condomínios da rua de xabregas onde esta situação foi debatida. Isto ocorreu há vários anos e a sensibilidade para tal mantém-se. Na altura ficou no ar um vago interesse, no entanto percebemos que foi mesmo vago, e zelar por melhorar aquela zona da cidade com árvores e sítios agradáveis para os moradores, como seja pequena zona verde, bancos para descansar, foram relegados para nunca. Parece ser preferível termos sítios nos passeios para os carros estacionarem. O que se faz sem qualquer pudor neste momento, tornando-se impossível passar a maior parte das vezes, isto para não falar nas pessoas com mobilidade reduzida ou com carros de bebes.

Pergunto, não há plano municipal para esta área da cidade? Não há ideia de como se pode promover a colocação de árvores e melhoria dos passeios desta rua, onde vivem e circulam tantas pessoas? Porque é que esta uma zona da cidade continuamente abandonada pelas obras e pelas intervenções de melhoria da Câmara? Neste momento o Beato, e nomeadamente a rua de Xabregas é um nicho isolado, sem intervenção notória ou significativa. Há um terreno anexo à marginal, Avenida Infante Dom Henrique, que foi todo vedado com placas, sem qualquer utilidade até ao momento, que está assim há anos. Há algum plano para aquele espaço? Não podia ser transformado numa zona verde, com sombra, árvores, fontanários, sitio para se passear os cães, estar com as crianças?
Porque não se muda o próprio porto de descarga de contentores? Com barcos a fazer barulho dia e noite. Porque não passam aqueles barcos para Sines? Para o Porto do Montijo, como foi aliás falado há uns anos? Onde podem os moradores saber o que é pretendido para aquela zona da cidade e terem uma palavra a dizer? Afinal somos nós quem mora naquele espaço, quem deveria poder definir o que sentimos poder melhorar as zonas onde vivemos, trabalhamos e procuramos criar raízes.

Data de ocorrência: 20 de agosto 2019
21 de agosto 2019
Exmo. (a) Senhor (a) Francisco Cruz,

Recebemos a sua reclamação 31043719, com a data 2019-08-21, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
21 de agosto 2019
Exmo. Senhor
Francisco Cruz,

Recebemos a sua reclamação nº 31043719 com a data 2019-08-21, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML- 568706-J9Z0, e foi enviada para as unidades orgânicas responsáveis pela matéria em apreço, cujos contactos são:

UO: Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia
Morada: Avenida Dr. Francisco Luís Gomes n.º 1 - Porta 3 - Bloco 3.6, 1800-177 Lisboa
Telefone: 218 172 900
Email: dmaevce@cm-lisboa.pt

UO: Junta de Freguesia do Beato
Morada: Rua de Xabregas, 67, 1º 1900-439 Lisboa
Telefone: 21 868 11 07
Email: geral@jf-beato.pt

UO: Polícia Municipal
Morada: Rua Cardeal Saraiva (antiga Rua A à Avenida José Malhoa) 1070-045 Lisboa
Telefone: 808 202 036
Morada: pm@cm-lisboa.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
26 de agosto 2019
Ex.mos Senhores
A única resposta até agora foi dizerem-me que iam dar a maior atenção à minha queixa e referirem que a mesma foi encaminhada para uma série de departamentos. No entanto nada disso responde ao que menciono ou solicito, às questões levantadas. Considerarei o assunto resolvido quando tiver uma resposta clara e inequívoca ao que questiono.

Grato pela vossa atenção,
Com os melhores cumprimentos