Câmara Municipal de Oeiras
Câmara Municipal de Oeiras
A marca recusa-se a responder aos consumidores no Portal da Queixa
15.5

Câmara Municipal de Oeiras - Queixa contra o barulho dos serviços de limpeza da câmara em algés às 7h

João Pedro Borges Ferreira
João Ferreira apresentou a reclamação
27 de junho 2020
Sou morador na Rua General Ferreira Martins em Algés, e venho por este meio apresentar queixa contra o barulho frenético e constante que os Serviços de Limpeza da Câmara fazem, às 7h da manhã, todos os dias….TODOS OS DIAS (Seg, ter, qua, qui, sex, sab e dom…todos os dias) com os seus camiões da SUMA, instalados desde à ano e meio no quartel dos Bombeiros Voluntários de Algés.

Os camiões da SUMA, todas as manhãs das 7h-7h30, passam o tempo a apitar e a fazer um barulho enorme que só parece um estaleiro naval. Voltam a cumprir com o mesmo “ritual” às 20h-20h30. Isto com gritos histéricos a juntar ao barulho, arranques com os motores…um pouco de tudo. E nem aos fins-de-semana ficam melhores. E ainda…há quem goste de ligar às 7h uns motores para soprar folhas que são verdadeiramente ridículos, e ineficazes mas que acordam o bairro todo.

Já em tempos tinha-me manifestado contra o barulho dos Bombeiros de Algés, em actividades que nada tinham a haver com as funções de Bombeiros, muito devido à indisciplina que reina no quartel, e que já originaram algumas queixas à PSP.

Dessas queixas dirigidas à Câmara Municipal de Oeiras e à Junta de Freguesia de Algés, não só não acusaram a recepção como não houve qualquer tipo de intervenção das autoridades visadas; antes pelo contrário, a Câmara decidiu transferir estes serviços de Limpeza urbana para o quartel dos bombeiros para acrescentar ainda mais barulho.

Isto trata-se de uma violação ao direito de descanso dos munícipes, conforme a lei (DL n.º 251/87, de 24 de Junho (Regulamento Geral sobre o Ruído), em que qualquer actividade não-urgente não pode fazer barulho entre 0h-8h, lei essa que parece aplicar-se a todos…excepto aos próprios serviços da Câmara, suprimindo-me de um direito fundamental das leis da República Portuguesa.

Volto a referir que, para além de um cidadão exemplar e trabalhador activo desta sociedade de todos nós, eu pago (e não é tão pouco quanto isso) impostos, pago o IMI e todos os outros impostos municipais. Só o IMI representa metade do meu subsídio de férias…portanto, no mínimo os serviços municipais e da junta de freguesia deviam respeitar esse esforço financeiro e tentar dar o mínimo de comodidade que qualquer munícipe merece.

Há um esforço enorme para dar um ar de modernidade ao Concelho de Oeiras, revitalizar as praias, parques, etc…e no entanto não há qualquer preocupação com o descanso dos moradores.

Peço…não, rogo para que a Junto de Freguesia, nos poderes que lhe foram atribuídos, que resolva esta situação que se está a tornar insuportável. Levem estes serviços para um sítio longe de prédios habitacionais e, certamente, que haverá imensos no Concelho de Oeiras.

Eu hipotequei a minha vida nesta casa em Algés não tenho maneiras de sair daqui dados os problemas financeiros da sociedade e da minha vida em geral…muito gostava eu de poder sair e talvez ir para um município ou uma freguesia bem mais sossegada…até nas freguesias do Concelho da Amadora junto a bairros sociais deveria ter mais descanso. Mas como estou “preso” aqui, o mínimo era eu conseguir alguns “condições de habitabilidade”.

Também gostava que voltassem a tentar, junto do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Algés, fazer uma chamada de atenção para o comportamento indisciplinado, barulhento e desnecessário de alguns elementos dos Bombeiros.
Data de ocorrência: 27 de junho 2020
João Pedro Borges Ferreira
João Ferreira avaliou a marca
11 de janeiro 2021

Ficou mais ou menos resolvido, mas os processos com câmaras Municipais são sempre complicados

Por aqui, Carnaxide, é entre as 06:00 e as 06:45. Já estou desesperada de cansaço! Já reclamei junto da câmara há um mês também e até agora nem se dignaram a responder. É que acima de tudo é ilegal!