Câmara Municipal de Lisboa

Município de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa

(90.9%)
Portal da Queixa
Marca do Mês
Junho 2020
Melhor Índice
de Satisfação

Categoria
Câmaras Municipais

Sobre

Tem por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do Concelho em diferentes áreas.

As suas atribuições e regime jurídico estão consagradas na Lei das Autarquias Locais

Os municípios dispõem de atribuições nos domínios da ação social; ambiente; comunicações; cooperação externa; cultura e ciência; defesa do consumidor; desporto; educação; energia; equipamento rural e urbano; habitação; ordenamento do território e urbanismo; património; polícia municipal; promoção do desenvolvimento; proteção civil; saneamento básico; saúde; tempos livres; transportes.
Participe as ocorrências em espaços verdes e espaços públicos, habitação e equipamentos municipais que necessitem da intervenção da CM Lisboa/Juntas de Freguesia, em naminharualx.cm-lisboa.


Telefone: 808 20 32 32

Morada
Campo Grande nº 25 Lisboa

Website
http://www.cm-lisboa.pt/

Recomenda esta marca?

74
91

Partilhar esta página

Oslo passa testemunho a Lisboa Capital Verde Europeia 2020


Partilhe

Abertura da Capital Verde 2020 começa com cerimónia de passagem de testemunho de Oslo a Lisboa. O hastear da bandeira nacional – feita a partir de plástico recolhido dos oceanos – assinala o início de um ano de atividades. 

A cerimónia teve lugar hoje, 11 de janeiro, no Alto do Parque Eduardo VII e prosseguiu no Pavilhão Carlos Lopes, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, do primeiro-ministro, António Costa, e do vice-presidente executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans. Fernando Medina, e o vereador do Ambiente, José Sá Fernandes, foram os anfitriões de uma cerimónia que contou ainda com o presidente-governador da câmara de Oslo, Raymond Johansen.

Lisboa assume o compromisso de agir, e de mobilizar todos para a ação, afirmou o autarca de Lisboa, Fernando Medina, no encerramento da cerimónia. Ser Capital Verde é sobretudo um compromisso com a ação, sublinhou.

E a ação em Lisboa traduz-se em obras, que começam já a partir de dia 13. O arranque das obras da Nova Praça de Espanha, com uma alteração profunda nos sentidos de circulação, vai transformar este espaço num grande jardim, com uma área superior ao Jardim da Estrela.

A redução do consumo de água potável em 10%, é outra das medidas anunciadas, a par da diminuição das emissões de CO2, com a introdução de autocarros elétricos em duas carreiras da Carris.

Uma medida, adiantou Medina, que será complementada com o alargamento das zonas de emissão reduzida, e que vão limitar a circulação automóvel na Baixa lisboeta. Na habitação a cargo do município, serão adotadas as regras ambientais mais exigentes, com instalação de painéis fotovoltaicos e aproveitamento de águas.