54.9

• Campo Grande nº 25 Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa - Tapada das necessidades ao abandono

Pedro Sousa apresentou a reclamação
6 de setembro 2018

Desde que me lembro a Tapada das Necessidades esteve sempre ao abandono. Sei que se tem tentado dinamizar o parque através de eventos especialmente no Verão mas são coisas pontuais. Para haver uma maior dinamização será necessário primeiramente a câmara tomar conta do que é seu e neste caso reabilitar e manter. Apesar de haver algumas pessoas durante o fim-de-semana na parte sul da tapada, o mesmo não acontece na parte norte onde se encontram alguns edifícios históricos completamente abandonados e sem vida a não ser dos vagabundos e drogados.
A entrada pela Rua do Borja não tem qualquer segurança e mais parece ao abandono por isso as pessoas têm medo de entrar pela tapada por essa via.
Existem milhares de habitantes a volta da tapada mas que a evitam e preferem um espaço de lazer menos abandonado como o jardim da estrela ou o jardim Teófilo Braga em campo de Ourique, basta falar com os moradores para se saber a opinião geral.
É uma vergonha por exemplo descer a Rua Capitão Afonso Pala e ver o muro da tapada completamente danificado sem pintura ou com grafitis. Ainda por cima algumas vezes estando o muro danificado algumas pedras vão caindo no passeio também danificando-o. Isto acontece à volta da tapada toda!
Não sei se existe algum plano para concessionar alguns destes edifícios aos privados mas acredito que para que alguém “pegue” naquilo e monte um negócio ou transfira serviços terá de sentir da parte da Câmara alguma confiança de que vai manter o espaço limpo e seguro.
Tendo sido atribuído o prémio à cidade de Lisboa de capital europeia verde de 2020 espero ver a tapada com outra vida num futuro próximo e os edifícios também pelo menos concessionados a quem quer dinamizar isto.
Gostaria de obter algum tipo de resposta sobre este lindíssimo parque caso contrário nao me resta outra maneira senão fazer queixa também à comissão europeia que deu o prémio de capital europeia verde de 2020.
Uma vergonha quando comparado com cidades que já obteram esse prémio como Copenhaga, Estocolmo, Ljubljana ou Hamburgo só para nomear algumas que já visitei.

Cumprimentos

Data de ocorrência: 6 de setembro 2018
6 de setembro 2018
Exmo. (a) Senhor (a) Pedro Sousa,

Recebemos a sua reclamação 21714018, com a data 2018-09-06, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

10 de setembro 2018
Exmo. Senhor
Pedro Sousa

Recebemos a sua reclamação nº 21714018 com a data 2018-09-06, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML-500836-M4D3, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

Departamento de Planeamento Urbano
Campo Grande - 25, 3º, Bloco E 1749-099 Lisboa
217 989 265
dmu.dp@cm-lisboa.pt

11 de setembro 2018
Exmo. Senhor
Pedro Sousa

No âmbito da sua reclamação, acima identificada, vimos corrigir o encaminhamento da mesma, considerando que a competência de resposta sobre o assunto reclamado é da competência dos seguintes departamentos:

Direção Municipal da Estrutura Verde, Ambiente e Energia

217 989 384
dmgp@cm-lisboa.pt

4 de outubro 2018
Boa Tarde,

Esta reclamacao foi fechada sem contudo responderem as minhas perguntas. Continuo sem saber se os imoveis dentro da tapada vao ser concessionados a privados para dinamizarem nos ou se ficam ao abandono para drogados e vagabundos tomarem conta deles.
Continuo sem saber o que pensam fazer em relacao a seguranca pela entrada norte.
E continuo sem saber se arranjam o muro ou nao uma vez que a resposta que me foi enviada por email apenas diz que o muro e bastante antigo e nao tem grande arranjo. A isto chama se chutar os problemas para o canto.
Cumprimentos!
Pedro Sousa avaliou a marca