Câmara Municipal de Santarém
1.5
  • Praça do Município
    2005-245 Santarém
  • geral@cm-santarem.pt

Câmara Municipal de Santarém - Insuficiente (inexistente!) recolha de lixo na Rib de Santarém

Inês Marques
Inês Marques apresentou a reclamação
13 de agosto 2016

Venho por este meio dar a conhecer uma situação inadmissível que, desde a união de juntas de freguesia, só teve tendência a piorar e toda a gente sabe, vê e ninguém se digna a fazer nada.
O rio Tejo é indiscutivelmente um ponto chave para Santarém, quer para os turistas que por cá passam, quer para os próprios habitantes que desfrutam do mesmo (inclusive para praticar desportos escolares apoiados pela câmara como a canoagem, entre tantas outras coisas), bem como da sua zona envolvente. Por isso mesmo, e por outras razões como o facto de ser um recurso natural imprescindível para a agricultura e outros sectores, deveria ser tratado com mais respeito.
É inacreditável a poluição que neste momento (e já há muitos anos que assim é) se acumula nas margens do rio (zona da Ribeira de Santarém) derivada, sem dúvida, da falta de civismo das pessoas (não só de algumas que cá moram, mas maioritariamente de quem cá vem aproveitar o sol e passar o dia), da falta de locais indicados para depositar o lixo, e da inexistente manutenção que é feita a um espaço que é de todos. Existem neste momentos quantidades industriais de lixo por todo o lado, o único caixote que existe naquela zona -completamente insuficiente e sem qualidade, uma vez que é um saco preto do lixo que se rasga, voa, etc etc- está sempre cheio (a quem cabe cuidar disto e esvaziar o mesmo?!) e a transbordar lixo para o chão que depois acaba por voar e se espalhar por toda a parte.
Não é já altura de criar um plano de manutenção das margens do rio? Não existe alguém que é pago para pensar nestes problemas e resolvê-los? Nunca nos meus 22 anos de existência vi alguém limpar o rio, a não ser pessoas voluntárias (inclusive eu) que se juntam para limpar aquilo que não sujaram porque mais ninguém quer saber. Já bastou a quantidade de anos que as piscinas da suposta praia fluvial estiveram lá a apodrecer e a criar poluição visual ao mais alto nível enquanto deslizavam e caíam para o rio, sendo uma ameaça para quem lá estava.
Além da poluição existente neste local, pelas próprias ruas da Ribeira se vêm acumulando quantidades industriais, mais uma vez, de lixo de todo o tipo. O caminho que vai do rio (por detrás do campo de futebol entretanto recuperado) até à zona da histórica fonte de Palhais, possui lixo e lixo e lixo até mais não. E não é lixo de semanas, nem tão pouco de meses. Simplesmente nunca lá vão limpar. E eu pergunto, novamente, esta zona não pertence a Santarém? Ficou esquecida por alguma razão que me foge da compreensão?
E mesmo no largo da Santa-Iria, novamente lixo e mais lixo (onde outrora ainda iam limpar mas agora pelos vistos já não vão!). E o único caixote que existe ao lado do campo de futebol (mais uma vez, completamente insuficiente), estava a transbordar, sinal de que não é mudado há muito.
Se me disserem que há quem venha cá limpar as ruas, convido alguém competente a vir visitar os espaços que estou a mencionar (a Ribeira não se cinge à praceta e à zona supra-estação de comboios), por isso todos os locais devem ser limpos. Por ser um terra degradada, velha e esquecida (sem dúvida, esquecida!!!), não precisa de ser suja e negligenciada a este ponto! E se de facto há alguém a ser pago para limpar, alguém anda a garantir que está a fazer o seu trabalho como deve ser? É que não está. Volto a dizer, o lixo que por cá se acumula não é de semanas nem de uns meses.
Tenho a lamentar que um dos sítios mais emblemáticos de Santarém, outrora uma das zonas mais ricas, e a quem Santarém deveu tanto no passado, com uma disposição fantástica entre o campo e a cidade, com uma zona história e características únicas, um rio que lhe dá vida, e com um potencial gigante para ser algo como Óbidos e outras terras por este Portugal, não passe "disto" que aqui descrevi.
Possivelmente, se do miradouro das Portas do Sol -um dos grandes pontos de atracção de Santarém, para não dizer o maior- fosse possível ver o lixo que rodeia o rio, algo já estava a ser feito.

Data de ocorrência: 13 de agosto 2016