54.7
Município de Lisboa

• Campo Grande nº 25 Lisboa

Junta de Freguesia de São Vicente de Fora - Falta de medidas necessárias para proteger os residentes

Cristina Vilhena
Cristina Vilhena apresentou a reclamação
12 de outubro 2016

Escrevemos com o objectivo de apresentar uma reclamação à Camara Municipal de Lisboa e à Junta de Freguesia de São Vicente de Fora sobre a situação inqualificavel a que nós e os outros residentes do Largo da Graça têm estado sujeitos desde o inicio das obras. Foi-nos pedida tolerância em virtude do incomodo infringido por os trabalhos de requalificação, o que compreendemos e aceitamos. No entanto até ao momento além das situações de saúde publica a que temos estado sujeitos não vimos qualquer tolerância por parte das autoridades responsáveis. Passamos a descrever algumas das situações:

1. Neste momento temos ratos em casa (vivemos num 2º andar) e baratas no prédio devido à abertura de buracos no passeio contiguo à porta do prédio sem que tenha existido qualquer desratização prévia.
2. Esses mesmos buracos estiveram sem protecção lateral durante pelo menos uma semana pondo em risco todos os que saissem ou entrassem no prédio.
3. Não existiu qualquer tentativa de resolver o problema de estacionamento no Largo da Graça, agora fortemente agravado devido às obras. Era certamente por ai que deveriam ter começado antes do inicio dos trabalhos de requalificação. Por exemplo com a utilização do parque da GNR ou dos Bombeiros por parte dos moradores. Não existe, nem nunca existiu sequer estacionamento exclusivo para moradores ao contrário do que acontece noutros bairros de Lisboa. É uma zona altamente turistica que nos obriga a ser tolerantes todos os dias. Tolerantes com o estacionamento em 2ª e 3ª fila, com os Tuk-Tuks a impedir o trânsito no miradouro da Nossa Senhora do Monte, as longas filas de manhã, o ruido, etc.

Neste momento simplesmente não há lugares de estacionamento e por isso ficamos sujeitos ao “fechar de olhos” da Policia de Segurança Pública e da Policia Municipal. No entanto ontem o meu carro foi rebocado da Calçada do Monte tendo pago a quantia de 164 euros pelo reboque, parque e multa. O veiculo encontrava-se de facto estacionado em cima do passeio dificultando a passagem dos peões. Sou o primeiro a admiti-lo e nunca o fazia antes do inicio das obras. Obviamente que não teria lá deixado o veiculo se tivesse alternativa. Por outro lado os moradores do Largo da Graça têm estado sem passeio durante todo este tempo, e tivemos que ser tolerantes. Ainda para agravar, no mesmo dia (ontem) bloquearam o carro da minha mulher na Rua Damasceno Monteiro, o carro também estava em cima do passeio, pois não temos outras opções, nesta multa a quantia total foi 98€. O nosso prédio está imundo, temos ratos, mas temos que ser tolerantes e ainda pagar multas para ter o previlegio de poder continuar a viver assim.

Perdemos uma manhã de trabalho e a minha mulher o dia de trabalho, pagámos 262 euros de multas, e quando chegamos a casa ao final do dia não temos lugar de estacionamento. E quando finalmente chegamos a casa vamos ter ratos à nossa espera e dos nossos filhos.

Gostaríamos de saber se a Camara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de São Vicente nos vai indemenizar por as despesas que estamos a ter associadas a estes trabalhos ou devemos procurar um 2º emprego para pagar as despesas inerentes à requalificação do Largo da Graça.

Data de ocorrência: 12 de outubro 2016
1 de novembro 2017
Exmo. (a) Senhor (a),

Relativamente à sua reclamação no Portal da Queixa, informamos que a Câmara Municipal de Lisboa, aderiu a esta plataforma em novembro de 2017.

Considerando o tempo que decorreu desde a data da reclamação que efectuou, gostaríamos de saber se o assunto que lhe deu origem se mantém ou se encontra ultrapassado. Caso persista, aconselha-mo-lo a realizar nova reclamação, para que a Câmara Municipal de Lisboa lhe possa responder em conformidade.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa