54.7

Polícia Municipal de Lisboa - Reclamação sobre coima e reboque injustos

Marta Oliveira apresentou a reclamação
14 de janeiro 2019

Exmº Senhores

No passado dia 12 de Janeiro, sábado, estacionei o meu veículo de manhã pelas 9h30 na Rua Francisco Stromp, para ir trabalhar.
Tenho sempre o cuidado de ver e de contar os lugares nos quais não posso estacionar, para não ter a situação desagradável pela qual passei: chegar ao sitio em questão e não ter o carro. Porque foi rebocado!
Liguei para a central. Questionei o motivo pelo qual estaria o meu carro rebocado. A primeira informação foi que não sabiam o motivo. Questionei novamente: “Como não me sabem dizer o porquê de me levarem o carro? “ dizem-me: “Não estaria em cima do passeio? “ E eu respondi . Que não. E expliquei:
Como diz o código da estrada (que estudei) a sinalização tem de estar antes, ou seja conta a partir da placa vertical para a frente, para a direita da placa. O que quer dizer que se a placa cita 2 lugares para deficientes, o terceiro é um lugar dito “normal”. Local onde se encontrava estacionado o meu automóvel!
Indignada com esta situação desloquei-me então à rua que me foi dita para levantar a viatura e pagar a multa, 170€ (um terço do meu ordenado), sem nunca perceber o porquê de todo este acontecimento, uma vez que, repito, estava fora dos 2 lugares destinados a deficientes.
Fio atendida por dois agentes muito pouco dados à simpatia, e sem poder nem querer ajudar.
O Sr Agente AM recusou-se a ver as minhas fotografias, dizendo ainda que: “não a posso ajudar “ , “nem devo opinar” , “ não tenho nada a ver com isso”.
Quis reclamar, ao que me foi dito pela Sra Agente FP: “Aqui paga, depois reclama no devido sitio. Referi ter sido informada por 2 policias de que o podia fazer ali, ao que me foi dito pela Srª agente: “O agente que lhe disse isso tem de estar melhor informado!”
Pedi ainda que me fossem mostradas as fotografias como prova do meu incumprimento e de estar a cometer alguma infracção para justificar ter sido autuada e rebocada, ao que os mesmos agentes responderam: “Não temos aqui fotografias, terá de perguntar no edifício da praça de Espanha da polícia municipal quando for reclamar; contudo não somos obrigados a tirar ou ter as mesmas, pois as fotografias não servem como prova para mostrar, mas sim para provar os danos que a viatura possa ter.”

No entanto, a meu ver um agente no cumprimento íntegro do seu dever, e para provar de facto o incumprimento do cidadão, deve com toda a certeza ter disso prova fotográfica!
Até para que não haja suspeita sobre o seu profissionalismo, possível erro (todas as pessoas erram, e desta vez não fui eu, garantidamente) e não ser apenas a palavra de um agente que pode ser contestada e por mim contradita. Terá de haver “prova física e irrefutável “ da infracção da qual me querem responsabilizar.
Portanto, concluo que ali, naquela sala de mais de 5 agentes, apenas guardam veículos rebocados por “motivos desconhecidos” e que ali apenas se pode/deve pagar...
Mais uma vez não concordo! Até porque será sempre a minha palavra contra a deles, que mesmo sendo autoridade, pelos vistos também se enganam. E até agora ainda não percebi nem me souberam explicar ou justificar como é que fui rebocada num lugar que não tem no chão nenhuma marca e a única placa vertical existente refere apenas 2 lugares para deficientes antes do meu. O terceiro do parqueamento, já fora do indicado pela placa.

Reclamação : Policia Municipal de Lisboa que me rebocou injustamente!! (Levando o meu veiculo para o parque das murtas)
O Agente SR. passou o auto ás 11h30 e foi removido pelas 11h45 é possivel a tolerância minima de 15 minutos?

Fico a aguardar um esclarecimento e que me seja reembolsado o valor pago injustamente.
Marta Duarte de Oliveira

Data de ocorrência: 14 de janeiro 2019
15 de janeiro 2019
Exmo. (a) Senhor (a) Marta Oliveira,

Recebemos a sua reclamação 25204719, com a data 2019-01-15, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
15 de janeiro 2019
Exma. Senhora
Marta Oliveira

Recebemos a sua reclamação nº 25204719 com a data 2019-01-15, a qual nos mereceu a melhor atenção por contribuir para a melhoria da qualidade do serviço prestado pela Câmara Municipal de Lisboa ao Cidadão.

A mesma, foi registada no nosso serviço com o número CML- 527297-T4K3, e foi enviada para a unidade orgânica responsável pela matéria em apreço, cujos contactos são:

Polícia Municipal
Morada: Rua Cardeal Saraiva (antiga Rua A à Avenida José Malhoa) 1070-045 Lisboa
Telefone: 808 202 036
Email: pm@cm-lisboa.pt

À sua inteira disposição para qualquer esclarecimento,

A Unidade de Sugestões, Elogios e Reclamações da CMLisboa
Marta Oliveira avaliou a marca
13 de março 2019

Este portal é importante para que as pessoas possam expor as suas situações , desagradáveis que tiveram, e que as mesmas cheguem aos sítios competentes , para que possam ser resolvidas ou analisadas. Obrigada